terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mídia Educação - Cap 2 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional - Belloni

Tópicos abordados:

  1. As TICs e os processos educacionais (análise, contribuições e lacunas)
  2. Integração das TICs à educação - dimensão como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo
  3. Apropriação criativa das TICs pelo professor e pelo aluno
  4. O objetivo da educação para as mídias
  5. As definições da Unesco
  6. Os caminhos ou modos de integração das TICs aos processos educacionais
  7. Necessidade de construir cohecimentos sobre a produção social da comunicação
  8. Fenômenos: A mediatização da comunicação e da educação e os novos papéis e características dos atores principais (professores e alunos)

    A cibercultura e a metáfora do impacto

  9. As máquinas de comunicar
  10. A resistência à tecnologia vem desde Platão (invenção da escrita)
  11. Máquina do universo - inteligência coletiva
  12. O signo e a representação do real
  13. Frankenstein - visão apocalítica e pessimista
  14. Imersão / simbiose / navegação
  15. Meios de comunicação como escola paralela
  16. Os perigos e os riscos
  17. O que a metáfora do impacto ajuda a entender na educação
  18. A defasagem
  19. Qual a relação das tics com a violência juvenil?
  20. A cultura da simulação
  21. Realidade vivida e realidade virtual
  22. O risco da conformidade
  23. Simbiose homem/máquina

    A sociedade digitalizada

  24. As mudanças no estatuto social da informação
  25. A informação como moeda de troca
  26. As tics e a obsolescência da informação
  27. O que são as tics?
  28. Como compreende os impactos das tics na sociedade
  29. O que as pessoas fazem com os artefatos técnicos?
  30. Modificação: virtualidade da técnica ou opção política da sociedade?
  31. Ser virtual, ser rede - segundo a lógica da indústria cultural
  32. - "Quais as novas finalidades sociais da educação formal e não formal?
    - "Qual a escola que queremos?"
    - Que competências são necessárias para formar o cidadão do 3º milênio e seus professores?

    Tecnologias e educação

  33. A educação - crescimento em número e complexidade
  34. Qual o perfil do novo indivíduo e do trabalhador?
  35. Qual a ênfase nas mudanças da educação?
  36. A formação do indivíduo autônomo
  37. Os campos emergentes
  38. A questão do deslumbramento
  39. As pressões e as reações dos professores
  40. Os "ligados" e os resistentes
  41. Visão tecnocêntrica e antropocêntrica

    Mediatização: da tecnologia à comunicação educacional

  42. A mediatização das mensagems pedagógicas
  43. Os problemas da mediatização
  44. O que é mediatizar...
  45. ... do ponto de vista da produção de materiais pedagógicos
  46. ... da concepção das unidades dos cursos
  47. Os desafios da mediatilização
  48. As características da mediatização

    Novos professores, outros alunos

  49. Modos de aprendizagem mediatizada
  50. O papel do professor
  51. Aspectos cognitivos relacionados à autodidaxia
  52. - "Como utilizar a imagem como fonte de saber?"
    - "Como integrar este novo conhecimento adquirido pelos jovens frente às muitas telinhas?"
    - "A competência específica de leitura de imagens e sinais eletrônicos"
  53. A autodidaxia como característica dos modos de aprendizagem
  54. Andragogia, sociologia.
  55. O professor coletivo
  56. Ciberexcluídos - cibernáufragos

Nenhum comentário: