quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Resumo: ¿Por qué? - Len Masterman

¿Por qué?

Len Masterman [1]

A questão que norteia o artigo do prof. Masterman é “por que ensinar os meios de comunicação?”. Discute sobre as possibilidades e os valores da inclusão de uma educação audiovisual no currículo escolar. Trata-se de uma reflexão sobre a evolução e desenvolvimento dos meios de forma que possa ser incluída na prática docente para que a mesma se mantenha relevante.

Segundo o autor, as teorias de educação audiovisual seguem marginalizadas em relação do desenvolvimento dos meios. Enquanto os sistemas de comunicação e o fluxo de informações vitalizam as atividades sociais, econômicas e políticas em todos os níveis, a educação audiovisual se mantém descompassada o que requer de uma alfabetização audiovisual. Como educadores, o primeiro passo é reconhecer que somos aprendizes que precisamos explorar as experiências e as teorias, buscando ampliar as possibilidades. As razões apontadas para uma educação audiovisual são sete, a saber:

  • O elevado índice de consumo dos meios e a saturação deste na sociedade contemporânea;
  • A importância ideológica dos meios e sua influência como empresas de conscientização;
  • O aumento da manipulação e fabricação da informação e sua propagação pelos meios;
  • A crescente penetração dos meios nos processos democráticos fundamentais;
  • A crescente importância da comunicação e informação visual em todas as áreas;
  • A importância de educar os alunos para que possam enfrentar as exigências do futuro;
  • O vertiginoso incremento das pressões nacionais e internacionais para privatizar a informação.

Cada uma delas exige-se que se amplie a consciência crítica e se desenvolvam programas educativos que fomentem a autonomia crítica.

Comentário sobre o texto:

O texto do Prof. Masterman para mim foi muito esclarecedor. A partir dessa leitura percebi a dimensão, no papel de educadora e de cidadã, do quanto é preciso desenvolver outros sentidos, formas de leitura e expressão que permitam interpretar as diversas mensagens que são recebidas e a partir delas criar significados.

Das razões apontadas as que mais se identificam com a minha realidade profissional se referem à crescente importância da comunicação e informação visual em todas as áreas e a importância de educar para o futuro. Como professora, tutora e desenvolvedora de materiais didáticos estou consciente de que os cuidados que já tinha de significar minhas propostas passarão por um crivo mais criterioso; por outro lado, buscarei outros olhares e formas de experimentação que promovam ampliação.

[1] Len Masterman é educador e pesquisador de Mídias na Educação na Inglaterra – University of Nottingham.Fonte: Site - http://www.medialit.org/reading_room/article134.html. Acesso: 16/9/07

Nenhum comentário: