Introdução
- Mudanças no sistema educativo - interferências das mudanças social e econômica na educação
- LDB 9394/96 - inclui Educação Profissional
- Regulamentação da LDB
- Áreas mudam para Eixos Tecnológicos
- mudança na educação superior e depois no nível técnico/médio
- reavaliação dos portfólios - Catálogo Nacional de Cursos do Senac
- Necessidade de estudos mais aprofundados para o desenvolvimento da matriz de competências
- organização do currículo e do processo formativo - Metodologia de construção:
- discussão de conceitos
- elaboração das matrizes de competência - Objetivo:
Favorecer o trânsito entre as unidades, assegurando o aproveitamento e caminho no itinerário. - Resultado:
- observação de alguns conflitos de conceitos - Ação:
- alinhamento de conceitos
1. Projeto Político Pedagógico
- Memorial das revisões do PPP
- Referenciais de Educação Profissional Senac - 2004 - modelo de competências nos moldes da legislação vigente.
Característica - organização curricular relacionada ao desenvolvimento de competências em uma nova lógica para superar a hierarquização de disciplinas tecnicistas. Os pressupostos do PPP de 1998 forma mantidos. - O que deve ser compreendido como PPP?
Processo cntíno que se precoupa com o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para hegar lá", considerando contexto histórico presente, possibilidades futuras - educação que atenda as necessidades de desenvolvimento da sociedade e do indivíduo. - Pontos de apoio do PPP
Desenvolvimento da consciência crítica, envolvimento das pessoas, participação e cooperação das esferas do governo, autonomia, responsabilidade e criatividade no processo. - PPP - processo de conscientização e de formação cívica
- Construção coletiva - inovação metodológica que provocou ruptura epistemológica
- PPP - princípios políticos, filosóficos, pedagógicos -> intenções, prioridades, caminhos escolhidos -> papel social.
Ideal da instituição -> visão do humano e da sociedade. - Considerar:
questões sociais e pedagógias resultante do momento histórico - apontar ideais -> proposta mais aceitável e potencialmente inovadora. - Indagações:
Reflexão critica -> problemas da sociedade e da educação para encontrar as alternativas de intervenção na realidade, buscando sua transformação. - Princípios norteadores
- Atores na construção
- Considerar: o contexto global e local, a fundamentação legal e os pressupostos educativos da instituição
- Características do contexto global
- Características do contexto local
- Legislação
- Os pressupostos educativos
- Os novos requisitos profissionais
- Novos princípios e valores do ensino e da aprendizagem -> apropriação de fundamentos científicos e tecnológicos do processo de trabalho
- Processo participativo
- O que se espera do PPP?
- Produto e processo -> exequìvel
- Tópicos do PPP: contexto social, político e econômico; metas e objetivos; áreas de atuação; prioridades; estratégias de ação; recursos disponíveis; acompanhamento e avaliação.
- Abrangência dos documentos
- Conceito de currículo, segundo Sacristán.
2. Currículo - Significados de currículo
- Da Silva: currículo -> práxis
- Silva: várias visões diferentes ângulos, forma dinâmica. Não é importante o conceito, mas as questões que pretende responder.
- Currículo como construção social e cultural. Oliveira.
- Considerações sobre o uso do termo na geração de conceitos e definições.
- Visual usual - caminho profissional e vivência acadêmica. Núcleo central -> ponto de vista pessoal e profissional.
- Função: atender às necessidades do mundo e da sociedade.
- O direcionamento para a educação - como começou (séc. XVI)
- A representatividade do currículo na educação
44. A relação organização - currículo
45. Sacristan - currículo representa a efetivação do PPP
46. Currículo fundamentado a partir da construção cultural que o identifica. Currículo estabelece contornos às ações escolares conforme as diretrizes do PPP.
47. Currículo concreto = análise dos processos de ensino e de aprendizagem
48. Currículo que abrange todo e qualquer fenômeno educacional
49. Currículo = plano de curso?
50. Currículo + amplo que o plano de curso. Envolve todas as atividades de uma instituição
51. Currículo segundo o INEP.
52. Influência da escola na experiência dos alunos, as atividades extras também fazem parte do currículo.
53. As razões do reducionismo do tema
54. Conceito do Inep
55. Considerações
56. Definições segundo Duarte (restrito e amplo)
57. A definição restrita remete ao Plano de Curso
58. Na ampliada, expande para outras situações de aprendizagem.
59. Currículo na perspectiva de realização integral do cidadão.
60. A função da escola
61. Foco no aluno
62. Elementos a serem considerados na elaboração do currículo
63. Organização curricular - competências - características funcionalistas
64. Kuenzer - formação de trabalhadores
65. Sacristan - currículo elemento nuclear
66. O que o currículo define.
67. A intencionalidade da instituição
68. O Plano de Curso - relação com o currículo -> como representação da justificativa específica para a existência de determinado curso.
69. A responsabilidade dos atores na construção do PC
70. O que deve conter o PC
71. Os cuidados com a capacitação do corpo docente
72. Síntese
3. Matriz de Competências
73. A adequação das forças de trabalho ao processo produtivo (Deluiz)
74. Competência busca eficácia e eficiência -> aumentar a produtividade - flexibilidade, auto-desenvolvimento - empregabilidade
75. Mudança na forma de organização dos grupos/trabalhadores e empregadores - ação dialógica
76. A mudança/transformação das bases de gestão do trabalho -> educação profissional
- mobilização - ressignificação diante da imprevisão das situações de trabalho.
77. Pontos positivos: inserção dos saberes tácitos
78. Conceito de competência: capacidade de atuar mobilizando conhecimentos
79. Desafio: transformar a formação para o trabalho em uma nova integração possível entre exigências do mercado e expectativa de realização humana, sem sobreposições.
80. Trabalho como princípio educativo
81. A co-responsabilidade: educação - política - economia - empregabilidade como projeção da formação para o trabalho
82. Etapas organizacionais para a construção das matrizes de competências. PPP -> currículo -> itinerários
83. MC como forma de unificar as bases teórico-conceituais
- dar sentido à metodologia de avaliação de competências para fins de aproveitamento de estudos e certificação
84. Consenso - referencial construtivista - crítico-emancipa tório
85. Referencial construtivista - esquema operacional mental + domínios cognitivos superiores mobilizando saberes - perspectiva funcionalista
86. Desvantagem - transformam em objetivos
87. Referencial crítico-emancipatória: multidimensional
88. Competências - saberes em ação - movimento de interação permanente desses saberes
89. - Aponta rupturas
- ênfase no indivíduo
- Debate do conceito de autonomia
- Educação centrada na dimensão sócio-política
90. Proposta de construção
construtivista + provocações crítico-emancipatórias
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