Tópicos abordados
Introdução - A avaliação entre duas lógicas
- Quando nasceu a avaliação?
- Que sentimentos suscita?
- Que conflitos pode levantar?
- Quais os significados de avaliar?
- Será que hoje há algo novo?
- Qual a força da inércia?
- Declarações - pedagogia diferenciada - maior individualização das trajetórias.
Excelência X observação formativa
Como regular as aprendizagens? - Contradições do sistema educativo - seleção X formação?
- Melhorar a avaliação? É preciso mexer no conjunto do sistema didático e do sistema escolar
- Qual a importância da avaliação formativa na pedagogia diferenciada?
- Qual a âncora?
- O que a avaliação regula?
Uma avaliação a serviço da seleção - Tradicionalmente, a que a avaliação está associada?
- Como são criadas as hierarquias de excelência?
- Qual a característica dessa hierarquia?
- Qual o significado da nota? Qual o impacto?
- Como as hierarquias são organizadas?
- O que significa avaliar para fundamentar uma decisão?
- Qual a outra função tradicional de avaliar?
- Qual a característica da certificação?
- Qual a característica da certificação no sistema escolar?
- Qual o objetivo da avaliação?
Ou a serviço das aprendizagens? - Qual o significado da noção das desigualdades?
- Qual o postulado de Bloom?
- De que forma a avaliação serviu como instrumento de regulação?
- Questões do texto:
"O que há de novo nessa idéia?
Não se servem todos os professores da avaliação durante o ano para ajustar o ritmo e o nível global de seu ensino?
Não se conhecem muitos professores que utilizam a avaliação de modo mais individualizado, para melhor delimitar as dificuldades de certos alunos e tentar remediá-las? - Qual a relação da ação pedagógica e da avaliação formativa?
- Qual a analogia com o trabalho do artesão?
- Por que a avaliação formativa introduz uma ruptura?
- Qual a analogia com o trabalho do médico?
Avaliação formativa -> pedagogia diferenciada - Qual o uso das provas escolares?
- Qual a essência da avaliação formativa?
- Quais os obstáculos?
- Quais os obstáculos materiais?
- O que dizer da complexidade?
- O que dizer da formação de professores?
- Avaliação formativa X avaliação normativa
O que acontece hoje em dia... - Quais as mudanças observadas?
Panorama da obra - Qual a proposta da avaliação formativa?
- Qual a relação entre avaliação e ação?
- Como analisar o papel dos agentes da avaliação?
- Como ocorre o fracasso escolar?
- De que é feita a excelência escolar?
- Situação de avaliação X situação de aprendizagem
- Orientação X Seleção - Análise das negociações
- Quais os obstáculos nas práticas de avaliação que impedem a mudança das práticas de ensino e da relação pedagógica?
- Quais as conclusões?
- Qual a diferença entre a regulação das atividades e das aprendizagens?
- Que didáticas favorecem a regulação individualizada das aprendizagens?
- Quais os processos da regulação das aprendizagens?
- Intuição X instrumentação?
- O que é a observação formativa?
- Glasnost pedagógica
- Octógono de forças
Um comentário:
Na minha visão profissional, a avaliação é fundamental, quase uma instituição; contudo, o que se espera é que o professor mantenha uma coerencia entre o que deu de conteúdo, e como; com o que vai cobrar, com objetividade e equilíbrio.
Postar um comentário