segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica - Flávia Vieira

Para uma visão transformadora da Supervisão Pedagógica
Flávia Vieira [1]

Tópicos abordados
  1. Qual o propósito do texto?
  2. Quais são as outras intenções?

    Supervisão e pedagogia: proposta de conceptualização
    Supervisão e pedagogia: breve definição do termo
  3. Quais as definições de supervisão? Qual o seu objeto?
  4. Por que falar em pedagogia em não em didática?
  5. Qual a relação da nova didática neste contexto?
  6. Qual o significado de práxis?
  7. O que ocorre quando são teorizadas?
  8. Quais as implicações?

    Supervisão e Pedagogia: que relação?
  9. Qual a relação entre supervisão e pedagogia?
  10. Qual o significado do adjetivo "pedagógica" em supervisão?
  11. O que é supervisão, segundo a visão crítica da pedagogia?
  12. Qual a reflexão a ser feita sobre o que não é ação pedagógica?
  13. O que considerar da idissociabilidade entre supervisão e pedagogia?
  14. Quando elas se distinguem?
  15. Qual a intenção principal a autora?

    Supervisão pedagógica e transformação da educação
  16. Quais as forças estruturantes da pedagogia?
  17. Qual o significado de transformar as teorias e práticas pedagógicas?
  18. Que investimentos exige?
  19. Qual a contribuição da "supervisão acompanhada"?
  20. Quais as características dessa supervisão?
  21. Qual o significado atribuído por Waite quando usa as grafias superVisão e SuperVisão?
  22. Como a autora compreende a autonomia do educador nesta linha?
  23. Quais os princípios reguladores de uma prática supervisora de natureza transformadora e orientação emancipatória?

    Gênese e natureza do projeto
  24. Qual o contexto do projeto analisado?
  25. Qual a gênese do projeto?



Conceitos relacionados:


Comentário:


Relação com a prática:

[1] Flávia Vieira - Professora do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal).


VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc. [online]. 2009, vol.30, n.106, pp. 197-217. ISSN 0101-7330. doi: 10.1590/S0101-73302009000100010. Disponível em: http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=8638261912421764866&postID=7667345637129099509. Acesso: 12/4/10.

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