Disponível em: http://www.senac.br/informativo/bts/332/artigo-7.pdf
Acesso: 14/01/2008
Tópicos abordados:
- A reflexão sobre o desafio dos docentes na mudança de paradigma de superar a transmissão de conteúdos para a produção colaborativa
- O novo papel do usuário nas tecnologias digitais
- O novo perfil da sociedade em rede
- A mudança de paradigma da comunicação que passa da lógica da transmissão para a lógica da interatividade
- As novas práticas comunicacionais e a criação de grupos de interesse
- O rompimento da mídia de massa baseada na transmissão provocado pela cibercultura e ciberespaço
- Os desafios para docentes e discentes na educação on-line
- As mudanças nos papéis do professor e do aluno na educação on-line
- Sugestões para melhorar o processo de ensino-aprendizagem com base em Lévy
- As exigências da educação on-line
- A interatividade (conceito, linha temporal, discussão, as mudanças, os aspectos fundamentais, a atuação do professor e alunos)
- A materialidade da ação interativa nas interfaces on-line (os princípios, os frutos, a identificação e o uso das ferramentas e as interfaces, as potencialidades)
- As conclusões
Os desafios para a mudança na postura da pedagogia da transmissão para a on-line. Utiliza como referencial teórico as críticas de Freire, Vygótsky e Tardif à pedagogia da transmissão. Aponta a interatividade como estratégia para o novo modelo de educação on-line, disponibiliza sugestões de aplicação de ferramentas e interfaces que podem promover a interatividade. O assunto foi abordado nos campos da Educação, Comunicação, Sociologia e Tecnologia.
Conclusões:
Os autores concluem no final que:
- é necessário desenvolver uma atitude comunicacional atenta às interações e a sua efetividade que passa pela percepção crítica de uma mudança paradigmática nesse tempo de evolução tecnológica.
Referencial teórico:
Os autores utilizaram como referencial teórico:
- A crítica ao modelo educacional baseado na pedagogia da transmissão de Paulo Freire
- O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como crítica ao modelo baseado na transmissão de informação no papel do professor.
- As interações concretas de Tardif - o agir-interativo - ensinar é estabelecer relações e desencadear com eles um processo de autoria e co-autorias.
Também foram citados:
- Castells para descrever a sociedade em rede
- Lemos para "a importância das TICs digitais aliadas ao contexto sociotécnico marcado pela passagem do computador pessoal (PC) para o computador coletivo (CC)" (p.82)
- Silva para a transição da lógica da transmissão para a lógica da interatividade
- Lévy para as definições de cibercultura e diberespaço
- Primo para uma abordagem sistêmico-relacional
- Marchand para o esquema clássico de comunicação (emissão-mensagem-recepção)
Apreciação:
O artigo dos autores trata-se de uma comunicação científica que apresenta uma fundamentação consistente para um tema relevante que é um desafio na educação on-line.
A contribuição está em estabelecer as relações entre educação, comunicação, sociologia e tecnologia. A linguagem é acessível, objetiva, clara e coerente com a realidade. O desenvolvimento foi realizado de maneira lógica e contextualizada, apresentou definições dos termos e sua aplicabilidade, o que faz o leitor leigo poder inteirar-se de maneira leve. As referências são variadas, enriquecedoras e bem relacionadas aos tópicos abordados.
A leitura é indicada às pessoas ligadas à educação em primeiro plano e se estende a todos que fazem parte de um processo comunicacional visto que o acesso às mídias se amplia e novas formas de leitura, interpretação e interferência são requeridas.
Processo de elaboração dessa resenha:
Essa elaboração obedeceu os seguintes passos:
- na primeira leitura, foram levantadas questões cujas respostas encontravam-se nos parágrafos ou trechos;
- na segunda leitura, as questões foram utilizadas para uma interpretação e análise;
- a partir do roteiro da elaboração de de resenhas foi realizada uma releitura para a organização e desenvolvimento desse texto.
Acréscimos aos estudos dessa pesquisadora:
- a visão crítica dos teóricos e as relações criadas
- um novo olhar sobre a aplicabilidade dos aspectos fundamentais da interatividade
- as possibilidades de aplicação nos cursos on-line
Algo que poderia ser melhor:
- Nas conclusões o sentimento dessa pesquisadora foi o de que faltaram constatações que fundamentassem as afirmações sobre a postura dos professores. Foi afirmado que os professores "sabem", "aprenderam", "entenderam", mas não encontrei no texto evidências que comprovassem. Qual a base de tais afirmações? Será que é fruto de uma pesquisa? Sondagem? Observação?
[1] Marco Silva, Mestre em Educação pela FGV-RJ e Doutor em Educação pela USP. É professor do departamento de Educação a Distância da UERJ e professor adjunto da PPGE, na linha de pesquisa Tecnologias da informação e da Comunicação nos Processos Educacionais da Unesa (Universidade Estácio de Sá).
[2] Tatiana Claro, pedagoga, mestranda em Educação pela Unesa, linha de pesquisa Tecnologias da informação e da Comunicação nos Processos Educacionais.
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