domingo, 18 de outubro de 2009

2 - Matriz de Competências - Currículo


Tópicos abordados:


3. Currículo
  1. Significados de currículo
  2. Currículo como práxis - qual a função?
  3. Currículo como artefato social e cultural - Quais questões envolve?
  4. O currículo e as mudanças sociais, políticas e ideológicas.
  5. Currículo: a que atende? O que compõem sua estrutura? Qual o contexto?

    3.1 - Concepções de currículo educacional

  6. Qual a representatividade do currículo na educação? Adequação às exigêncis econômicas, sociais e culturais das épocas?
  7. Qual a relação da organização e o caminho?
  8. O currículo e as funções da escola
    ... e a representação do Projeto Político Pedagógico (PPP)
  9. O currículo como construção cultural
    ... como participação coletiva e ativa dos atores
  10. Como tornar o currículo concreto?
  11. O currículo como fenômeno educacional
  12. Currículo como sistema
  13. Currículo: plano pedagógico x plano de curso
  14. Currículo como representação do conjunto de experiências que o aluno realiza
  15. A simplificação dos conceitos e definições
  16. A relação objetivos -> disciplinas
  17. A desvinculação com o mundo e a sociedade
  18. Atividades extracurriculares - como se currículo engloba experiências?
  19. Os limites de cada concepção: restrito e tradicional x sentido amplo
  20. A visão global e sistemática - foco no aluno
  21. A complexidade da elaboração
  22. O que os autores do currículo devem ter como obrigação?
  23. Quais as características do currículo?
  24. As bases que sustentam a práxis do pensar a educação e as aprendizagens
  25. A organização dos planos de curso
  26. A relação de importância do plano de curso
  27. Os atores envolvidos nos planos
  28. Quais as características do plano de curso?
  29. Quais as características da qualificação para o trabalho?
  30. Qual o objetivo da formação?
  31. Qual a implicação da questão curricular?

Refletindo o texto

Resumo das ideias:
  • Os autores apresentam várias concepções de currículo. Desde a etimológica - relacionada à origem, a semântica - relacionada ao significado, até às visões de alguns teóricos - epistemológico.
  • O cenário é o da educação profissional.
  • Relaciona o pensamento dos seguintes autores:
    - Maria Aparecida da SILVA - currículo à luz de uma teoria
    - Marilene BERTOLINI - não importa o conceito, mas as questões que o currículo busca responder
    - Oliveira (citado, mas não referenciado) - importante é não entender o currículo como instrumento
    - Moreira (citado, mas não referenciado) - complementa o anterior "não como instrumento" mas como artefato social e cultural.
    - Veiga-Neto (citado, mas não referenciado) - currículo como o conjunto de assuntos tratados (na análise da história)
    - Sacristan (citado, mas não referenciado) - descrição das funções da escola
    - Maria Cristina DAVINI - "plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática"
    - Soares citado por BRASIL, Inep - "conjunto de experiências planejadas pela escola, para obter uma aprendizagem ampla e satisfatória em todos os sentidos";
    - Fontes citado por BRASIL, Inep - "conjunto de experiências educacionais vivenciadas pelo aluno, planejado de forma global pela escola, visando à consecução dos objetivos de ensino. De maneira simplificada, currículos são caminhos, formas de organização dos conteúdos a serem abordados no processo de ension-aprendizagem. Para alguns se traduz em um curso, um rol de disciplinas; para outros, em um conjunto de experiências e atividades voltadas à formação";
    - Sérgio Guerra DUARTE - sentido restrito e tradicional: rol de disciplinas e práticas educativas; no sentido amplo e moderno: "soma total de situações de aprendizagem que permitem ao aluno a aquisição de experiências"
    - Kuenzer - complexidade - desenvolvimento de competências
Análise dos conceitos
  • No texto, os conceitos de currículo evoluem em complexidade.
  • Durante a leitura não foi fácil perceber esta evolução, só consegui depois de montar um quadro relacionando autor e pensamento.
  • Currículo é muito mais amplo e complexo.
Síntese dos pensamentos na percepção desta pesquisadora:
  • A incerteza, a flexibilidade e a abertura para o desafio são as palavras que, no meu pensamento, merecem ser incorporadas na concepção de currículo.
  • Assim como contemplar os contextos social, político, econômico, cultural, educacional e tecnológico. No texto são relacionados somente social, cultural e econômico. No entanto, as mudanças ocorrem em todas as esferas e a cada novo desafio, novas implicações surgem e aprendizagens são necessárias.
  • Os eixos tecnológicos são uma prova dessas mudanças e suas interrelações.
  • Este estudo é relevante para a construção da matriz de competências tendo em vista a acreditação e certificação de competências quando a formação é atestada por outras instituições ou até mesmo vem da experiência da pessoa que exerce a atividade, sem ter realizado um curso.
    À medida que se constrói um referencial é possível compará-lo para as análises e a avaliação com vistas ao aproveitamento de competências.
  • Esta discussão está em voga nos fóruns de educação. A globalização e o trânsito de profissionais entre os diversos países pressionam para que o assunto seja tratado.
  • Critérios de qualidade devem ser observados. Só assim será possível garantir a efetividade da formação.
Grupo de estudo sobre matriz de competência do Senac.
Veja também:
1 - Matriz de Competências - Introdução e PPP


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