domingo, 22 de agosto de 2010

Cap. 6 - Estilos de Aprendizagem - uma experiência na empresa - Lia Cristina B. Cavellucci

Cap 6. Estilos de Aprendizagem: uma experiência na empresa
Lia Cristina B. Cavellucci [1]

Tópicos abordados:

Introdução
  1. Qual a diferença no aprender de cada pessoa?
  2. Do que depende nossa vida pessoal e profissional no contexto da mudança e da velocidade?
  3. O que incluir como objetivo de aprendizagem?
  4. De que maneira melhorar o desempenho como aprendiz?
  5. Que fatores influenciam o processo de aprendizagem?
  6. Qual a relação entre os fatores, o processo de aprendder e o desenvolvimento do ser?
  7. Qual a relação entre os estágios de desenvolvimento cognitivo e as passagens das fases da vida de uma pessoa?
  8. A que se atribui as diferenças no processo?
  9. O que pontuar sobre a visão individual da aprendizagem?
  10. O que é o modelo organizador?
  11. Os dados do modelo organizador procedem de onde?
  12. Qual o filtro que o sujeito aplica ao elaborar o modelo organizador?
  13. Quais os pontos positivos e negativos na elaboração do módulo?
  14. Qual a característica do modelo organizador?
  15. Qual a relação entre a representação da realidade e os modelos organizadores?

    Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem
  16. Qual o significado de estilo cognitivo?
  17. Quais as dimensões que definem os tipos psicológicos?
  18. Como é feita a definição de um tipo psicológico?
  19. Qual a aplicação do MBTI?
  20. Qual a definição de estilo pessoal? Que aspectos o compõem?
  21. O que é estilo cognitivo?
  22. Quais as dimensões?
  23. Quais as combinações?
  24. Qual o efeito das combinações?
  25. Por que é importante entender a diferença entre estilo, habilidade e estratégia?
  26. Qual a característica de cada uma delas?
  27. O que é estilo de aprendizagem para Felder?
  28. O que considera como positivo?
  29. O que acontece quando só um estilo é utilizado?
  30. E quando é personalizado?
  31. Qual o objetivo da educação, segundo Felder?
  32. Quais as dimensões?
  33. Quais pontos são comuns entre Riding e Felder?
  34. Qual a diferença?
  35. O que a autora considera como estilo de aprendizagem no estudo?
  36. O que considera como estratégias?
  37. Qual a função?

    Um estudo sobre estilos de aprendizagem
  38. O que levar em conta no desenho do ambiente virtual de aprendizagem para adultos profissionais escolarizados?
  39. Características do Controle Estatístico de Processos - CEP (específico do estudo)
  40. Descrição do experimento
  41. Dimensão verbal - visual
  42. Qual o foco da observação?
  43. Resultados
  44. A associação com holística - analítica - uma possibilidade?
  45. Quadro com a preferência do estilo
  46. Qual o conceito de informação para o aluno?
  47. Qual a diferença para o aluno entre informação x imagem?
  48. Qual a tendência demonstrada pelos resultados?
  49. Qual a hipótese?
  50. O que acontece na educação formal?
  51. Qual o mecanismo? Estilo x estratégia?
  52. As constatações
  53. Verbal x aprendizagem
  54. Rótulo! - quando alguém se sobressai em um estilo específico
  55. Qual a compensação quando há a deficiência de um estilo?
  56. Impresso x digital? há diferença para o aluno?
  57. Estilos x hipertexto
  58. Verbal - imagético -> formas de armazenar/recuperar informação
  59. Imagem - lista
  60. Verbal - história

    Conclusão
  61. Consciência sobre os processos - aprender a aprender
  62. Premissas que sugerem chances de sucesso no desenho do ambiente de aprendizagem
Conceitos relacionados:
  • Piaget (1972) - estágios de desenvolvimento cognitivo atrelados a faixas etárias em crianças e adolescentes
  • Moreno, Sastre, Bovet & Leal (2000, p. 157) - "defendem visão mais individualizada. Consideram que o trabalho de Piaget procura constantes na estrutura de pensamento, não se aplicando necessariametne a todos os sujeitos. Argumentam que isso depende do contexto". Atribuem que cada pessoa tem um modelo organizador para lidar com suas estruturas.
  • Allport (1937) - estilo cognitivo
  • Myers e Briggs (1940) - Myers-Briggs type indicator (2002) - MBTI - tipos psicológicos baseados na tipologia de Carl Jung - os arquétipos.
  • Myers (1995) - aplicações do MBTI
  • Riding & Rayner (1998) - estilo pessoal
  • Felder (2002) - estilo de aprendizagem
  • Atkins et al (2002), Graf (2001), Moss & Hale (2001) - relação dos estilos cognitivos e diferentes abordagens de navegação em hipertextos

Comentário:
  • Texto claro, bem escrito. Estruturado, baseado em dados, apresenta descrição e metodologia.
  • A análise dos depoimentos foi bastante interessante. As conexões feitas com as atitudes do grupo tais como a criação de estereótipos (rótulo) - quando um dos elementos que não possui a mesma característica (do estilo predominante) é apontado como diferente (resistente, não entende, tem dificuldades).
  • Acredito que as conclusões poderiam ter sido mais discutidas
  • A exposição dos procedimentos e artefatos utilizados foi clara e havia o cuidado de informar os motivos que levaram as decisões e escolhas.
  • A relação imagem (síntese) x verbal (análise) não foi novidade, mas apresentou um novo olhar.

Relação com a (minha) prática:
  • Considero positivo a análise comportamental e é um aspecto a ser considerado nos meus futuros estudos.
  • As sugestões e cuidados para a criação do ambiente de aprendizagem no meu caso não apresentaram novidades, mas certamente vão contribuir para os novatos.
  • Foi uma leitura agradável e proveitosa

[1] Cavellucci, Lia Cristina B. Estilos de Aprendizagem: uma experiência na empresa. p. 156-176 in Aprendizagem Na Era Das Tecnologias Digitais. Organizadores: Valente, Baranauskas e Mazzone. Cortez: São Paulo. 2008.

Nenhum comentário: