Tópicos abordados
Cap 8 - Ambiguidades e paradoxos da comunicação em aula
- Quais as vantagens de uma comunicação eficaz entre professores e alunos?
- Aprender a comunicar-se não é aprender a aprender?
- "As melhores intenções, às vezes, tem efeitos perversos"
- Redes e modos de comunicação
- "A comunicação não é boa nem má por si mesma"
Conceito ou slogan? - Professor e alunos - contrato didático - comunicação
- Comunicação - avaliação - dependência relativa
- Estratégias de comunicação com os alunos - perspectiva sociológica
A glasnot, um velho sonho de pedagogo - Desde cedo professores e alunos são treinados para decodificar todas as espécies de signos e para fazer interferências.
- Por trás de uma conduta, todos veem ou creem ver um caráter, uma cultura familiar, uma condição social.
- O professor - direito e poder de se informar sobre os processos intelectuais dos alunos
- Regulação formativa das aprendizagens -> estender o campo das observações
- Reconhecer ou revelar lacunas, incompreensões, bloqueios seja talvez uma boa estratégia a longo prazo
- Se o professor é formado para melhor observar, percebe ou advinha melhor o que se passa na caixa preta.
Competição e busca de distinção - Avaliação formativa supõe uma forma de humildade, o reconhecimento por cada uma de suas lacunas e de suas incompreensões.
- Cooperação prevalece sobre a competição
- Diálogo socrático
Violência simbólica e regulação interativa - A avaliação formativa se constrói numa lógica cooperativa baseada na hipótese de que o aluno quer aprender e faz tudo o que pode para esse fim.
- Diferenciação - gestão com fluxo impulsionado e uma gestão com fluxo retido
- Regulação das aprendizagens - multiplicação e intensificação dos momentos de retroação e de reorientação das atividades dos alunos
- Uma pedagogia diferenciada pode aumentar tensões porque exige que alunos orientem-se e ajam.
O preço do silêncio - Uma lição da qual nada se aprende é uma forma de barulho
- Um aluno "na lua" pode estar tentando compreender algo
- Tempo do ensino X tempo da aprendizagem
- Flashback legítimo
- Silêncio para reorganizar as idéias
- Podem ser as interferências entre diferentes atividades e objetos de pensamentos que desbloqueiam a descoberta ou a aprendizagem
- Nem sempre e nem todas as múltiplas lógicas da comunicação contribuem para a regulação otimizada das aprendizagens.
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