sábado, 8 de maio de 2010

Introdução - Avaliação entre duas lógicas - Perrenoud

Questionamentos, provocações para refletir.

Tópicos abordados
Introdução - A avaliação entre duas lógicas
  1. Quando nasceu a avaliação?
  2. Que sentimentos suscita?
  3. Que conflitos pode levantar?
  4. Quais os significados de avaliar?
  5. Será que hoje há algo novo?
  6. Qual a força da inércia?
  7. Declarações - pedagogia diferenciada - maior individualização das trajetórias.
    Excelência X observação formativa
    Como regular as aprendizagens?
  8. Contradições do sistema educativo - seleção X formação?
  9. Melhorar a avaliação? É preciso mexer no conjunto do sistema didático e do sistema escolar
  10. Qual a importância da avaliação formativa na pedagogia diferenciada?
  11. Qual a âncora?
  12. O que a avaliação regula?

    Uma avaliação a serviço da seleção
  13. Tradicionalmente, a que a avaliação está associada?
  14. Como são criadas as hierarquias de excelência?
  15. Qual a característica dessa hierarquia?
  16. Qual o significado da nota? Qual o impacto?
  17. Como as hierarquias são organizadas?
  18. O que significa avaliar para fundamentar uma decisão?
  19. Qual a outra função tradicional de avaliar?
  20. Qual a característica da certificação?
  21. Qual a característica da certificação no sistema escolar?
  22. Qual o objetivo da avaliação?

    Ou a serviço das aprendizagens?
  23. Qual o significado da noção das desigualdades?
  24. Qual o postulado de Bloom?
  25. De que forma a avaliação serviu como instrumento de regulação?
  26. Questões do texto:
    "O que há de novo nessa idéia?
    Não se servem todos os professores da avaliação durante o ano para ajustar o ritmo e o nível global de seu ensino?
    Não se conhecem muitos professores que utilizam a avaliação de modo mais individualizado, para melhor delimitar as dificuldades de certos alunos e tentar remediá-las?
  27. Qual a relação da ação pedagógica e da avaliação formativa?
  28. Qual a analogia com o trabalho do artesão?
  29. Por que a avaliação formativa introduz uma ruptura?
  30. Qual a analogia com o trabalho do médico?
    Avaliação formativa -> pedagogia diferenciada
  31. Qual o uso das provas escolares?
  32. Qual a essência da avaliação formativa?
  33. Quais os obstáculos?
  34. Quais os obstáculos materiais?
  35. O que dizer da complexidade?
  36. O que dizer da formação de professores?
  37. Avaliação formativa X avaliação normativa

    O que acontece hoje em dia...
  38. Quais as mudanças observadas?

    Panorama da obra
  39. Qual a proposta da avaliação formativa?
  40. Qual a relação entre avaliação e ação?
  41. Como analisar o papel dos agentes da avaliação?
  42. Como ocorre o fracasso escolar?
  43. De que é feita a excelência escolar?
  44. Situação de avaliação X situação de aprendizagem
  45. Orientação X Seleção - Análise das negociações
  46. Quais os obstáculos nas práticas de avaliação que impedem a mudança das práticas de ensino e da relação pedagógica?
  47. Quais as conclusões?
  48. Qual a diferença entre a regulação das atividades e das aprendizagens?
  49. Que didáticas favorecem a regulação individualizada das aprendizagens?
  50. Quais os processos da regulação das aprendizagens?
  51. Intuição X instrumentação?
  52. O que é a observação formativa?
  53. Glasnost pedagógica
  54. Octógono de forças

Um comentário:

Unknown disse...

Na minha visão profissional, a avaliação é fundamental, quase uma instituição; contudo, o que se espera é que o professor mantenha uma coerencia entre o que deu de conteúdo, e como; com o que vai cobrar, com objetividade e equilíbrio.