quinta-feira, 1 de abril de 2010

Media Convergence

Media Convergence - Henry Jenkins [1]

Tópicos abordados:
  1. Quais as mudanças e em quais ambientes na vida contemporânea?
  2. Qual o sentido do termo convergência das mídias?
  3. Qual o impacto das mudanças no aspecto teoria/realidade?
  4. Qual a posição da humanidade em resposta a estas mudanças?
  5. Como surgiu a discussão?
  6. Qual o exemplo de estudo?

    Convergência cultural
  7. Qual o conceito de convergence media?
    Fluxo do conteudo através das várias mídias.
  8. O que é a convergência cultural?
    Como a audiência se comporta e cria sentido
  9. O que significa audiência interativa?

    Renascença Digital
  10. Qual o significado da renascença digital? Quais os impactos?
  11. Que formas emergem do cinema digitalo?
  12. Como ocorre o fenômeno de empoderamento? Qual a relação comercial e a amadora?

    Jogos de computador
  13. Como se comportam as narrativas para games que precisam recriar desenhos com atmosfera e espaço?
  14. Como fica a contação de estória e a relação espacial?
  15. A diferença de apelos para meninos e meninas.
  16. Qual a relação entre espaço e a narrativa?
    Quais as questões no design de games e na arquitetura informacional que emergem ou estão contidas na contação da história?
  17. Game como arte "ao vivo" - Como explorar?
    O que se pode aprender sobre a estética dos games através da analogia com o cinema (silente)?
  18. Interesse do autor?
    Expandir a diversidade do conteúdo dos games para atrair garotas para os projetos.
  19. Feminismo digital existe?
    O desafio do design sob um ângulo diferente.
  20. Que pontos podem ser explorados?
    Características de cada mídia, narrativa, emoção, comunidade, pontos antagônicos, novos direcionamentos para os desafios dos games.
  21. Games como potenciais plataformas para instrução e simulação. Como desenvolver protótipos que combinem a arte do jogo com engenharia da instrução?


[1] Disponível em http://web.mit.edu/cms/People/henry3/converge.html. Acesso: 23/3/10.

Nenhum comentário: