sábado, 8 de maio de 2010

Cap 2 - De que é feita a excelência escolar? - Perrenoud

Questionamentos, provocações para refletir.

Tópicos abordados
Cap 2 - De que é feita a excelência escolar?
  1. O que os professores avaliam?
  2. Como saber que tarefas a avaliação contínua se refere?
  3. O que há sob a excelência escolar?
  4. A excelência escolar é a qualidade de uma prática
  5. A falta de excelência manifesta a falta de competência? "Inaptidão para aprender"?
  6. Na medida em que a excelência é o produto de um trabalho, o aluno dosa seu esforço em função das necessidades do momento.
  7. A excelência observável é proporcional a suas competências
  8. A excelência escolar mede tanto a aplicação, a seriedade do aluno, seu desejo de fazer quanto suas competências.
  9. Questões do texto:
    "O aluno mostra suas plenas capacidades?
    Trabalhou suficientemente antes e durante a prova?
    Ou trata-se de um zombador cujas competências reais não se comparam como grau de excelência que mostra?"
  10. "Pode fazer melhor" = "O aluno sabe mais do que parece, mas não vê vantagem em demonstrar"?

    A diversidade dos recursos utilizados
  11. Uma competência se apresenta como uma excelência virtual

    Uma questão de conformismo
  12. Será que o êxito em tarefas metódicas são a manifestação da angústia ou perfeccionismo quase neurótico do que inteligência ou capital intelectual?
  13. Memorização. Arte de refazer o que acaba de ser exercitado. Indícios superficiais.
  14. Ofício do aluno -> resposta às convenções da escola ou do professor
  15. Quais as competências estratégicas adquiridas pela prática de situações de avaliação?
  16. Quais os recursos expressivos?
  17. Quando são utilizados?
  18. Que outros componentes entram na avaliação?

    A ilusão da transferência
  19. O que significa a ilusão da transferência?
  20. Por que os alunos se perdem em situações não habituais?

    As consequências para a explicação do fracasso escolar
  21. O que é a ideologia da doação?
    Aptidão para aprender - QI
  22. Quais os estereótipos?
    Aluno brilhante, aluno trabalhador.
  23. O que mascaram?
  24. Quando a herança cultural é importante?
  25. Que conhecimentos extra-escolares dizem respeito à herança cultural?
  26. A educação familiar autoritária X liberal avançada
  27. O paradigma familiar X condição social
  28. A questão da familiaridade com os conteúdos ensinados
  29. A classe ssocial determina o sucesso ou o fracasso escolar?
  30. A complexidade do processo de criação de hierarquias de excelência e dos julgamentos de êxito

Nenhum comentário: