Tópicos abordados
Cap 2 - De que é feita a excelência escolar?
- O que os professores avaliam?
- Como saber que tarefas a avaliação contínua se refere?
- O que há sob a excelência escolar?
- A excelência escolar é a qualidade de uma prática
- A falta de excelência manifesta a falta de competência? "Inaptidão para aprender"?
- Na medida em que a excelência é o produto de um trabalho, o aluno dosa seu esforço em função das necessidades do momento.
- A excelência observável é proporcional a suas competências
- A excelência escolar mede tanto a aplicação, a seriedade do aluno, seu desejo de fazer quanto suas competências.
- Questões do texto:
"O aluno mostra suas plenas capacidades?
Trabalhou suficientemente antes e durante a prova?
Ou trata-se de um zombador cujas competências reais não se comparam como grau de excelência que mostra?" - "Pode fazer melhor" = "O aluno sabe mais do que parece, mas não vê vantagem em demonstrar"?
A diversidade dos recursos utilizados - Uma competência se apresenta como uma excelência virtual
Uma questão de conformismo - Será que o êxito em tarefas metódicas são a manifestação da angústia ou perfeccionismo quase neurótico do que inteligência ou capital intelectual?
- Memorização. Arte de refazer o que acaba de ser exercitado. Indícios superficiais.
- Ofício do aluno -> resposta às convenções da escola ou do professor
- Quais as competências estratégicas adquiridas pela prática de situações de avaliação?
- Quais os recursos expressivos?
- Quando são utilizados?
- Que outros componentes entram na avaliação?
A ilusão da transferência - O que significa a ilusão da transferência?
- Por que os alunos se perdem em situações não habituais?
As consequências para a explicação do fracasso escolar - O que é a ideologia da doação?
Aptidão para aprender - QI - Quais os estereótipos?
Aluno brilhante, aluno trabalhador. - O que mascaram?
- Quando a herança cultural é importante?
- Que conhecimentos extra-escolares dizem respeito à herança cultural?
- A educação familiar autoritária X liberal avançada
- O paradigma familiar X condição social
- A questão da familiaridade com os conteúdos ensinados
- A classe ssocial determina o sucesso ou o fracasso escolar?
- A complexidade do processo de criação de hierarquias de excelência e dos julgamentos de êxito
Nenhum comentário:
Postar um comentário