segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Roteiro para novas mídias: do cinema às mídias interativas - Gosciola - Apresentação

Roteiro para novas mídias: do cinema às mídias interativas - Gosciola - Apresentação

Tópicos abordados:
  1. Qual o ponto de alinhamento para as novas mídias?
  2. Qual o conceito adotado de hipermídia?
  3. Qual o foco do estudo?
  4. Qual o propósito?
  5. Qual a característica da obra midiática?
Introdução:
  1. O que é contar histórias?
  2. Qual o conceito de obra e de obra prima?
  3. Qual o diferencial das novas mídias? Qual o sinônimo?
  4. Qual a diferença?
  5. O que acontece com a narrativa?
  6. Como se chama aquele que esá em contato com as novas mídias?
  7. O que é um interator?
  8. Qual o conceito de interator e novas mídias?
  9. Como conceituar novas mídias e hipermídia?
  10. Qual a diferença na contação de história em multimídia e nas mídias tradicionais?
  11. O que significa hibridizar?
  12. Qual a definição de audiovisual, segundo Bettetini?
  13. Qual a relação com os sentidos?
  14. Como lidar com tamanha complexidade?
  15. Quais os procedimentos?
  16. A hipermídia como novo paradigma de comunicação
  17. Teoria do conhecimento complexo
  18. Qual a proposta?
  19. Hipermídia -> composição dos meios -> potencialização da comunicação
  20. Como lidar para garantir a unicidade da obra?
  21. Imagem - roteiro - rompimento da linearidade da expressão
  22. Roteirização de sites
  23. Roteiro de produções hipermidiáticas -questões de comunicação
  24. Sentido - qual o sentido do objeto? Qual o conceito de comunicação?
  25. O que é hipermídia para o livro?
  26. Como a hipermídia se materializa?
  27. O que é uma hipermídia que não está em uso?
  28. Como se dá o estudo?
  29. A organização dos assuntos
Conceitos relacionados
  • Interator - Janet Murray (1998)
  • Audiovisual - Gianfranco Bettetini (1996)
  • Conceito de novas mídias - Lev Manovich (2001)
  • Narrativa direta em uma história multimídia - Rolando De Wolk (2001)
  • Hipermídia como novo paradigma da comunicação - Thomas Kuhn (1998)
  • O emprego de termos de um modo preciso - Ludwig Wittgenstein (1996)
  • Potencialidade da hibridação dos meios - Marshall McLuhan (1998)
  • A imagem como roteiro - Luli Radfahrer (2000)
  • O sentido do objeto e suas relações com outros objetos - Hans Ulrich Gumbrecht (1998)
Comentários
  • Novo olhar sobre o tema. Foi bomver e rever os conceitos básicos e suas relações. Desconstrui alguns deles para compor um novo formato.
  • Alguns aspectos vale a pena repetir:
    - O foco nas relações criadas do que nos objetos (significado e interpretação)
    - Diferenciação - audiovisual, hipermídia e hipertexto
    - Conceito de "hibridação" - seria o mesmo de transmídia?
    - A relação sensorial - onde fica a abstração?
Relação com a prática
  • Interator -> os itinerários formativos?
  • Conhecimento complexo - ligação de cada informação e cada conhecimento ao seu contexto -> aprendizagem significativa?
  • A mudança dos formatos dos livros na Bienal -> do impresso para o interativo (Bienal de São Paulo 2010- livro eletrônico)


[1] Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas, de autoria de Vicente Gosciola, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. O livro desenvolve reflexões e análises sobre a estrutura narrativa e sua roteirização para os meios audiovisuais, desde o cinema até as mídias interativas, como sites e games.

Nenhum comentário: