Tópicos abordados:
3. Currículo
- Significados de currículo
- Currículo como práxis - qual a função?
- Currículo como artefato social e cultural - Quais questões envolve?
- O currículo e as mudanças sociais, políticas e ideológicas.
- Currículo: a que atende? O que compõem sua estrutura? Qual o contexto?
3.1 - Concepções de currículo educacional - Qual a representatividade do currículo na educação? Adequação às exigêncis econômicas, sociais e culturais das épocas?
- Qual a relação da organização e o caminho?
- O currículo e as funções da escola
... e a representação do Projeto Político Pedagógico (PPP) - O currículo como construção cultural
... como participação coletiva e ativa dos atores - Como tornar o currículo concreto?
- O currículo como fenômeno educacional
- Currículo como sistema
- Currículo: plano pedagógico x plano de curso
- Currículo como representação do conjunto de experiências que o aluno realiza
- A simplificação dos conceitos e definições
- A relação objetivos -> disciplinas
- A desvinculação com o mundo e a sociedade
- Atividades extracurriculares - como se currículo engloba experiências?
- Os limites de cada concepção: restrito e tradicional x sentido amplo
- A visão global e sistemática - foco no aluno
- A complexidade da elaboração
- O que os autores do currículo devem ter como obrigação?
- Quais as características do currículo?
- As bases que sustentam a práxis do pensar a educação e as aprendizagens
- A organização dos planos de curso
- A relação de importância do plano de curso
- Os atores envolvidos nos planos
- Quais as características do plano de curso?
- Quais as características da qualificação para o trabalho?
- Qual o objetivo da formação?
- Qual a implicação da questão curricular?
Refletindo o texto
Resumo das ideias:
- Os autores apresentam várias concepções de currículo. Desde a etimológica - relacionada à origem, a semântica - relacionada ao significado, até às visões de alguns teóricos - epistemológico.
- O cenário é o da educação profissional.
- Relaciona o pensamento dos seguintes autores:
- Maria Aparecida da SILVA - currículo à luz de uma teoria
- Marilene BERTOLINI - não importa o conceito, mas as questões que o currículo busca responder
- Oliveira (citado, mas não referenciado) - importante é não entender o currículo como instrumento
- Moreira (citado, mas não referenciado) - complementa o anterior "não como instrumento" mas como artefato social e cultural.
- Veiga-Neto (citado, mas não referenciado) - currículo como o conjunto de assuntos tratados (na análise da história)
- Sacristan (citado, mas não referenciado) - descrição das funções da escola
- Maria Cristina DAVINI - "plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática"
- Soares citado por BRASIL, Inep - "conjunto de experiências planejadas pela escola, para obter uma aprendizagem ampla e satisfatória em todos os sentidos";
- Fontes citado por BRASIL, Inep - "conjunto de experiências educacionais vivenciadas pelo aluno, planejado de forma global pela escola, visando à consecução dos objetivos de ensino. De maneira simplificada, currículos são caminhos, formas de organização dos conteúdos a serem abordados no processo de ension-aprendizagem. Para alguns se traduz em um curso, um rol de disciplinas; para outros, em um conjunto de experiências e atividades voltadas à formação";
- Sérgio Guerra DUARTE - sentido restrito e tradicional: rol de disciplinas e práticas educativas; no sentido amplo e moderno: "soma total de situações de aprendizagem que permitem ao aluno a aquisição de experiências"
- Kuenzer - complexidade - desenvolvimento de competências
- No texto, os conceitos de currículo evoluem em complexidade.
- Durante a leitura não foi fácil perceber esta evolução, só consegui depois de montar um quadro relacionando autor e pensamento.
- Currículo é muito mais amplo e complexo.
- A incerteza, a flexibilidade e a abertura para o desafio são as palavras que, no meu pensamento, merecem ser incorporadas na concepção de currículo.
- Assim como contemplar os contextos social, político, econômico, cultural, educacional e tecnológico. No texto são relacionados somente social, cultural e econômico. No entanto, as mudanças ocorrem em todas as esferas e a cada novo desafio, novas implicações surgem e aprendizagens são necessárias.
- Os eixos tecnológicos são uma prova dessas mudanças e suas interrelações.
- Este estudo é relevante para a construção da matriz de competências tendo em vista a acreditação e certificação de competências quando a formação é atestada por outras instituições ou até mesmo vem da experiência da pessoa que exerce a atividade, sem ter realizado um curso.
À medida que se constrói um referencial é possível compará-lo para as análises e a avaliação com vistas ao aproveitamento de competências. - Esta discussão está em voga nos fóruns de educação. A globalização e o trânsito de profissionais entre os diversos países pressionam para que o assunto seja tratado.
- Critérios de qualidade devem ser observados. Só assim será possível garantir a efetividade da formação.
Veja também:
1 - Matriz de Competências - Introdução e PPP
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