Tópicos abordados
Cap 5 - A parcela de avaliação formativa em toda avaliação contínua.
- Quando uma avaliação é formativa?
- Como se define a regulação?
- Que elementos são necessários?
- Por que a diferenciação ainda não pode ser evidenciada?
- A que se limita a avaliação formativa?
- Como ocorrem as iniciativas isoladas?
- Qual a consideração do autor para avaliação formativa?
- O que é a regulação?
- Preocupação como efeito da ação que gera modificação
- Quais os sinais?
- Como gerir o contrato didático?
- "Nenhum ensino, mesmo o mais tradicional, é completamente indiferenciado". Favre e Perrenoud, 1985.
- "Avaliação formativa é um componente quase obrigatório de toda avaliação contínua"
A regulação como vontade e como realidade - Professor verifica aprendizagem, ajusta para otimizar.
- Que elementos evidenciam a efetividade da regulação?
Intenção - prática - avaliação - retroalimentação - O que é observado?
- Prática de avaliação -> levar em conta as intenções -> representações do professor -> delimitar o modelo de regulação mais ou menos consciente -> tentar determinar as regulações efetivas.
O que se quer fazer -> o que se faz - Regulação
-> direta dos processos de aprendizagem -> funcionamento intelectual do aluno
centrado na tarefa
-> indireto - motivação, coordenação, aprendizagem, motivação.
Os obstáculos a uma regulação eficaz - "Por que a regulação dos processos de aprendizagem é, frequentemente, pouco eficaz?"
- Quais os limites das regulações?
- quantidade, confiabilidade, pertinência das informações coletadas
- rapidez, segurança, coerência, imparcialidade no processamento das respostas - nível de interpretação e da decisão
- coerência, continuidade, adequação das intervenções que espera serem reguladas
- assimilação do retorno pelos alunos, das informações, questões e sugestões que recebem.
"O principal instrumento de toda avaliação formativa é, e continuará sendo, o professor comprometido em uma interação com o aluno" - Por que o professor nem sempre coleta, interpreta e intervém?
- Formação? Condição da prática? - A regulação das aprendizagens individuais é difícil. Quais os obstáculos?
- lógica do conhecimento em detrimento da lógica da aprendizagem
- imagem vaga dos mecanismos de aprendizagem
- regulações iniciadas mas não acabadas
- prioridade à regulação da tarefa em oposição à aprendizagem
Uma lógica mais do conhecimento do que da aprendizagem - Obstáculos:
Currículo formal com ênfase nos conteúdos do que nos conhecimentos - Currículo real - conjunto de atividades e de experiências formadoras
- Currículo real - autonomia em relação ao formal
Dificuldade do professor em se libertar dos planos
Uma imagem muito vaga dos mecanismos da aprendizagem - Obstáculo - Abstração da noção de aprendizagem
- Impotência para representar e compreender a aprendizagem não impede a regulação porém torna-a global no diagnóstico e na intervenção.
- Trabalho sobre os erros
Regulações inacabadas - Dispersão - falta de tempo
- Fragmentação do tempo e das intervenções -> efeitos sobre a regulação
Regulações muito centradas sobre o êxito da tarefa - Prioridade à regulação das tarefas e ao controle - cumprir o ofício do aluno
- Tudo depende da natureza do auxílio prestado
- Similar ao trabalho do psicólogo -> auxiliar a progredir
- Tempo e continuidade
- Escola ativa - construção do saber pela atividade autônoma do sujeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário