(foto de Rodrigo Carvalho/Especial para o Povo)
Fonte: Jornal O Povo
Disponível em: http://digital.opovo.com.br/reader/zomm.asp?pg=opovo_26522/16233
Acesso: 7/1/08
Segundo Graells (2000) [1], as imagens - como mensagens audiovisuais - também são construídas segundo elementos morfológicos, entre eles:
- Iconicidade ou abstração: característica que atribui a imagem ser ou não um reflexo da realidade:
- figurativas: representam fielmente a realidade (ex. fotografia)
- esquemática ou simbólica: tem algum similaridade com a realidade (ex. ícone)
- abstrata: o significado é dado por convenções (ex. palavras em um rótulo) - Denotação e conotação: característica que atribui significados que depende da ambiguidade, da capacidade de sugestão e possíveis interpretações que possam suscitar.
- Simplicidade ou complexidade: depende da iconicidade, organização e relação entre os elementos, assim como o contexto.
- Originalidade ou redundância: refere-se a característica dos elementos serem novos ou já muito utilizados e conhecidos (estereótipos). Uma imagem muito original pode ser difícil de ser interpretada pelo receptor.
O que a imagem mostra:
- Iconicidade:
- Figurativa: A imagem representa a realidade por se tratar de uma foto. Trata-se de uma adolescente em seu ambiente doméstico. - Denotação/conotação: os objetos dispostos na imagem sugerem uma vida normal de adolescente que possui uma posição privilegiada em termos econômicos. Aparentemente, classe média-alta, colégio particular, situação confortável.
- Simplicidade/complexidade: a imagem é simples e de fácil compreensão.
- Originalidade/redundância: a imagem da adolescente caracteriza o estereótipo de jovens classe média-alta e não o estereótipo dos superdotados.
A interpretação:
- Antes da leitura do texto: a foto tirada de cima para baixo dá um destaque para a cabeça o que pode levar à idéia de inteligência ou esperteza. A inclusão do notebook e os livros reforçam as boas condições de estudo que a garota possui.
- Um novo olhar pode levantar algumas questões: foi sorte? qual o nível da prova? qual a nota mínima de aprovação? - Depois da leitura do texto: as impressões citadas foram confirmadas.
Pontos de discussão:
- Usar o raciocínio lógico é ser superdotado? Até que ponto? Por quê?
- Como lidar com alunos adiantados? O que os faz serem adiantados? Por que os demais não se adiantam?
- Como equilibrar desenvolvimento emocional e intelectual?
- Os professores estão capacitados a lidar com alunos adiantados?
- Como trabalhar as diferenças de pensamento? Como o professor encara esse desafio? Como reage quando é questionado?
- Resposta ou processo correto? Por quê?
[1] Veja nesse blog - La Alfabetización Audiovisual - Introducción al Lenguagem Audiovisual - Pere Marquès Graells.
Disponível em: http://lpmidiaeduc.blogspot.com/2007/12/mapa-conceitual-la-alfabetizacin.html
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