Tópicos abordados
Cap 1. - A avaliação no princípio da excelência e do êxito escolares
- Quando nasceu a avaliação?
- Qual a relação aluno X avaliador X instituição?
- Foco na identificação
- Distânca desigual - normal escolar X cultura inicial do aluno
- Paradoxos do êxito escolar - Chrekaoui
- Indicadores de êxito - variáveis - consequências
Reprovação como decisão para garantir a reorientação - Reflexões sobre como considerar os sistemas de ponderação e sínteses nos sistemas educativos - a relação sistêmica
- Explicação das desigualdades
- Debate teórico do inato e do adquirido (da família, da escola, do indivíduo e do sistema escolar)
- Qual a definição do êxito escolar?
- Êxito -> na escola -> pela escola -> no profissional e no social
- Do que o êxito e o fracasso escolar resultam?
A criação das hierarquias de excelência: diversidade e negociação
Do programa à avaliação - Avaliação das excelências -> apropriação de domínios
- Campos de excelência - hierarquia de excelência
Excelência - domínio de conceitos, conhecimentos, métodos, competências, valores do programa. - Hierarquia - classificação - escalas numéricas/códigos padronizados
- Quais os limites? Se o programa já foi dado, por que ir além?
- Quais os fatos e as consequências?
- O que contempla a avaliação de um domínio?
(o que, em que, o que diferencia, como...) - Até que ponto a autonomia do professor é benéfica?
- Como o professor define excelência?
influências-> instituição - cultura - domínio - As autonomias e as variações
- Qual a relação das normas de excelência, os níveis de exigência, os procedimentos de avaliação, a diversidade das concepções e das práticas?
As funções da imprecisão - Por que se aceita tanta imprecisão na definição das normas de excelência, dos níveis de exigência e dos procedimentos de julgamento?
- A diversidade da norma e das práticas pode ser considerada falha?
- Quais as razões da imprecisão das regras e a diversidade das práticas?
- Como se dá o acordo prático?
- O que a flexibilidade permite articular?
Avaliação X Gestão do contrato didático e da relação pedagógica - A avaliação como mensagem pragmática
- O espaço de transação
- O arranjo como ação social -> respeito ao acordo, do compromisso, à negociação, à conciliação.
- O que se confronta na avaliação?
estratégias do professor e do aluno - A relação social estratégica - professor, aluno e família
- O que significa a "bricolagem pedagógica"?
- Imprecisão, opacidade - sobrevivência - relações de força e de contexto
- Como deve funcionar a engrenagem da avaliação para a excelência do julgamento?
O êxito, uma síntese de múltiplos julgamentos - Indicadores - julgamento da síntese de hierarquias de excelência - balanço -> selecionar ou certificar.
O êxito e fracasso são representações - Representação = hierarquia de excelência (formal ou intuitiva)
- Nenhuma medida por mais instrumentalizada e imparcial pode delimitar a realidade das variações
- Êxito - noção polissêmica
- Por que a escola precisa definir o êxito?
O êxito e fracasso estão relacionados a decisões - Imparcialidade = condições de admissão explícita e critérios aparentemente objetivos
- Êxito futuro = investimento no presente
- Nenhuma decisão depende de um único resultado
- Pedagogia do êxito X Aceno ao fracasso?
- Como a realidade do êxito ou do fracasso pode ser negociada?
De uma hierarquia contínua a uma dicotomia - Classificação - ponto de ruptura entre o êxito e o fracasso
- Questões do texto:
"Como completar o quebra-cabeça?
Como encontrar a unidade perdida?
Pode-se fundar uma aproximação do valor global do aluno além a diversidade das disciplinas?" - Quais são as regras?
- O sistema educativo e a formalização das regras
- Qual lógica adotar? Da homogeneidade ou da compensação? Até que ponto a média é justa?
- Saber o peso de cada peça no veredito final é possível raciocinar em função das consequências do julgamento quanto da adequação da realidade
- Avaliar fundamenta o prognóstico. Ela pode servir para orientar.
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