quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Resumo: Ideologia y medios de comunicación - Robyn Quin

Ideologia y medios de comunicación


Robyn Quin
A autora inicia o texto com duas definições de ideologia. A primeira interpretação tem um caráter negativo, pois dá a idéia de que a ideologia vem de movimentos (no geral políticos) que são impostos sem direito a questionamentos, sem considerar o contexto social e histórico de um grupo de pessoas. A segunda considera os valores, sentimentos e crenças que fazem sentido para um grupo e, portanto, tende a ser mais aceita.

A ideologia se mostra mais significativa quando os meios são analisados na linguagem, nos textos e nas representações. Também são encontradas em outras áreas como, por exemplo, as instituições, entre elas a família. Essas ideologias possuem um movimento próprio que determinam algumas regras de acordo com a idade, o sexo ou a hierarquia dentro do grupo familiar. Nesse sentido, percebe-se que as culturas ocidentais estruturam suas construções em torno de uma ideologia e de uma cultura familiar. À medida que se modificam as ideologias, ocorrem também mudanças nas estruturas que refletem essas alterações. Por exemplo, a emancipação da mulher fez com que a cozinha deixasse de ser um espaço reservado a ela para se transformar em um local de convívio de vários membros.

Diante disso, as imagens publicitárias também refletem ideologias. Convém estar atento e fazer uma leitura da narrativa da imagem. Ou seja, descobrir o que há por trás da imagem.
As pessoas interpretam de formas diferentes. No entanto, há uma idéia aproximada de como uma imagem poderá ser interpretada visto que há uma ideologia que domina, é reconhecida mesmo que não seja aceita por todos.


Todo grupo social possui sua própria forma de pensar, sentir, crer e entender o mundo. Quando são compartilhadas pela maior parte da sociedade, então diz-se que a ideologia é dominante. A ideologia é dominante em dois sentidos: um numérico e outro quando apóia a classe dominante. Segundo Althusser, a ideologia transcende a consciência quando acontece de um grupo exercê-la sem notá-la. Ocorre nos casos em que se apóia (ou aceita) determinada ação mesmo que não tenha algum benefício. Isso pode acontecer por meio de dois mecanismos: o aparato repressivo do estado e o aparato ideológico do Estado.

No repressivo, há mecanismos que obrigam as pessoas a adaptar-se à ideologia dominante. São os controles exercidos pelos sistemas penais, judiciais e muitas vezes recorrem à força. No contexto dos meios de comunicação, a censura é um aparato repressivo do estado.
O aparato ideológico utiliza-se da conquista para a aceitação da ideologia dominante. Utiliza-se de processos de socialização, entre eles: a igreja, a família, o sistema educativo e os meios de comunicação.


Os meios de comunicação tendem a apoiar a ideologia dominante visto que produzem programas e produtos que defendem valores desse domínio. Podem se utilizar de dois elementos para esse processo: um deles é ganhar apoio através de produtos destinados a grupos minoritários; o outro é aproveitar as tensões e desordens sociais para levantar e tentar resolver os problemas que acontecem, porém sem questionar o sistema. É o caso das peças de teatro, filmes e notícias.

Os meios trabalham de duas formas distintas: ocultam ou aludem certos problemas sociais. Por outro lado, alguns problemas simplesmente são evitados como se não existissem. Também mascaram as diferenças sociais ao atribuir rótulos uniformes a grupos sociais. Os rótulos não são falsos, porém disfarçam as diferenças. Por exemplo: a conduta de um criminoso é atribuída a um desvio de personalidade e não como problema social fruto da pobreza, do desemprego ou tráfico de drogas. A outra maneira é atribuir às contradições sociais uma característica de pluraridade. Uma sociedade plural é composta de diferentes grupos sociais que podem ter perspectivas e posições diversas. Qualquer um pode conviver com os demais como se fosse um igual.

Há também mecanismos que incorporaram ou contêm outras posições ideológicas. Para evitar censurar ou rechaçar algumas vozes dissidentes, os meios de comunicação procuram neutralizar sua ação, dando-lhes canais para que possam expressar-se dentro de um sistema maior.

Ideologias distintas podem se encontrar em um mesmo texto. É o caso das velhas, das atuais (que formam parte da ideologia dominante), das novas, das emergentes ideologias coexistindo em um mesmo espaço. Essa idéia de incorporação pode neutralizar ou conter as vozes dissidentes, mas também pode popularizar-se e começar a reformar a ideologia total da sociedade.

Comentário sobre o texto:

Na verdade, não me lembro de ter parado para pensar qual é a minha ideologia. Percebo, depois dessa leitura, que no meu trabalho de autoria tenho a preocupação para ressaltar valores, evitar pontos de polêmica ou que possam vir a discriminar grupos, sejam eles quais forem. Recebo o retorno de públicos distintos e felizmente bem aceitos. Será que estou a serviço da ideologia dominante? Preciso refletir mais sobre isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

necessario verificar:)