sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mídia e Mediação Educativa - 25/1/08

Mídia e Mediação Educativa - p. 60-79

Remoto Controle [1]

Tópicos Abordados:

Entrevista Prof. Guillermo Orozco Gomes


  • Homo sapiens x Homo videns?
  • Relação dos jovens da era virtual x livro x tradição cultural
  • Influência dos formatos e da linguagem frenética da TV para jovens (estética do videoclipe)
  • Modernizar a escola ou os programas de TV para o público jovem?
  • Necessidade de política midiática na escola
  • Políticas públicas de educação de jovens na era virtual

Formato e linguagem

  • Questões sobre o debate TV ou livro - linguagem audiovisual ou escrita.
  • Público jovem e a linguagem
  • Dimensões da qualidade da produção de programas educativos
  • As características da narrativa
  • A relação conteúdo e forma
  • A participação de crianças e jovens
  • O envolvimento do jovem na produção de linguagens audiovisuais
  • O que considerar audiovisual? Qual a essência?
  • Os sete conceitos de qualidade na TV: perspectiva técnica, identificação da audiência, estética, ecologia, poder de mobilização , diferenças e multicultura.
  • A linguagem do jovem
  • O jogo e o videogame
  • A pedagogia do prazer
  • A linguagem do videoclipe
  • A relação do videoclipe com o cinema, a tendência de produção, a natureza gráfica de clipe, o grafismo.

Dilemas e estratégias de mercado

  • O poder na elaboração da programação
  • O que faz o público jovem ser atraente
  • A crítica à concepção dos programas para adolescentes
  • as diferenãs entre TV pública e comercial
  • Os desafios e os parâmetros da TV pública
  • As audiências para a TV pública e comercial

Mudança do perfil

  • A diferença entre a tV paga e a comercial
  • As características do público jovem
  • A crítica a TV paga
  • A mudança no mercado depois da TV paga
  • As dimensões de uma TV e seu significado
  • O saldo positivo ao longo do percurso

Comentários:

O capítulo faz parte de uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Comunicação e da Educação sobre dez programas da televisão brasileira dirigidos ao público jovem.

Alguns tópicos abordados são importantes para o meu estudo e chamaram a minha atenção, são eles:

  • Os sete conceitos de qualidade na tv que podem ajudar a criar relações do uso das mídias na EAD e, em breve, na TV Digital com este fim.
  • Um olhar mais crítico sobre o papel, as diferenças e as características das TVs paga, comercial e pública.
  • O despertar para os formatos e linguagens de meios como o jogo, o videogame e o grafismo televisual.
  • Uma reflexão sobre o que determina a programação e a responsabilidade sobre o seu conteúdo.

[1] Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes. ANDI, Unicef, Petrobras e Cortez Editora, 336p. www.cortezeditora.com.br.
[detalhes]

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