Remoto Controle [1]
Tópicos Abordados:
Entrevista Prof. Guillermo Orozco Gomes
- Homo sapiens x Homo videns?
- Relação dos jovens da era virtual x livro x tradição cultural
- Influência dos formatos e da linguagem frenética da TV para jovens (estética do videoclipe)
- Modernizar a escola ou os programas de TV para o público jovem?
- Necessidade de política midiática na escola
- Políticas públicas de educação de jovens na era virtual
Formato e linguagem
- Questões sobre o debate TV ou livro - linguagem audiovisual ou escrita.
- Público jovem e a linguagem
- Dimensões da qualidade da produção de programas educativos
- As características da narrativa
- A relação conteúdo e forma
- A participação de crianças e jovens
- O envolvimento do jovem na produção de linguagens audiovisuais
- O que considerar audiovisual? Qual a essência?
- Os sete conceitos de qualidade na TV: perspectiva técnica, identificação da audiência, estética, ecologia, poder de mobilização , diferenças e multicultura.
- A linguagem do jovem
- O jogo e o videogame
- A pedagogia do prazer
- A linguagem do videoclipe
- A relação do videoclipe com o cinema, a tendência de produção, a natureza gráfica de clipe, o grafismo.
Dilemas e estratégias de mercado
- O poder na elaboração da programação
- O que faz o público jovem ser atraente
- A crítica à concepção dos programas para adolescentes
- as diferenãs entre TV pública e comercial
- Os desafios e os parâmetros da TV pública
- As audiências para a TV pública e comercial
Mudança do perfil
- A diferença entre a tV paga e a comercial
- As características do público jovem
- A crítica a TV paga
- A mudança no mercado depois da TV paga
- As dimensões de uma TV e seu significado
- O saldo positivo ao longo do percurso
Comentários:
O capítulo faz parte de uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Comunicação e da Educação sobre dez programas da televisão brasileira dirigidos ao público jovem.
Alguns tópicos abordados são importantes para o meu estudo e chamaram a minha atenção, são eles:
- Os sete conceitos de qualidade na tv que podem ajudar a criar relações do uso das mídias na EAD e, em breve, na TV Digital com este fim.
- Um olhar mais crítico sobre o papel, as diferenças e as características das TVs paga, comercial e pública.
- O despertar para os formatos e linguagens de meios como o jogo, o videogame e o grafismo televisual.
- Uma reflexão sobre o que determina a programação e a responsabilidade sobre o seu conteúdo.
[1] Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes. ANDI, Unicef, Petrobras e Cortez Editora, 336p. www.cortezeditora.com.br.
[detalhes]
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