segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Análise Imagem-Matéria - Menina passa no Vestibular - 7/1/08

Matéria: Menina de 13 anos é aprovada em exame vestibular
(foto de Rodrigo Carvalho/Especial para o Povo)
Fonte: Jornal O Povo
Disponível em: http://digital.opovo.com.br/reader/zomm.asp?pg=opovo_26522/16233
Acesso: 7/1/08

Segundo Graells (2000) [1], as imagens - como mensagens audiovisuais - também são construídas segundo elementos morfológicos, entre eles:



  • Iconicidade ou abstração: característica que atribui a imagem ser ou não um reflexo da realidade:
    - figurativas: representam fielmente a realidade (ex. fotografia)
    - esquemática ou simbólica: tem algum similaridade com a realidade (ex. ícone)
    - abstrata: o significado é dado por convenções (ex. palavras em um rótulo)
  • Denotação e conotação: característica que atribui significados que depende da ambiguidade, da capacidade de sugestão e possíveis interpretações que possam suscitar.
  • Simplicidade ou complexidade: depende da iconicidade, organização e relação entre os elementos, assim como o contexto.
  • Originalidade ou redundância: refere-se a característica dos elementos serem novos ou já muito utilizados e conhecidos (estereótipos). Uma imagem muito original pode ser difícil de ser interpretada pelo receptor.

O que a imagem mostra:

  1. Iconicidade:
    - Figurativa: A imagem representa a realidade por se tratar de uma foto. Trata-se de uma adolescente em seu ambiente doméstico.
  2. Denotação/conotação: os objetos dispostos na imagem sugerem uma vida normal de adolescente que possui uma posição privilegiada em termos econômicos. Aparentemente, classe média-alta, colégio particular, situação confortável.
  3. Simplicidade/complexidade: a imagem é simples e de fácil compreensão.
  4. Originalidade/redundância: a imagem da adolescente caracteriza o estereótipo de jovens classe média-alta e não o estereótipo dos superdotados.

A interpretação:

  • Antes da leitura do texto: a foto tirada de cima para baixo dá um destaque para a cabeça o que pode levar à idéia de inteligência ou esperteza. A inclusão do notebook e os livros reforçam as boas condições de estudo que a garota possui.
    - Um novo olhar pode levantar algumas questões: foi sorte? qual o nível da prova? qual a nota mínima de aprovação?
  • Depois da leitura do texto: as impressões citadas foram confirmadas.

Pontos de discussão:

  • Usar o raciocínio lógico é ser superdotado? Até que ponto? Por quê?
  • Como lidar com alunos adiantados? O que os faz serem adiantados? Por que os demais não se adiantam?
  • Como equilibrar desenvolvimento emocional e intelectual?
  • Os professores estão capacitados a lidar com alunos adiantados?
  • Como trabalhar as diferenças de pensamento? Como o professor encara esse desafio? Como reage quando é questionado?
  • Resposta ou processo correto? Por quê?

[1] Veja nesse blog - La Alfabetización Audiovisual - Introducción al Lenguagem Audiovisual - Pere Marquès Graells.
Disponível em:
http://lpmidiaeduc.blogspot.com/2007/12/mapa-conceitual-la-alfabetizacin.html

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