quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Novas mídias: A Hipermídia e a sua roteirização - Gosciola - Cap. 1

Novas mídias: A Hipermídia e a sua roteirização - Gosciola - Cap. 1

Tópicos abordados:

  1. Quais capacidades a tecnologia digital amplia? Já nasceram os grandes criadores de hipermídia?
  2. Questões inquietantes:
    "Já foram produzidas obras que ralmente exploram toda a expressividade desse meio relativamente novo?
    Já é conhecido todo o alcance da expressividade desse meio?
    Já foram superados todos os desafios em transformar tal meio em fluente plataforma de comunicação?
    Já form potencializados todos os seus mecanismos de comunicação?
    Já se exige um apuro de linguagem no desenvolvimento de uma obra em hipermídia?"
  3. Investigar aspectos da linguagem hipermídia antes do roteiro
  4. O que é e qual é o contexto em que se encontra a hipermídia?
  5. Qual o poder da convergência das tecnologias?
  6. O que previu Paul Otlet?
  7. O que é autoração?
  8. O que é a roteirização?
  9. Qual a aplicação?

    A hipermídia como mídia e sistema de comunicação
  10. O que é mídia?
  11. O que é meio de comunicação?
  12. O que é comunicação?
  13. Homo ludens - symbolicum
  14. Animal simbólico - homo videns - homo media
  15. Qual o processo de comunicação adotado?
  16. Comunicação de massa
  17. Os meios e seus suportes
  18. Narrativa impressa para narrativa não linear - 5 séculos e meio

    Distinguinto a hipermídia de texto, hipertexto e multimídia
  19. Diversas interpretações para hipermídia
  20. Quais os atributos do texto?
  21. Hipertexto - elos semânticos - não linear
  22. Elementos do hipertexto
  23. Hipertexto - visão tecnológica
  24. Multimídia - integração? comunicação? navegação?
  25. Cibertexto - variação do hipertexto?
  26. Padrão do hipertexto - qual?
  27. As mudanças na estrutura literária
  28. Qual a melhoria que a hipermídia promove?
  29. Quais as formas da palavra digital?
  30. Qual a contribuição das linguagens script?
  31. O percurso pessoal do leitor
  32. O controle - será?
  33. Sucessõse expositivas como guia
  34. Hipermídia como extensão da noção do texto em hipertexto com a inclusão de informações visuais, sonoras e outras formas de dados.
  35. Hipermídia - conteúdo de hipertexto é ampliado com som digitalizado, animação, vídeo, RV e 3D.
  36. Diferença entre hipermídia e multimídia - volume e interatividade
  37. Como deve ser a formação do profissional em hipermídia
  38. Analogia entre o autor da narrativa digital e o coreógrafo
  39. Como a hipermídia está definida para este livro?
  40. A que se aplica?
  41. Definição de hipermídia
  42. Hipermídia como agregador de linguagens
  43. O que é roteirizar uma obra hipermídia?
  44. Questões:
    "Para o que o realizador de hipermídia deve estar atento ao roteirizar?
    Projetar e produzir uma obra em hipermídia é o que está acima deste ou daquele software?"
  45. "Achar modos para dizer exatamente o que estamos vendo" - Michael Joyce
  46. Para agir (interagir) com o objeto na interface -> achar modo de dizer o que, com o que, como...
  47. Por que estudar o link?
  48. De que forma a TV deixa de ser multi para ser hipermída?
  49. Qual a relação entre o usuário e o produto baseado em tecnologia digital a partir dos conceitos hipermídia e multimídia?

    O roteiro na evolução da cultura da hipermídia
  50. Protohipermídias
  51. Convergência das mídias -> síntese das linguagens

    A escrita e a literatura para a hipermídia
  52. Historicamente quais os períodos de desenvolimento da escrita?
  53. Qual a característica da escrita das idéias?
  54. Escrita -> meio de comunicação visual
  55. Escrita -> hipermídia <-> meio visual - meio audiovisual
  56. Qual a característica da escrita sintática?
  57. Qual a característica da escrita analítica?
  58. Pictograma - Ideograma <-> Silabário - Alfabeto
  59. Quais as evidências da não linearidade na leitura nos tempos antigos?
  60. Como era essa leitura?
  61. Qual a característica da escrita silábica?
  62. A evolução do alfabeto
  63. Qual a característica da escrita romana?
  64. Quais as formas de escrita a partir da evolução para o desenho?
  65. Qual(is) as consequências da evolução para os processos comunicacionais?
  66. Sociedade das massas - arte das massas
  67. A que atende a multiplicidade da arte?
  68. Qual o mecanismo interno à multiplicidade?
  69. Arte permutacional
  70. O primeiro livro ilustrado
  71. Comenius -> imagem em processos educacionais
  72. Qual a contribuição para a didática?
  73. Quais as correntes da literatura não linear?
  74. Qual a contribuição do concretismo?
  75. Dom Quixote - leitura como um mapa - não linear
  76. Leitura em rede - leitura circular
  77. Malba Tahan - trânsito em planos narrativos
  78. Técnica cut-up - fragmentário - qual a dinâmica?
  79. Qual o significado de uma narrativa aberta?
  80. Exemplos de leituras não lineares que compõem uma única história



Veja também:

Nenhum comentário: