Tópicos abordados:
- Qual o ponto de alinhamento para as novas mídias?
- Qual o conceito adotado de hipermídia?
- Qual o foco do estudo?
- Qual o propósito?
- Qual a característica da obra midiática?
- O que é contar histórias?
- Qual o conceito de obra e de obra prima?
- Qual o diferencial das novas mídias? Qual o sinônimo?
- Qual a diferença?
- O que acontece com a narrativa?
- Como se chama aquele que esá em contato com as novas mídias?
- O que é um interator?
- Qual o conceito de interator e novas mídias?
- Como conceituar novas mídias e hipermídia?
- Qual a diferença na contação de história em multimídia e nas mídias tradicionais?
- O que significa hibridizar?
- Qual a definição de audiovisual, segundo Bettetini?
- Qual a relação com os sentidos?
- Como lidar com tamanha complexidade?
- Quais os procedimentos?
- A hipermídia como novo paradigma de comunicação
- Teoria do conhecimento complexo
- Qual a proposta?
- Hipermídia -> composição dos meios -> potencialização da comunicação
- Como lidar para garantir a unicidade da obra?
- Imagem - roteiro - rompimento da linearidade da expressão
- Roteirização de sites
- Roteiro de produções hipermidiáticas -questões de comunicação
- Sentido - qual o sentido do objeto? Qual o conceito de comunicação?
- O que é hipermídia para o livro?
- Como a hipermídia se materializa?
- O que é uma hipermídia que não está em uso?
- Como se dá o estudo?
- A organização dos assuntos
- Interator - Janet Murray (1998)
- Audiovisual - Gianfranco Bettetini (1996)
- Conceito de novas mídias - Lev Manovich (2001)
- Narrativa direta em uma história multimídia - Rolando De Wolk (2001)
- Hipermídia como novo paradigma da comunicação - Thomas Kuhn (1998)
- O emprego de termos de um modo preciso - Ludwig Wittgenstein (1996)
- Potencialidade da hibridação dos meios - Marshall McLuhan (1998)
- A imagem como roteiro - Luli Radfahrer (2000)
- O sentido do objeto e suas relações com outros objetos - Hans Ulrich Gumbrecht (1998)
- Novo olhar sobre o tema. Foi bomver e rever os conceitos básicos e suas relações. Desconstrui alguns deles para compor um novo formato.
- Alguns aspectos vale a pena repetir:
- O foco nas relações criadas do que nos objetos (significado e interpretação)
- Diferenciação - audiovisual, hipermídia e hipertexto
- Conceito de "hibridação" - seria o mesmo de transmídia?
- A relação sensorial - onde fica a abstração?
- Interator -> os itinerários formativos?
- Conhecimento complexo - ligação de cada informação e cada conhecimento ao seu contexto -> aprendizagem significativa?
- A mudança dos formatos dos livros na Bienal -> do impresso para o interativo (Bienal de São Paulo 2010- livro eletrônico)
[1] Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas, de autoria de Vicente Gosciola, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. O livro desenvolve reflexões e análises sobre a estrutura narrativa e sua roteirização para os meios audiovisuais, desde o cinema até as mídias interativas, como sites e games.
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