Tópicos abordados:
- Professor - mediador - pesquisador
- Processos educacionais
- Modelo clínico de formação
- Preparação pedagógica
- Professor tomador de decisões x professor significador
- Ação como expressão do pensamento
- Reflexão-ação
- Falhas: de propósito, de método, de significação.
- Propósito - descobrir por quê e o quê
- Os 3 riscos no uso do computador:
- reprodução de paradigmas anteriores do ensino
- como substituto da máquina de escrever e calcular
- como passatempo - Método - estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com o auxílio do computador.
- Estratégias metacognitivas que envolvam o computador como auxiliar na aprendizagem.
- Definição de objetivos - falta de clareza
- Criticidade da informação coletada
- Alunos tem a expectativa por um arquiteto cognitivo
- Análises da informação - foco - necessidade de qualificação
- Atividade de modelagem: abstrair aspectos mais importantes da realidade para poder representar no computador para depois processar e produzir algo.
- Falha de significação - capacitação para o uso x construção de sentido
- Em qual contexto da educação tecnológica se processa?
- Fatores da resistência dos professores:
- insegurança
- medo de danificar equipamentos de custo elevado
- dualidade condições da escola e condições socioeconômica do professor
- preconceito contra o uso do computador -> associação à sociedade do consumo e caráter excludente da globalização
- potencial das tecnologias como geradoras de subversão das estruuras escolares rígidas e estáveis
- receio da multidisciplinaridade que invade a escola
- acomodação pessoal e profissional
[1] Educação na Cibercultura - Hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Andréa Cecília Ramal. p. 230-246
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