domingo, 10 de janeiro de 2010

Cap. 45 - A Aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem - Brasilina Passarelli

A Aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem - Brasilina Passarelli [1]

Tópicos abordados

Introdução
  1. Rede - significado do termo
  2. Redes sociais - visão da sociologia
  3. Redes como modo de produção capitalista
  4. Organizações sociais em rede facilitada pela tecnologia
  5. A compreensão da complexidade do aspecto humano
  6. Conversações - relacionamentos - negócios
  7. A produção em rede não segue regras de mercado, gera novos artefatos culturais.
  8. A aprendizagem através de conteúdos disponibilizados na rede e sua organização torna um ato social. O conhecimento é a moeda, a colaboração a prática real.

    Comunidades virtuais de aprendizagem: breve estado da arte
  9. Modelo conceitual da internet: horizontal oposto ao vertical de outros ambientes
  10. Ideais de neutralidade e igualdade - relação com os hippies da década de 60 contemporâneos dos criadores.
  11. Início as comunidades
  12. Conteúdo aberto, código aberto.
  13. OpenContent - David Wiley. Conteúdos livres.
  14. Creative Commons - acervo de trabalhos abertos
  15. Licenças - minimizar propriedade do copyright
  16. Elementos fundamentais para a existência das comunidades virtuais - satisfação das necessidades individuais, conteúdos específicos precisam ser dominados pelo grupo, os participantes compartilham interesses e objetivos comuns, os protocolos sociais (rituais, normasi e leis próprias à interação do grupo)
  17. 2ª geração - comunidades virtuais de aprendizagem - relacionamento, publicação de conteúdo - interação cultural
  18. Fidelização de usuários por meio de estratégias
    Sociedade sem território, sem transitoriedade de eventos ou tipo de permanência.
  19. Comunidades virtuais de aprendizagem no ensino formal - extensão da escola.

    Criando comunidades virtuais de aprendizagem e de prática como disciplina de pós-graduação da ECA/USP
  20. A observação da conversação na rede - fonte de inovação
  21. Definição de aprendizagem - Wenger
  22. Definição de comunidades de prática
  23. Caracterização das comunidades virtuais de aprendizagem
  24. Características de suas práticas
  25. A ética como elemento mediador (Palloff & Pratt)
  26. Metodologia - pesquisa-ação
  27. Conceitos característicos da sociedade em rede
  28. As ênfases: produção coletiva na Web, criação de novas relações de poder a partir das interações propiciadas pelas ferramentas digitais.
  29. Vertentes da educomunicação:
    - educação para comunicação
    - pedagogia da comunicação
  30. Objetivos do trabalho

    Principais características do portal CCVAP
  31. Características do portal
  32. Atividades interacionais
  33. Comunidade de aprendizagem - negociações

    CCVAP: o que nós aprendemos até agora
  34. Lições aprendidas
  35. Produtos gerados
  36. Repositório - processo de criação
  37. As observações
  38. Conclusões
  39. Elementos constituintes

Para saber mais:
  • [1] Cap. 45 - A Aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem. Brasilina Passarelli in Educação a distância - o estado da arte. Fredric M. Litto, Marcos Formiga. Org. Pearson Prentice Hall - Abed. p. 325-331

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