terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Formação do professor - Andréa Ramal

Formação do professor - Andréa Ramal [1]

Tópicos abordados:
  1. Professor - mediador - pesquisador
  2. Processos educacionais
  3. Modelo clínico de formação
  4. Preparação pedagógica
  5. Professor tomador de decisões x professor significador
  6. Ação como expressão do pensamento
  7. Reflexão-ação
  8. Falhas: de propósito, de método, de significação.
  9. Propósito - descobrir por quê e o quê
  10. Os 3 riscos no uso do computador:
    - reprodução de paradigmas anteriores do ensino
    - como substituto da máquina de escrever e calcular
    - como passatempo
  11. Método - estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com o auxílio do computador.
  12. Estratégias metacognitivas que envolvam o computador como auxiliar na aprendizagem.
  13. Definição de objetivos - falta de clareza
  14. Criticidade da informação coletada
  15. Alunos tem a expectativa por um arquiteto cognitivo
  16. Análises da informação - foco - necessidade de qualificação
  17. Atividade de modelagem: abstrair aspectos mais importantes da realidade para poder representar no computador para depois processar e produzir algo.
  18. Falha de significação - capacitação para o uso x construção de sentido
  19. Em qual contexto da educação tecnológica se processa?
  20. Fatores da resistência dos professores:
    - insegurança
    - medo de danificar equipamentos de custo elevado
    - dualidade condições da escola e condições socioeconômica do professor
    - preconceito contra o uso do computador -> associação à sociedade do consumo e caráter excludente da globalização
    - potencial das tecnologias como geradoras de subversão das estruuras escolares rígidas e estáveis
    - receio da multidisciplinaridade que invade a escola
    - acomodação pessoal e profissional

[1] Educação na Cibercultura - Hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Andréa Cecília Ramal. p. 230-246

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