Tópicos abordados:
- Quais as mudanças e em quais ambientes na vida contemporânea?
- Qual o sentido do termo convergência das mídias?
- Qual o impacto das mudanças no aspecto teoria/realidade?
- Qual a posição da humanidade em resposta a estas mudanças?
- Como surgiu a discussão?
- Qual o exemplo de estudo?
Convergência cultural - Qual o conceito de convergence media?
Fluxo do conteudo através das várias mídias. - O que é a convergência cultural?
Como a audiência se comporta e cria sentido - O que significa audiência interativa?
Renascença Digital - Qual o significado da renascença digital? Quais os impactos?
- Que formas emergem do cinema digitalo?
- Como ocorre o fenômeno de empoderamento? Qual a relação comercial e a amadora?
Jogos de computador - Como se comportam as narrativas para games que precisam recriar desenhos com atmosfera e espaço?
- Como fica a contação de estória e a relação espacial?
- A diferença de apelos para meninos e meninas.
- Qual a relação entre espaço e a narrativa?
Quais as questões no design de games e na arquitetura informacional que emergem ou estão contidas na contação da história? - Game como arte "ao vivo" - Como explorar?
O que se pode aprender sobre a estética dos games através da analogia com o cinema (silente)? - Interesse do autor?
Expandir a diversidade do conteúdo dos games para atrair garotas para os projetos. - Feminismo digital existe?
O desafio do design sob um ângulo diferente. - Que pontos podem ser explorados?
Características de cada mídia, narrativa, emoção, comunidade, pontos antagônicos, novos direcionamentos para os desafios dos games. - Games como potenciais plataformas para instrução e simulação. Como desenvolver protótipos que combinem a arte do jogo com engenharia da instrução?
[1] Disponível em http://web.mit.edu/cms/People/henry3/converge.html. Acesso: 23/3/10.
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