segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mídia Educação - Cap 3 - Mídia-Educação - Ética e Estética - Belloni

Tópicos abordados:

1. O papel da TV no processo de socialização
  1. Qual o papel da TV na vida dos jovens?
  2. Quais os indicadores que evidenciam a importância deste papel?
  3. Qual a influência no processo de socialização?
  4. Qual a relação da cultura, da representação e das interações?
  5. Qual a situação da escola frente às transformações no modo de aprender?
  6. O que se observa quanto a socialização e a comunicação mediatizada?
  7. O que significa a deslocalização das estruturas simbólicas?
  8. Qual o impacto?
  9. O que significa dizer que a escola e a mídia reproduzem as estruturas dominantes?
  10. Como se evidencia a dimensão semântica do processo de socialização?
  11. A comunicação unilateral x intersubjetiva
  12. Discussão e reelaboração
  13. Aprendizagem por impregnação
  14. De que forma avaliar a TV como instituiçao de socialização?

    2. Violência

  15. Questão ética x estética
  16. A estética da violência
  17. A banalização da violênica
  18. A construção de uma realidade falseada
  19. A naturalização da violência
  20. O julgamento sobre os atos dos heróis que usam a violência para legitimar a resolução de conflitos
  21. O real e o fictício
  22. A banalização da violência como resultado da recorrência
  23. Associação de valores
  24. Violência como símbolo de sobrevivência
  25. A relativização
  26. A realidade é real?
  27. A coisificação do ego e a fetichização das relações sociais

    3. Sexualidade

  28. TV - janela para o mundo
  29. Recorrência na construção de uma representação
  30. A repetição como reforço do estereótipo, circularidade e integração entre produção e recepção
  31. A mensagem subliminar - o conteúdo mascarado pela forma
  32. Processos perceptivos e cognitivos - pedagogia dos meios
  33. A construção do imaginário
  34. A penetração e a influência das regras de estilo da mídia e a perda/diminuição do potencial crítico. Midiatização = mercantilização
  35. A espetacularização dos atos
  36. A reprodução e o reforço dos padrões
  37. O reforço de comportamentos

    4. Educação para as mídias

  38. Dominar e não ser dominado
  39. Leitura crítica
  40. Educação para a mídia - a formação do:
    - receptor
    - e do comunicador
  41. Os dois níveis de integração da mídia à escola:
    - objetos de estudo
    - instrumento pedagógico
  42. Objetivos da mídia-educação
  43. Qual a finalidade?
  44. Ambivalência: global/local
  45. Questões:
    - "Como formar o cidadão frente à influênica avassaladora da mídia e no quadro de uma cultura pós-moderna fragmentada e fragmentadora?
    - Qual o papel a escola neste processo?
    - Quem, mais uma vez, educará os educadores?
    - E quem forma os comunicadores?"

Glossário de termos:
Estruturas simbólicas -

Nenhum comentário: