- As TICs e os processos educacionais (análise, contribuições e lacunas)
- Integração das TICs à educação - dimensão como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo
- Apropriação criativa das TICs pelo professor e pelo aluno
- O objetivo da educação para as mídias
- As definições da Unesco
- Os caminhos ou modos de integração das TICs aos processos educacionais
- Necessidade de construir cohecimentos sobre a produção social da comunicação
- Fenômenos: A mediatização da comunicação e da educação e os novos papéis e características dos atores principais (professores e alunos)
A cibercultura e a metáfora do impacto - As máquinas de comunicar
- A resistência à tecnologia vem desde Platão (invenção da escrita)
- Máquina do universo - inteligência coletiva
- O signo e a representação do real
- Frankenstein - visão apocalítica e pessimista
- Imersão / simbiose / navegação
- Meios de comunicação como escola paralela
- Os perigos e os riscos
- O que a metáfora do impacto ajuda a entender na educação
- A defasagem
- Qual a relação das tics com a violência juvenil?
- A cultura da simulação
- Realidade vivida e realidade virtual
- O risco da conformidade
- Simbiose homem/máquina
A sociedade digitalizada - As mudanças no estatuto social da informação
- A informação como moeda de troca
- As tics e a obsolescência da informação
- O que são as tics?
- Como compreende os impactos das tics na sociedade
- O que as pessoas fazem com os artefatos técnicos?
- Modificação: virtualidade da técnica ou opção política da sociedade?
- Ser virtual, ser rede - segundo a lógica da indústria cultural
- - "Quais as novas finalidades sociais da educação formal e não formal?
- "Qual a escola que queremos?"
- Que competências são necessárias para formar o cidadão do 3º milênio e seus professores?
Tecnologias e educação - A educação - crescimento em número e complexidade
- Qual o perfil do novo indivíduo e do trabalhador?
- Qual a ênfase nas mudanças da educação?
- A formação do indivíduo autônomo
- Os campos emergentes
- A questão do deslumbramento
- As pressões e as reações dos professores
- Os "ligados" e os resistentes
- Visão tecnocêntrica e antropocêntrica
Mediatização: da tecnologia à comunicação educacional - A mediatização das mensagems pedagógicas
- Os problemas da mediatização
- O que é mediatizar...
- ... do ponto de vista da produção de materiais pedagógicos
- ... da concepção das unidades dos cursos
- Os desafios da mediatilização
- As características da mediatização
Novos professores, outros alunos - Modos de aprendizagem mediatizada
- O papel do professor
- Aspectos cognitivos relacionados à autodidaxia
- - "Como utilizar a imagem como fonte de saber?"
- "Como integrar este novo conhecimento adquirido pelos jovens frente às muitas telinhas?"
- "A competência específica de leitura de imagens e sinais eletrônicos" - A autodidaxia como característica dos modos de aprendizagem
- Andragogia, sociologia.
- O professor coletivo
- Ciberexcluídos - cibernáufragos
Espaço para registro de experiências no estudo das Mídias na Educação de Lane Primo aberto a comentários, contribuições e sugestões.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Mídia Educação - Cap 2 - Da Tecnologia à Comunicação Educacional - Belloni
Tópicos abordados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário