quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cap 8 - Ambiguidades e paradoxos da comunicação em aula - Perrenoud

Questionamentos, provocações para refletir.

Tópicos abordados
Cap 8 - Ambiguidades e paradoxos da comunicação em aula
  1. Quais as vantagens de uma comunicação eficaz entre professores e alunos?
  2. Aprender a comunicar-se não é aprender a aprender?
  3. "As melhores intenções, às vezes, tem efeitos perversos"
  4. Redes e modos de comunicação
  5. "A comunicação não é boa nem má por si mesma"

    Conceito ou slogan?
  6. Professor e alunos - contrato didático - comunicação
  7. Comunicação - avaliação - dependência relativa
  8. Estratégias de comunicação com os alunos - perspectiva sociológica

    A glasnot, um velho sonho de pedagogo
  9. Desde cedo professores e alunos são treinados para decodificar todas as espécies de signos e para fazer interferências.
  10. Por trás de uma conduta, todos veem ou creem ver um caráter, uma cultura familiar, uma condição social.
  11. O professor - direito e poder de se informar sobre os processos intelectuais dos alunos
  12. Regulação formativa das aprendizagens -> estender o campo das observações
  13. Reconhecer ou revelar lacunas, incompreensões, bloqueios seja talvez uma boa estratégia a longo prazo
  14. Se o professor é formado para melhor observar, percebe ou advinha melhor o que se passa na caixa preta.

    Competição e busca de distinção
  15. Avaliação formativa supõe uma forma de humildade, o reconhecimento por cada uma de suas lacunas e de suas incompreensões.
  16. Cooperação prevalece sobre a competição
  17. Diálogo socrático

    Violência simbólica e regulação interativa
  18. A avaliação formativa se constrói numa lógica cooperativa baseada na hipótese de que o aluno quer aprender e faz tudo o que pode para esse fim.
  19. Diferenciação - gestão com fluxo impulsionado e uma gestão com fluxo retido
  20. Regulação das aprendizagens - multiplicação e intensificação dos momentos de retroação e de reorientação das atividades dos alunos
  21. Uma pedagogia diferenciada pode aumentar tensões porque exige que alunos orientem-se e ajam.

    O preço do silêncio
  22. Uma lição da qual nada se aprende é uma forma de barulho
  23. Um aluno "na lua" pode estar tentando compreender algo
  24. Tempo do ensino X tempo da aprendizagem
  25. Flashback legítimo
  26. Silêncio para reorganizar as idéias
  27. Podem ser as interferências entre diferentes atividades e objetos de pensamentos que desbloqueiam a descoberta ou a aprendizagem
  28. Nem sempre e nem todas as múltiplas lógicas da comunicação contribuem para a regulação otimizada das aprendizagens.

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