Tópicos abordados
Conclusão - A coexistência de lógicas antagonistas
Uma tentação: remeter a certificação às calendas gregas
- A democratização do ensino permite a cada um aprender
Um contrato didático menos conflitual - Todo relatório de avaliação tem uma dimensão conflitual parecida com jogo de gato e rato
- O contrato pedagógico e didático produzirá mecanismos para:
- considerar erros como oportunidades para aprender
- trabalhar a relação com o saber e o sentido do trabalho escolar
- dificuldades estão relacionadas às condições de aprendizagem
- existência de formas de cooperação
... - Não renunciar à avaliação lúcida, mas modificar o clima, a cultura, as regras do jogo para que a lucidez não destrua a auto-imagem, a autoconfiança e o orgulho de pertencer a uma família e uma cultura, o sentimento de ser capaz.
- Atitude sde auto-socioconstrução dos saberes
Trabalhar sobre verdadeiras competências - Situação-problema - o que vem a seguir depende do sujeito e de sua interação com os demais.
- A avaliação das competências implica na observação qualitativa dos fatos e gestos, palavras, raciocínios, hesitações, estratégias, decisões, caminhos do sujeito frente à situação
- Tarefa - grade de aspectos observáveis
observação passa por diálogo, auto-avaliação, explicitação
Entra na complexidade e afasta a busca e da discriminação dos erros
É um procedimento clínico - leitura de uma ação complexa -> compreender como se é envolvido, em que momento considerar outras hipóteses ou adotar outra prática
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