Tópicos abordados
Introdução
- Rede - significado do termo
- Redes sociais - visão da sociologia
- Redes como modo de produção capitalista
- Organizações sociais em rede facilitada pela tecnologia
- A compreensão da complexidade do aspecto humano
- Conversações - relacionamentos - negócios
- A produção em rede não segue regras de mercado, gera novos artefatos culturais.
- A aprendizagem através de conteúdos disponibilizados na rede e sua organização torna um ato social. O conhecimento é a moeda, a colaboração a prática real.
Comunidades virtuais de aprendizagem: breve estado da arte - Modelo conceitual da internet: horizontal oposto ao vertical de outros ambientes
- Ideais de neutralidade e igualdade - relação com os hippies da década de 60 contemporâneos dos criadores.
- Início as comunidades
- Conteúdo aberto, código aberto.
- OpenContent - David Wiley. Conteúdos livres.
- Creative Commons - acervo de trabalhos abertos
- Licenças - minimizar propriedade do copyright
- Elementos fundamentais para a existência das comunidades virtuais - satisfação das necessidades individuais, conteúdos específicos precisam ser dominados pelo grupo, os participantes compartilham interesses e objetivos comuns, os protocolos sociais (rituais, normasi e leis próprias à interação do grupo)
- 2ª geração - comunidades virtuais de aprendizagem - relacionamento, publicação de conteúdo - interação cultural
- Fidelização de usuários por meio de estratégias
Sociedade sem território, sem transitoriedade de eventos ou tipo de permanência. - Comunidades virtuais de aprendizagem no ensino formal - extensão da escola.
Criando comunidades virtuais de aprendizagem e de prática como disciplina de pós-graduação da ECA/USP - A observação da conversação na rede - fonte de inovação
- Definição de aprendizagem - Wenger
- Definição de comunidades de prática
- Caracterização das comunidades virtuais de aprendizagem
- Características de suas práticas
- A ética como elemento mediador (Palloff & Pratt)
- Metodologia - pesquisa-ação
- Conceitos característicos da sociedade em rede
- As ênfases: produção coletiva na Web, criação de novas relações de poder a partir das interações propiciadas pelas ferramentas digitais.
- Vertentes da educomunicação:
- educação para comunicação
- pedagogia da comunicação - Objetivos do trabalho
Principais características do portal CCVAP - Características do portal
- Atividades interacionais
- Comunidade de aprendizagem - negociações
CCVAP: o que nós aprendemos até agora - Lições aprendidas
- Produtos gerados
- Repositório - processo de criação
- As observações
- Conclusões
- Elementos constituintes
Para saber mais:
- [1] Cap. 45 - A Aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem. Brasilina Passarelli in Educação a distância - o estado da arte. Fredric M. Litto, Marcos Formiga. Org. Pearson Prentice Hall - Abed. p. 325-331
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