Autodidaxia[1]: novos modos de aprender
- Autodidaxia
- A formação do cidadão competente
- O desafio de Mc Luhan - como e o quê se aprende por intermédio das mídias
- O que a criança consome
- Os hábitos do telespectador
- As aptidões desenvolvidas pelas crianças que assistem muita TV
- As capacidades cognitivas desenvolvidas pelas crianças
- A comparação entre a TV, os games e as TICs
- O que a autonomia no conato com as mídias provoca
- Os riscos
- O impacto do avanço tecológico sore os processos e instituições sociais
- Os desafios - intervenção x reflexão
- O perfil do público: utilizador ou consumidor?
- O papel da escola
Dupla dimensão da integração das TICs na educação: mídia-educação e comunicação educacional - Questões:
- - "Como a instituição escolar vai lidar com este novo desafio?
- Como compreender os impactos muito fortes e específicos do avanço tecnológico neste campo, sobre processos e instituições relativos às estruturas simbólicas da sociedade: educação, comunicação, lazer, imaginário, cultura?" - As megatendências:
- demandas educacionais ampliadas
- convergência dos paradigmas presencial e a distância
- transformação nos papéis: professor coletivo e multicompetente - estudante autônomo
- integração das tecnologias
- mediatização do processo de ensino-aprendizagem - Dimensões a serem consideradas:
- ferramentas pedagógicas
- abordagens criativas, críticas e interdisciplinares - Novas áreas de estudo e pesquisa:
- Mídia educação ou educação para as mídias
- comunicação educacional ou educomunicação
Por que ensinar as mídias? - Len Masterman (1993) aponta 7 razões principais:
- consumo
- importância ideológica
- gestão da informação nas empresas
- mídia nos processos democráticos
- comunicação visual
- compreensão da época pelos jovens
- privatização das tecnologias da informação - O papel da escola no combate às desigualdades sociais
- Como a instituição escolar irá responder a este desafio?
[1] Autodidaxia: segundo Houaiss, mesmo que autodidatismo -
1 ato de estudar e adquirir instrução por si mesmo, dispensando a orientação de professores
2 qualidade de autodidata
Nenhum comentário:
Postar um comentário