terça-feira, 11 de maio de 2010

Cap 5 - A parcela de avaliação formativa em toda avaliação contínua - Perrenoud

Questionamentos, provocações para refletir.

Tópicos abordados
Cap 5 - A parcela de avaliação formativa em toda avaliação contínua.
  1. Quando uma avaliação é formativa?
  2. Como se define a regulação?
  3. Que elementos são necessários?
  4. Por que a diferenciação ainda não pode ser evidenciada?
  5. A que se limita a avaliação formativa?
  6. Como ocorrem as iniciativas isoladas?
  7. Qual a consideração do autor para avaliação formativa?
  8. O que é a regulação?
  9. Preocupação como efeito da ação que gera modificação
  10. Quais os sinais?
  11. Como gerir o contrato didático?
  12. "Nenhum ensino, mesmo o mais tradicional, é completamente indiferenciado". Favre e Perrenoud, 1985.
  13. "Avaliação formativa é um componente quase obrigatório de toda avaliação contínua"

    A regulação como vontade e como realidade
  14. Professor verifica aprendizagem, ajusta para otimizar.
  15. Que elementos evidenciam a efetividade da regulação?
    Intenção - prática - avaliação - retroalimentação
  16. O que é observado?
  17. Prática de avaliação -> levar em conta as intenções -> representações do professor -> delimitar o modelo de regulação mais ou menos consciente -> tentar determinar as regulações efetivas.
    O que se quer fazer -> o que se faz
  18. Regulação
    -> direta dos processos de aprendizagem -> funcionamento intelectual do aluno
    centrado na tarefa
    -> indireto - motivação, coordenação, aprendizagem, motivação.

    Os obstáculos a uma regulação eficaz
  19. "Por que a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz?"
  20. Quais os limites das regulações?
    - quantidade, confiabilidade, pertinência das informações coletadas
    - rapidez, segurança, coerência, imparcialidade no processamento das respostas - nível de interpretação e da decisão
    - coerência, continuidade, adequação das intervenções que espera serem reguladas
    - assimilação do retorno pelos alunos, das informações, questões e sugestões que recebem.
    "O principal instrumento de toda avaliação formativa é, e continuará sendo, o professor comprometido em uma interação com o aluno"
  21. Por que o professor nem sempre coleta, interpreta e intervém?
    - Formação? Condição da prática?
  22. A regulação das aprendizagens individuais é difícil. Quais os obstáculos?
    - lógica do conhecimento em detrimento da lógica da aprendizagem
    - imagem vaga dos mecanismos de aprendizagem
    - regulações iniciadas mas não acabadas
    - prioridade à regulação da tarefa em oposição à aprendizagem

    Uma lógica mais do conhecimento do que da aprendizagem
  23. Obstáculos:
    Currículo formal com ênfase nos conteúdos do que nos conhecimentos
  24. Currículo real - conjunto de atividades e de experiências formadoras
  25. Currículo real - autonomia em relação ao formal
    Dificuldade do professor em se libertar dos planos

    Uma imagem muito vaga dos mecanismos da aprendizagem
  26. Obstáculo - Abstração da noção de aprendizagem
  27. Impotência para representar e compreender a aprendizagem não impede a regulação porém torna-a global no diagnóstico e na intervenção.
  28. Trabalho sobre os erros

    Regulações inacabadas
  29. Dispersão - falta de tempo
  30. Fragmentação do tempo e das intervenções -> efeitos sobre a regulação

    Regulações muito centradas sobre o êxito da tarefa
  31. Prioridade à regulação das tarefas e ao controle - cumprir o ofício do aluno
  32. Tudo depende da natureza do auxílio prestado
  33. Similar ao trabalho do psicólogo -> auxiliar a progredir
  34. Tempo e continuidade
  35. Escola ativa - construção do saber pela atividade autônoma do sujeito

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