quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cap 6 - Rumo a didáticas que favoreçam uma regulação individualizada nas aprendizagens - Perrenoud

Questionamentos, provocações para refletir.

Tópicos abordados
Cap 6 - Rumo a didáticas que favoreçam uma regulação individualizada nas aprendizagens.
  1. Diferenciação da ação pedagógica
    individualização das trajetórias de formação
  2. Diversidade dos alunos - herança cultural, nível de partida, relação com o saber, maneira de aprender, atitudes...
  3. Regulação individualizada não é pensada na elaboração dos materiais e nos guias metodológicos
  4. Dispositivos de individualização das trajetórias e estratégias de diferenciação das intervenções para desenvolver procedimentos de observação e de avaliação formativa para organizar a regulação personalizada dos processos de aprendizagem
  5. O que fazer?
    Repensar de modo mais radical o conceito de diferença e da regulação na elaboração dso dispositivos didáticos.
  6. Qual o lugar da regulação dos processos de aprendizgem nos dispositivos didáticos?
  7. Concepção global da regulação das aprendizagens

    Da avaliação formativa à regulação
  8. Gestão do imprevisto:
    interesse, compreensão, resistência, dificuldade para seguir o ritmo ou assimilar o conteúdo.
    Sempre há uma regulação (mínima) das atividades mentais, dos processos de aprendizagem.

    A idéia de avaliação formativa
  9. A avaliação formativa sistematiza esse funcionamento - observação - compreensão do funcionamento -> ajuste da intervenção e da situação didática -> otimizar a aprendizagem
  10. "A avaliação formativa está portanto centrada essencial, direta e imediatamente sobre a gestão das aprendizagens dos alunos (pelo professor e pelos interessados" (Bain, 1988)
  11. Qual o paradoxo?

    A idéia de regulação
  12. O que é regulação dos processos de aprendizagem?
  13. Regulação - conceito mais simples -> manter em estado estável.
  14. Quais as precauções?
    - nem sempre a melhor trajetória é uma linha reta
    - nem toda correção de velocidade ou percurso é regulação
    - rever percurso a cada modificação
    - obstáculos e/ou erros podem reconduzir a novas regulações
  15. Qual a complexidade quando se fala de aprendizagem humana?
    - quem é o piloto? o aluno? o professor? há um piloto?
    - é raro perseguir um único objetivo
    - o objetivo não é claro e estável, está longe e pode não ser objeto de consenso.
    - conflito entre a lógica da otimização e as demais lógicas (conforto, poder, sedução, segurança)
  16. Regulação do processo de aprendizagem -> avaliação formativa

    Por procedimentos didáticos que sirvam a "todos os terrenos"
  17. Didática é a arte de ensinar

    Disciplina de ação ou disciplina fundamental?
  18. Como a didática se apresenta?
    disciplina da ação ou ciência dos fatos educacionais ou ciência da avaliação dos saberes
  19. Como se dá a ruptura com as abordagens tradicionais?
    Total qdo se opõe à didática prescritiva
    Menor quando se prega a disciplina da ação

    Ganhar com as zonas de sombra
  20. "A realidade das classes é feita, frequentemente, de efetivos sobrecarregados, de condições precárias de trabalho, de alunos com níveis muito diversos de aquisição, de origens étnicas, linguísticas, culturais múltiplas, que têm atitudes variadas frente à escola, indo da curiosidade ativa à apatia, da adesão à contestação permanente e à sabotagem sistemática, da comunicação cooperativa ao mutismo ou à imprecação".
  21. Ensino - Diferenças entre os lugares onde são pensados o currículo e as didáticas e os lugares onde devem entrar em vigor.
  22. A didática deve partir e falar de uma realidade que os reconheçam como sua.
  23. Reconhecimento e tratamento das diferenças

    Na realidade, a regra é a diversidade
    Reconhecer a diversidade dos aprendizes

  24. Nenhuma didática deveria ignorar a heterogeneidade dos aprendizes
  25. A língua participa plenamente da diversidade das culturas, dos modos de vida e da comunicação.
  26. A consideração da diversidade pode e deve levar a procedimentos de individualização e de diferenciação.
  27. Considerar a possibilidade de que os mesmos domínios se desenvolvam segundo trajetórias e ritmos individuais.

    Partir dos conhecimentos reais
  28. Regulação de base:
    de onde está investir em função do caminho que resta
  29. atribuição diferenciada a situações didáticas adequadas.

    Apostar na auto-regulação
  30. Nenhuma intervenção externa age se não for percebida, interpretada, assimilada por um sujeito.
  31. Toda ação educativa só pode estimular o autodesenvolvimento

    Reforçar a auto-regulação
  32. Nem toda intervenção cuja intenção é reguladora estimula da mesma maneira e no mesmo grau os mecanismos de auto-regulação do sujeito.
  33. Auto-regulação - reforçar as capacidades para gerir ele próprio seus projetos, seus progressos, suas estratégias diante das tarefas e obstáculos.
  34. As capacidades de auto-regulação cognitiva são desiguais.
  35. Auto-regulação de aprendizgem - aprendiz ter motivo forte, desafio que o sensibilize, desejo de saber e uma decisão de aprender.

    De uma pedagogia do projeto a uma auto-regulação dominada
  36. É preciso usar de estratégias de animação e de construção de sentido sutis para manter o interesse espontâneo dos alunos.
  37. Auto-regulação:
    - metacognição - entender o processo
    - apropriação de critérios de avaliação
    - metacomunicação -

    A comunicação como motor da regulação
  38. Comunicação - motor principal dos processos
  39. Colocar os alunos em situação de confronto,...
  40. Didática que acredita na interação propõe pistas em matéria de organização e de estruturas das trocas.
  41. Didática é a arte de criar tais situações e administrá-las com os problemas decorrentes de tempo, espaço e autodisciplina.

    A intervenção do professor como modo de regulação
  42. Didática orientada para a regulação dos processos de aprendizagem investe na regulação interativa -> observação e intervenção em situação... interfere no processo do pensamento e da comunicação em curso.
  43. Regulação interativa - intervenção sobre a própria construção do pensamento.
  44. Conceber a regulação como produto de múltiplos processos complementares - a didática orquestra.
  45. Avaliação formativa é o elo da engrenagem

    Um realismo surrealista?
  46. Diferenças - regulações individuais - sequência didática - complexidade descarta modelos prontos.
  47. O realismo didático - considerar os aprendizes em sua diversidade, ambivalência, complexidade para melhor levá-los a novos domínios.

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