Lia Cristina B. Cavellucci [1]
Tópicos abordados:
Introdução
- Qual a diferença no aprender de cada pessoa?
- Do que depende nossa vida pessoal e profissional no contexto da mudança e da velocidade?
- O que incluir como objetivo de aprendizagem?
- De que maneira melhorar o desempenho como aprendiz?
- Que fatores influenciam o processo de aprendizagem?
- Qual a relação entre os fatores, o processo de aprendder e o desenvolvimento do ser?
- Qual a relação entre os estágios de desenvolvimento cognitivo e as passagens das fases da vida de uma pessoa?
- A que se atribui as diferenças no processo?
- O que pontuar sobre a visão individual da aprendizagem?
- O que é o modelo organizador?
- Os dados do modelo organizador procedem de onde?
- Qual o filtro que o sujeito aplica ao elaborar o modelo organizador?
- Quais os pontos positivos e negativos na elaboração do módulo?
- Qual a característica do modelo organizador?
- Qual a relação entre a representação da realidade e os modelos organizadores?
Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem - Qual o significado de estilo cognitivo?
- Quais as dimensões que definem os tipos psicológicos?
- Como é feita a definição de um tipo psicológico?
- Qual a aplicação do MBTI?
- Qual a definição de estilo pessoal? Que aspectos o compõem?
- O que é estilo cognitivo?
- Quais as dimensões?
- Quais as combinações?
- Qual o efeito das combinações?
- Por que é importante entender a diferença entre estilo, habilidade e estratégia?
- Qual a característica de cada uma delas?
- O que é estilo de aprendizagem para Felder?
- O que considera como positivo?
- O que acontece quando só um estilo é utilizado?
- E quando é personalizado?
- Qual o objetivo da educação, segundo Felder?
- Quais as dimensões?
- Quais pontos são comuns entre Riding e Felder?
- Qual a diferença?
- O que a autora considera como estilo de aprendizagem no estudo?
- O que considera como estratégias?
- Qual a função?
Um estudo sobre estilos de aprendizagem - O que levar em conta no desenho do ambiente virtual de aprendizagem para adultos profissionais escolarizados?
- Características do Controle Estatístico de Processos - CEP (específico do estudo)
- Descrição do experimento
- Dimensão verbal - visual
- Qual o foco da observação?
- Resultados
- A associação com holística - analítica - uma possibilidade?
- Quadro com a preferência do estilo
- Qual o conceito de informação para o aluno?
- Qual a diferença para o aluno entre informação x imagem?
- Qual a tendência demonstrada pelos resultados?
- Qual a hipótese?
- O que acontece na educação formal?
- Qual o mecanismo? Estilo x estratégia?
- As constatações
- Verbal x aprendizagem
- Rótulo! - quando alguém se sobressai em um estilo específico
- Qual a compensação quando há a deficiência de um estilo?
- Impresso x digital? há diferença para o aluno?
- Estilos x hipertexto
- Verbal - imagético -> formas de armazenar/recuperar informação
- Imagem - lista
- Verbal - história
Conclusão - Consciência sobre os processos - aprender a aprender
- Premissas que sugerem chances de sucesso no desenho do ambiente de aprendizagem
- Piaget (1972) - estágios de desenvolvimento cognitivo atrelados a faixas etárias em crianças e adolescentes
- Moreno, Sastre, Bovet & Leal (2000, p. 157) - "defendem visão mais individualizada. Consideram que o trabalho de Piaget procura constantes na estrutura de pensamento, não se aplicando necessariametne a todos os sujeitos. Argumentam que isso depende do contexto". Atribuem que cada pessoa tem um modelo organizador para lidar com suas estruturas.
- Allport (1937) - estilo cognitivo
- Myers e Briggs (1940) - Myers-Briggs type indicator (2002) - MBTI - tipos psicológicos baseados na tipologia de Carl Jung - os arquétipos.
- Myers (1995) - aplicações do MBTI
- Riding & Rayner (1998) - estilo pessoal
- Felder (2002) - estilo de aprendizagem
- Atkins et al (2002), Graf (2001), Moss & Hale (2001) - relação dos estilos cognitivos e diferentes abordagens de navegação em hipertextos
Comentário:
- Texto claro, bem escrito. Estruturado, baseado em dados, apresenta descrição e metodologia.
- A análise dos depoimentos foi bastante interessante. As conexões feitas com as atitudes do grupo tais como a criação de estereótipos (rótulo) - quando um dos elementos que não possui a mesma característica (do estilo predominante) é apontado como diferente (resistente, não entende, tem dificuldades).
- Acredito que as conclusões poderiam ter sido mais discutidas
- A exposição dos procedimentos e artefatos utilizados foi clara e havia o cuidado de informar os motivos que levaram as decisões e escolhas.
- A relação imagem (síntese) x verbal (análise) não foi novidade, mas apresentou um novo olhar.
Relação com a (minha) prática:
- Considero positivo a análise comportamental e é um aspecto a ser considerado nos meus futuros estudos.
- As sugestões e cuidados para a criação do ambiente de aprendizagem no meu caso não apresentaram novidades, mas certamente vão contribuir para os novatos.
- Foi uma leitura agradável e proveitosa
[1] Cavellucci, Lia Cristina B. Estilos de Aprendizagem: uma experiência na empresa. p. 156-176 in Aprendizagem Na Era Das Tecnologias Digitais. Organizadores: Valente, Baranauskas e Mazzone. Cortez: São Paulo. 2008.
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