segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mapa conceitual: Conceptos clave de la alfabetización audiovisual - Kathleen Tyner

Conceptos clave de la alfabetización audiovisual [1]
Kathleen Tyner [2]


Comentários:

Depois da leitura e elaboração do mapa conceitual do texto de Kathleen Tyner fiquei um pouco assustada com o peso da minha responsabilidade enquanto educadora. Será que vou dar conta do meu papel como professora? Será que estou preparada para isso?

Meu primeiro trabalho foi no Diário da Noite que fazia parte do grupo dos Diários Associados, em São Paulo. Conheci e participei de todo o processo de elaboração de um jornal diário. Durante mais de 10 anos convivi com jornalistas, editores, fotógrafos, repórteres, focas e achei que conhecia o suficiente.

Felizmente trabalhei com gente séria e comprometida, mas também vi pressões e formas de manipulação. Estranho é que apesar dessa vivência, só agora é que me dou conta do poder e de suas conseqüências. E por que isso ficou adormecido? Será que me rendi e me deixei levar pelos artifícios?

Bem, e agora? O que posso fazer enquanto educadora? Autora? Mãe e avó?

Acho que vou começar pelo tópico de número 1:
Fazer com que os documentos audiovisuais sejam estranhos e problemáticos para mim primeiro e depois para os alunos e os que me cercam. Será que consigo? Vou tentar. Pelo menos já abri os olhos. Os demais 6 virão na seqüência, no amadurecimento, no dia-a-dia, na visão crítica que espero desenvolver e ajudar outros a também desenvolverem.

[1] La revolución de los medios audiovisuales : educación y nuevas tecnologías / coord. por Roberto Aparici Marino, 1996, ISBN 84-7960-132-9 , pags. 39-42

[2] Kathleen Tyner, professora do Departamento de Rádio, Televisão e Filme da Universidade do Texas, EUA. Informações. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_entrevista_conteudo.asp?idioma=1&idMenu=&label=&v_nome_area=Entrevistas&v_id_conteudo=65094. Acesso: 18/12/07.

Nenhum comentário: