Robyn Quin e Mariano Sánchez Martinez [2]
Tópicos abordados:
- A importância dos textos visuais:
- Exemplos de textos visuais
- Motivos para estudar a linguagem visual e os textos visuais no currículo escolar
- Como se constrói um significado na linguagem visual
- O que são linguagens
- A importância dos textos visuais para o desenvolvimento intelectual dos alunos
- O sentido de "ler" a TV
- As habilidades que o estudo da linguagem visual pode desenvolver - Um marco para pensar em torno da linguagem visual
- Os elementos que interagem na produção de significdos nos textos visuais
- Como os professores podem trabalhar atividades de ensino em torno da linguagem audiovisual - Sistema de significados compartilhados
- Como criar significados
- A relação de dominância - A produção
- O processo de produção de textos visuais
- Como e porquê restringir o significado de um texto
- Textos visuais e literários - criação de significados
- A criação de significados ao longo do tempo - Fatores que afetam a produção
- Os fatores evidentes (e nem tanto)
- A interferência dos fatores financeiros e comerciais
- A influência do aparato tecnológico - A recepção
- Como a audiência recebe os textos visuais - Fatores que afetam a recepção
- Resutlado das pesquisas sobre as audiências
- A influência do poder dominante nos textos visuais
- O comportamento dos estudantes ante as mensagens visuais - O uso dos textos visuais em sala de aula
- Princípios que os professores devem levar em conta - O estabelecimento de propósitos
- Cuidados no estabelecimento de propósitos
- A expectativa sobre a relação dos alunos com os textos visuais
- O significado de desnaturalizar um texto visual - A centralidade em um aspecto limitado da linaguagem visual por vez
- Cuidados na leitura visual
- Vídeos - A valorização dos gostos e conhecimentos dos estudantes
- Como trabalhar a partir dos gostos dos estudantes
- Objetivos de ensinar textos visuais
- A conversão dos textos visuais em veículos - O atendimento a estudantes com necessidades especiais
- Cuidados para garantir o acesso
- Estereótipos - Recursos para ensinar textos visuais
- O conhecimento dos estudantes
- Os recursos de leitura
- Os acessos aos recursos - Recursos do centro escolar
- Os recursos disponíveis
- A exploração dos vídeos - Materiais emitidos e produzidos comecialmente
- Pontos para chamar atenção nos textos visuais comerciais - Outros recursos
- Conclusões
[1] Aprender a mirar. El lugar de los textos visuales em el curriculum escolar – Robyn Quin y Mariano Sánchez Martinez -
Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=15801221.
Acesso: 16/9/07
Nenhum comentário:
Postar um comentário