segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cap 2 - Tecnologias e as alterações no espaço e tempos de ensinar e aprender - Vani Kenski

Cap 2 - Tecnologias e as alterações no espaço e tempos de ensinar e aprender - Vani Kenski [1]

Tópicos abordados:

  • Introdução
    1. O que as TICs proporcionaram no aspecto social?
    2. O que as tecnologias digitais alteraram na educação?
    3. Qual o papel da escola tradicional?
    4. Qual a relação de espaço e tempo na escola tradicional?
    5. O que muda nos processos de ensinar e de aprender?
    6. O que se desloca, segundo Virilio?
    7. Qual a palavra de ordem? Quais as implicações?

  • O impacto temporal das tecnologias
    8. Como o homem vive entre os diversos tipos de temporalidade?
    9. Qual a influência do tempo industrial?
    10. Como as tecnologias transformam o tempo e o espaço à nossa volta?
    11. O que dizer da relação entre memória e tecnologia?
    12. O que a tecnologia reestrutura?
    13. Que categorias reconsiderar sob os impactos das TICs?
    14. O que a revolução digital transforma?
    15. O que muda?
    16.Quais as características da mudança?

  • O conhecimento da nova era
    17. Como Lévy categoriza o conhecimento na sociedade?
    18. Por que o estilo digital de apreender o conhecimento é incipiente e sua proliferação é veloz?

  • A linguagem falada
    19. Quais as características da linguagem falada?
    20. O que Lévy coloca sobre linguagem?
    21. Quais as limitações da oralidade?
    22. Qual a forma característica da relação com o grupo social?
    23. Quais as formas didáticas de preservação do conhecimento?
    24. Como a cultura era propagada?
    25. Qual o comportamento da atual e nova sociedade oral?
    26. Como é a espacialidade?

  • A linguagem escrita
    27. Como surgiu a sociedade da escrita?
    28. Como acontece a aquisição de conhecimento?
    29. Por que a partir da escrita dá-se o início da autonomia do conhecimento?
    30. Qual a característica espacial da sociedade da escrita? Qual o impacto?
    31. Qual a influência dos sistemas de representação e da forma da escrita?
    32. Qual a relação da forma com a organização do pensamento?
    33. Como interpretar a relação de poder e força?
    34. Como a escrita influencia na perspectiva espaço temporal?
    35. Quais as complexidades que se pode atribuir ao tempo?

  • A linguagem digital
    36. Qual a terceira forma de apropriação do conhecimento?
    37. O que mudou a partir daí?
    38. O que significa ser "nômade telemático"?
    39. Qual o rompimento?
    40. Qual a mudança na estrutura do pensamento?

  • Os novos modos de aprender
    A Árvore
    41. Qual a característica do modo de compreensão dos povos ocidentais?
    42. Qual o significado do galho?
    43. Qual a característica do sistema arbóreo?
    44. Qual o desenho das relações?
    45. O que significa decalcar?
    46. Qual a síntese?

    O Rizoma
    47. Qual a característica do rizoma?
    48. Quais as conexões?
    49. Como se configuram os relacionamentos?
    50. O que quer dizer ruptura a-significante?
    51. Qual a estrutura de território?
    52. Quais os princípios do rizoma?Quais as características?
    53. Como funciona o mapa (hipertexto)?
    54. O que são os nós?
    55. Qual a estrutura do conhecimento rizomorfo?
    56. Qual o significado do meio no rizoma?
    57. Qual a característica da sociedade digital?
    58. Qual a exigência para fazer parte desta sociedade?
    59. Quais as novas aquisições dos sujeitos pertencentes a esta sociedade?
    60. Como deve ser a relação do saber?
    61. Quais os impactos na educação?
    62. O que significa fluidez e qual a sua influência?

  • Os impactos na prática docente
    63. Qual o impacto na prática docente?
    64. Qual a nova lógica?
    65. Que outros aspectos considerar?
    66. Qual a alteração na postura docente?
    67. O que muda na dinâmica da aula?
    68. Quais os tipos de ensino categorizados por Laurillard?
    69. Quais os papéis do professor?
    70. Qual a função da sala de aula?
    71. Quais as características da sala de aula?
    72. Quais as características dos indivíduos?
    73. Qual o papel da escola?

  • Espaço e tempo do docente
    74. Que reflexões devem ser feitas sobre a prática docente?
    75. Que mudanças se espera na prática docente? O que é preciso compreender?

  • Desintermediação entre o professor e as novas tecnologias
    76. Qual a queixa de quem usa pacotes prontos?
    77. Quais os fatores contribuíram para a baixa qualidade destes pacotes?
    78. Que novas competências o educador deve adquirir para melhorar a qualidade dos produtos educacionais?
    79. De quem é a responsabilidade pela qualidade no ensino?
    80. Como agir para garantir a qualidade educativa?

  • Espaço e tempo docente
    81. Quais os aspectos do redimensionamento do espaço da sala de aula?
    82. Qual a nova dinâmica e suas implicações no espaço e no tempo?
    83. Qual a mudança na rotina da escola?
Resumo das ideias
  • As alterações proporcionadas pelas TICs
    - aspecto social
    - na relação tempo-espaço
    - processos de ensinar e aprender
  • Os tipos de temporalidade
  • Os tipos de memória
  • As categorias do conhecimento na sociedade
  • A linguagem falada
    - limitações
    - o arranjo social, espacial e temporal
    - forma de propagação do conhecimento
  • A linguagem escrita
    - Formas de aquisição do conhecimento
    - A relação com a autonomia
    - Os sistemas de representação
    - Formas de organização do pensamento
    - O arranjo social, espacial e temporal
    - Complexidades dos tempos
  • A linguagem digital
    - As mudanças - formas de aquisição e de estruturação do pensamento
    - Os modos de compreensão: árvore e rizoma
    . Árvore: características, desenho das relações, significado da representação.
    . Rizoma: características, dinâmica das relações, territorialidade, princípios e características, o mapa (hipertexto - nós) , a estrutura do conhecimento.
  • Características da sociedade digital
  • A relação com o saber
  • Impactos na prática docente
  • As mudanças requeridas
  • Os papéis do educador
  • A sala de aula - função e característica
  • O papel da escola
  • As novas competências do professor
  • A qualidade do ensino
  • Espaço e tempo docente
Conceitos
  • Deslocamento da informação - Virilio, 1993.
  • Velocidade - explosão da informação - Galvão, 1997.
  • O tempo do trabalho - Anders, 1995.
  • Relações entre memória e tecnologia - Rose, 1992.
  • O conhecimento na nova era - Lévy, 1993.
  • Linguagem - Lévy, 1993.
  • Sistema escrito e a organização do pensamento - Kerckhove, 1997.
  • A inteligência humana - Havelock apud Kerckhove, 1997.
  • Linguagem digital - Lévy, 1993.
  • Globalidade do indivíduo - Stockhausen apud Kerckhove, 1997.
  • Modo de compreensão - Árvore - Deleuze e Guattari, 1995.
  • Árvore linguística - Chomsky apud Deleuze e Guattari, 1995.
  • Rizoma - Deleuze e Guattari, 1995.
  • Nós de rede - Rosenstiehl apud Machado, 1995.
  • Ecologia cognitiva - Lévy, 1995.
  • Hipertextualidade - Rose, 1992.
  • Pedagogia - Serres, 1998.
  • Papéis do professor - Laurilland, 1995.
  • Inteligência coletiva - Lévy, 1994.
  • Qualidade do ensino - Gatti, 1995.
Reflexões
  1. A experiência na tutoria e na coordenação de cursos da EAD me levam a questionar se a "sala de aula" ainda existe. Há dois pontos que me conduzem a este questionamento: o primeiro, na minha visão, a palavra "aula" ainda está relacionada à transmissão. O segundo, a palavra "sala" delimita um espaço que não existe na virtualidade. Penso que "sala de aula" hoje passa por ressignificação. Vejo como um lugar de estudo em que podem acontecer trocas, pesquisas, avanços, discussões e muitas outras interações.
  2. Há muitos desafios a serem vencidos. Vários paradigmas precisam ser quebrados nas esferas social, política, educacional, trabalhista e tecnológica. Novas regras e leis precisam ser discutidas para regular as relações. Novos direitos e deveres precisam ser formulados. Ainda está "nublado" para as escolas e para os educadores as relações que espaço e tempo não determinados.
  3. A linguagem digital revoluciona comportamentos, registros, formas de comunicação e de relação entre outros aspectos. Sou mais rizoma do que árvore. Quando pego um livro, procuro - como um filtro - ir direto ao que interessa, dali procuro relacionar com outro ponto em outro livro, ou vídeo, ou vivência. E assim, flexibilizando, correndo atrás uma toalha de crochê é montada, entre nós e laçadas. O interessante é que procuro compartilhar, pensando bem, a primeira intenção não era ajudar a ampliar a inteligência coletiva e sim, registrar para recuperar de maneira rápida e independente de lugar - por isso um blog. No entanto, é possível que algumas destas reflexões e questionamentos possam ajudar a quem tiver acesso.

Veja também:

Para saber mais:

Nenhum comentário: