1. O papel da TV no processo de socialização
- Qual o papel da TV na vida dos jovens?
- Quais os indicadores que evidenciam a importância deste papel?
- Qual a influência no processo de socialização?
- Qual a relação da cultura, da representação e das interações?
- Qual a situação da escola frente às transformações no modo de aprender?
- O que se observa quanto a socialização e a comunicação mediatizada?
- O que significa a deslocalização das estruturas simbólicas?
- Qual o impacto?
- O que significa dizer que a escola e a mídia reproduzem as estruturas dominantes?
- Como se evidencia a dimensão semântica do processo de socialização?
- A comunicação unilateral x intersubjetiva
- Discussão e reelaboração
- Aprendizagem por impregnação
- De que forma avaliar a TV como instituiçao de socialização?
2. Violência - Questão ética x estética
- A estética da violência
- A banalização da violênica
- A construção de uma realidade falseada
- A naturalização da violência
- O julgamento sobre os atos dos heróis que usam a violência para legitimar a resolução de conflitos
- O real e o fictício
- A banalização da violência como resultado da recorrência
- Associação de valores
- Violência como símbolo de sobrevivência
- A relativização
- A realidade é real?
- A coisificação do ego e a fetichização das relações sociais
3. Sexualidade - TV - janela para o mundo
- Recorrência na construção de uma representação
- A repetição como reforço do estereótipo, circularidade e integração entre produção e recepção
- A mensagem subliminar - o conteúdo mascarado pela forma
- Processos perceptivos e cognitivos - pedagogia dos meios
- A construção do imaginário
- A penetração e a influência das regras de estilo da mídia e a perda/diminuição do potencial crítico. Midiatização = mercantilização
- A espetacularização dos atos
- A reprodução e o reforço dos padrões
- O reforço de comportamentos
4. Educação para as mídias - Dominar e não ser dominado
- Leitura crítica
- Educação para a mídia - a formação do:
- receptor
- e do comunicador - Os dois níveis de integração da mídia à escola:
- objetos de estudo
- instrumento pedagógico - Objetivos da mídia-educação
- Qual a finalidade?
- Ambivalência: global/local
- Questões:
- "Como formar o cidadão frente à influênica avassaladora da mídia e no quadro de uma cultura pós-moderna fragmentada e fragmentadora?
- Qual o papel a escola neste processo?
- Quem, mais uma vez, educará os educadores?
- E quem forma os comunicadores?"
Glossário de termos:
Estruturas simbólicas -
Nenhum comentário:
Postar um comentário