domingo, 11 de abril de 2010

Cap. 1 - O papel da supervisão na construção do conhecimento pedagógico - Isabel Alarcão - Universidade de Aveiro

Cap. 1 - O papel da supervisão na construção do conhecimento pedagógico
Isabel Alarcão - Universidade de Aveiro [1]

Tópicos abordados:
  1. Questão norteadora:
    Como a supervisão pode contribuir para a construção do conhecimento?

    Conhecimento pedagógico
  2. Quando se fala do professor quais conhecimentos são relacionados?
  3. Qual a preocupação?
  4. Que abordagens foram construídas no estudo do pensamento do professor?
  5. Quais os pontos de atenção?
  6. Qual o foco?
  7. Qual a base desse conhecimento?
  8. O que é general pedagogicla knowledge?
  9. Em que mais o professor está imerso?
  10. Qual o elemento central da ação educativa? O que o professor deve saber sobre esse elemento?
  11. Como o docente desenvolve a atividade psico-social?
  12. Como os contextos se desdobram?
  13. Quais as responsabilidades do professor?
  14. Em que outra dimensão o professor está inserido?
  15. Quais as dimensões relacionadas no congresso de Aveiro/91?

    Supervisão
  16. Qual o papel da supervisão nos EUA e em Portugal?
  17. Onde a supervisão deve estar presente?
  18. Qual a finalidade da supervisão?
  19. Qual o valor da atividade da supervisão?
  20. Qual a natureza da ação supervisora?
  21. Como atua a ação supervisora?
  22. Como deve se desenvolver no contexto formativo?
  23. O que mais está implícito?
  24. Qual o papel da supervisão a partir daí?
  25. Que capacidades exige?
  26. O que precisa para o desempenho da função?

    O supervisor e a construção do conhecimento pedagógico
  27. Como o supervisor atua na construção do conhecimento pedagógico?
  28. Qual a pedra angular na construção do conhecimento pedagógico?

    Análise de uma interação discursiva em contexto de supervisão
  29. Qual a situação observada? descrição.
  30. Quais as reflexões sobre a prática da situação descrita?
  31. Como foi o processo de observação?
  32. Descrição da situação
  33. Quais os desafios enfrentados pelo professor na situação descrita?
  34. Quais os questionamentosa serem feitos ?
  35. Quais os problemas identificados?
  36. O que significa gestão do imprevisto?
  37. Quais os ruídos na comunicação?
  38. Pensamento -> ação -> causa do ruído = estratégia errada de deixar um grupo sem tarefa
  39. Quais os efeitos psicológicos?
  40. Quais os conceitos relacionados?
  41. Como ocorreu a transferência?

    As considerações finais
  42. A que conclusões chegaram?
  43. Quais os elos de ligação?
  44. Quais as dimensões do conhecimento pedagógico?
  45. Quais conceitos e princípios?
  46. Qual a metodologia de análise da situação
  47. Qual o papel da supervisão?

Conceitos relacionados:
  • Estudos sobre o pensamento do professor - tenta compreender a ação à luz dos elementos cognitivos presentes nos planos de aula
    Clark e Peterson, 1986; Yinger, 1987; Clark, 1988.
  • Vertente prática, experiencial, contextualizada do conhecimento profissional dos professores
    Clandinin, 1986; Elbaz, 1983.
  • Conhecimento pedagógico geral
    Shulman, 1986.
  • Formação pedagógica da supervisão
    Tavares, 1987; Oliveira, 1996.
Comentário:
  • O texto em português lusitano discute o papel da atuação supervisora ao descrever uma situação observada. Traz contribuições para a reflexão e resignificação do que vem a ser este papel tão importante para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da formação docente.
  • O roteiro e as metodologias aplicadas merecem experimentação.
  • Pessoalmente, o artigo ampliou a minha visão sobre a ação supervisora. Seu eu já sabia da sua importância, vejo como primordial garantir que a atuação seja efetiva em todas as suas instâncias.
Relação com a prática:
  • A realidade da institução é atropelada pelo grande número de acompanhamentos a serem feitos e atividades a serem realizadas.
  • Considero importante, principalmente, para os novos colaboradores da supervisão que tenham paradas reflexivas, que utilizem a metodologia na sua atuação. Isso vai possibilitar investigar novos caminhos e novas formas de melhorar o fazer pedagógico.


[1] Cap. 1 - O papel da supervisão na construção do conhecimento pedagógico
Isabel Alarcão - Universidade de Aveiro.
Livro: Formação de professores: A busca do (re)encantamento pela escola. Coord. Iduina Mont'Alverne Chaves e Patrícia Helena Carvalho Holanda. Sobral: Ed. UVA 2000. 238p.

Nenhum comentário: