segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Banco de Desafios

Relação dos desafios que aparecem nos textos.

Quem sabe alguns deles poderão ser resolvidos pela pesquisa, fazer parte de futuros projetos, entre outras ações.


  • Superar o esquema do aluno como passivo receptor do conhecimento
  • Atender alunos de níveis diferentes
  • Preparar alunos para viver e sobreviver em um mundo onde a imagem e as relações simbólicas são as que configuram a realidade

Professores

  • Aprender a lidar com a demanda comunicacional dos novos alunos
  • Redimensionar a prática docente para adequar-se ao novo ambiente educacional e ao novo espaço de sociabilidade, organização e conhecimentos próprios da cibercultura.
  • Desenvolver estratégias para trabalhar pedagogicamente qualquer programa audiovisual seja ele bom ou mau com vistas à cumprir os objetivos educativos.
  • Sensibilizar os alunos para que possam estar conscientes dos sistemas de significados dominantes de maneira que possam se preparar para serem espectadores críticos e verdadeiros comunicadores.
  • Entender que as formas pelas quais os meios se comunicam abre a possibilidades de que os alunos questionem, desafiem e mudem o sistema de significados dominantes.

Mídias

  • Desenvolver:
    - formas de pensar e envolver os alunos na produção de linguagens audiovisuais
    - novas maneiras de experimentar linguagens e elaborar os próprios modelos narrativos em um ambiente plural, onde a criação possa ser livre e diversificada.
  • Relacionar critérios para avaliar a informação e as imagens.

[continuar]

Nenhum comentário: