Tópicos abordados
Cap 7 - Uma abordagem pragmática da avaliação formativa
Utilizar todos os recursos possíveis
- É formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento do sentido de um projeto educativo
- Como a avaliação formativa ajuda o aluno a aprender?
Por que mediações ela retroage sobre os processos de aprendizagem?
Uma concepção ampla da observação - Observação formativa - construir uma representação realista das aprendizagens
- Observação formativa - instrumentada/intuitiva, deliberada/acidental, quantitativa/qualitativa.
- Para reorientar a ação pedagógica é preciso ter idéia do domínio já atingido
Uma conepção ampla da intervenção - Intervenções
- Obstáculos
Uma concepção ampla da regulação - Intervir bem antes do fracasso
- Tipos de regulação - retroativas, interativas e proativas
- Remediar de forma ampla pode levar a reconstruir elementos bem anteriores - Refazer o mesmo caminho em melhores condições
- Regulação proativa
- Regulação interativa
- Comunicação contínua entre professor e aluno
Os limites da ampliação - Perspectiva formativa à didática (tendência) - papel da metacognição e da auto-avaliação.
- As regulações que funcionam sem o professor são outros tantos triunfos de uma pedagogia diferenciada.
Didática e regulação das aprendizagens - Todo retorno é formador independnete de onde parta e da intenção
- "Como conceber dispositivos didáticos favoráveis a uma regulação contínua as aprendizagens?"
Não dissociar a avaliação formativa da didática - Ampliação da pedagogia do domínio -> inventar regulações adaptadas às novas pedagogias, a seus objetivos, teorias de aprendizagem em vez de ajustar aos moldes clássicos: ensino - teste - remediação.
A didática como dispositivo de regulação - Momentos da didática como dispositivo da regulação:
1. Professor - alunos trabalham
2.- Professor - faz correção, diferencia e intervém - O pensamento do autor do material didático - não há como prever todas as situações
- Talvez algum dia se chegue a um grau de domínio antecipado dos processos sociais e mentais.
Fenômeno:
a impotência das pedagogias para gerar na maioria dos alunos, em momentos compartilhados, pelo menos, aprendizagens à altura das ambições declaradas pela escola - Essencial:
o sucesso das aprendizagens se passa na regulação contínua e na correção dos erros, muito mais do que na genialidade do método. - Regulações intensas e individualizadas ao longo do processo = aprendizagem eficaz.
- Concepção de didática defendida pelo autor: dispositivo que favorece a regulação contínua da aprendizagem
- A didática deve conceber: antecipar, prever tudo o que for possível, mas saber que o erro e a aproximação são a regra, que será preciso retificar o alvo constantemente.
O essencial é enfrentar o imprevisto, improvisar, decidir em situação. - Antecipar -> prever -> saber que o erro e a aproximação são a regra -> retificar o alvo -> regulação não é momento específico da ação pedagógica, é um componente dela.
- Regulação pela ação
A regulação pela ação e interação - Aprender por ensaio e erro
- Conflitos sociocognitivos e interações didáticas
- Dimensões sociasi: conflitual - cooperativa
- Máquinas audiovisuais - interação intermediária - ação fator de regulação
- Interação social leva a tomada de decisões e negociação
A auto-regulação de ordem metacognitiva - Avaliação formadora - forma o aluno para a regulação de seus próprios processos de pensamento e aprendizagem
Uma regulação por falta a uma regulação formativa - Regulação por falta - porque se articula com outros modos de regulação para complementar
Regulação da aprendizagem ou da atividade? - Não se pode aprender sem ser ativo, todavia nem toda atividade gera aprendizagem.
- Dupla interpretação
- As situações de interação são de observação
- Como distinguir interações fecundas de interações úteis? metodologia da regulação?
Estratégias dos agentes e contrato didático
Integrar a avaliação formativa ao contrato didático - As bases do contrato didático
- O professor que deseja praticar uma avaliação formativa deve reconstituir o contrato didático contra os hábitos adquiridos por seus alunos
Avaliação formativa e a corrida aos diplomas - A avaliação formativa só tem sentido quando praticada em ação
Espaços de jogos e qualificação dos professores
Não há avaliação formativa sem diferenciação - Avaliação formativa abre espaço para sondagens, pesquisa,
- Quanto mais informação específica, mais ela se individualiza.
- Avaliação em função das necessidades
Reiventar a avaliação formativa
Uma avaliação econômica e praticável
Avaliar em função das necessidades - Prognóstica - visa seguir formação exigente
certificativa - final de período
normativa - construção de classificação e hierarquias de excelência - A diferenciação começa com um investimento na observação e interpretação dos processos e dos conhecimentos proporcional às necessidades de cada aluno.
- A avaliação formativa leva em conta a rotina do erro, da apreciação e da imprecisão.
Aliar a intuição e a instrumentação - Avaliação formativa - linha mediana entre intuição e instrumentação.
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