sexta-feira, 14 de maio de 2010

Conclusão - A coexistência de lógicas antagonistas - Perrenoud

Questionamentos, provocações para refletir.

Tópicos abordados

Conclusão - A coexistência de lógicas antagonistas

Uma tentação: remeter a certificação às calendas gregas
  1. A democratização do ensino permite a cada um aprender

    Um contrato didático menos conflitual
  2. Todo relatório de avaliação tem uma dimensão conflitual parecida com jogo de gato e rato
  3. O contrato pedagógico e didático produzirá mecanismos para:
    - considerar erros como oportunidades para aprender
    - trabalhar a relação com o saber e o sentido do trabalho escolar
    - dificuldades estão relacionadas às condições de aprendizagem
    - existência de formas de cooperação
    ...
  4. Não renunciar à avaliação lúcida, mas modificar o clima, a cultura, as regras do jogo para que a lucidez não destrua a auto-imagem, a autoconfiança e o orgulho de pertencer a uma família e uma cultura, o sentimento de ser capaz.
  5. Atitude sde auto-socioconstrução dos saberes

    Trabalhar sobre verdadeiras competências
  6. Situação-problema - o que vem a seguir depende do sujeito e de sua interação com os demais.
  7. A avaliação das competências implica na observação qualitativa dos fatos e gestos, palavras, raciocínios, hesitações, estratégias, decisões, caminhos do sujeito frente à situação
  8. Tarefa - grade de aspectos observáveis
    observação passa por diálogo, auto-avaliação, explicitação
    Entra na complexidade e afasta a busca e da discriminação dos erros
    É um procedimento clínico - leitura de uma ação complexa -> compreender como se é envolvido, em que momento considerar outras hipóteses ou adotar outra prática

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