sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Cap 1 - O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias? - Vani Kenski

Cap 1 - O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias? - Vani Kenski [1]

Tópicos abordados:

  • Introdução
    1. Qual a imagem que as pessoas tem sobre tecnologia?
    2. Qual o mito da visão reducionista da tecnologia?
    3. Como a tecnologia está presente no cotidiano?
    4. Que processos estão envolvidos na criação de tecnologias?
    5. O que são técnicas? Qual sua relação com a cultura?
    6. Qual a definição de tecnologia e de técnica?
    7. Como se evidencia a banalização da tecnologia?
    8. Qual a relação de dependência entre homem e tecnologia?
    9. O que concluir sobre o conceito de tecnologia e de técnica?

  • A cada época uma tecnologia
    10. Como as tecnologias estão relacionadas às épocas?
    11. Como a tecnologia influenciou o processo de humanização?
    12. Como a interação social contribuiu nesse processo?
    13. Qual a relação da evolução social e das tecnologias?
    14. Como a evolução tecnológica afeta comportamentos?
    15. Qual a relação entre tecnologias e as esferas econômica, política e social?

  • As tecnologias não são apenas feitas de produtos e equipamentos
    16. Quais os outros tipos de tecnologia que existem?
    17. Qual a característica das TICs?
    18. O que significa o processo de humanização dos aparelhos?
    19. Qual o impacto das mídias?
    20. Qual o significado de a "TV fala ao corpo, não à mente"?
    21. Qual o potencial das mídias?
    22. Qual a relação razão-emoção nas mídias?
    23. Qual a relação da reação-reflexão nas mídias?
    24. Como trabalha a mente diante de uma tela?
    25. Como as TICs interferem no comportamento? Qual o impacto?
    26. Qual a diferença da nova sociedade comparada com a industrial?

  • As tecnologias de comunicação e informação invadem nosso cotidiano
    27. Qual o novo momento tecnológico?
    28. Quais as janelas que estão disponíveis?
    29. Quais os impactos negativos da TV?
    30. Qual o limite da diferença entre ficção e realidade?
    31. Que outras transformações relacionadas à interação podem ser observadas?
    32. Qual a relação das mídias com a vida das pessoas?
    33. Qual o grau de dependência das pessoas com relação às mídias?
    34.Qual o desafio par a ação da escola?

  • Desafios das tecnologias da sociedade atual
    35. O que as TICs articulam? Quais são as caracteristicas?
    36. Qual o impacto das alterações?
    37. Qual a relação da evolução x exclusão?
    38. Qual o desafio para a sociedade?
    39. Qual o circuito de mudanças?

  • Educação e novas tecnologias. Desafios e perspectivas
    40. Qual o desafio para sociedade nesse novo contexto?
Resumo das ideias
  • Conceitos de tecnologia e de técnica
  • O impacto da tecnologia no cotidiano das pessoas
  • Relação entre a evolução da tecnologia e da humanidade
  • Tecnologias da inteligência e da informação e comunicação
  • O potencial da influência das mídias
  • Mídias: relação entre razão x emoção, entre reação x reflexão.
  • Os processos mentais, comportamentais e seus impactos.
  • Sociedade industrial x sociedade tecnológica
  • As novas janelas da informação
  • Os impactos negativos da TV
  • Mídias: a relação, a dependência, o desafio para as escolas.
  • TICs: potencial de articulação, características, impacto das alterações, evolução x exclusão.
  • O desafio para a sociedade

    A tecnologia trouxe progressos, mas também desafios a serem superados.

Conceitos apresentados
  • Tecnologia - Nicola Abbagnano, 1982.
  • Processo de humanização - Simondon, 1969 e Chauchard, 1972.
  • Tipos de tecnologia - Lévy, 1993.
  • Características da tecnologia - Reeves e Nass, 1996.
  • Impacto das mídias - Reeves e Nass, 1996, Kerckhove, 1997, Morris Wolf in Kerckhove.
  • Sociedade tecnológica - Tortajada e Pelaez, 1997.
  • Janela (para informação) - Virilo, 1993.
  • Criticidade - Umberto Eco, 1996.
Reflexões pessoais:
  1. Pude fazer um paralelo com a minha atuação na Educação Profissional. A evolução da tecnologia provocou muitas mudanças.

    Um exemplo disso são os laboratórios fotográficos. Já tentou procurar uma loja para revelar fotos nos últimos dois meses? Será que alguém ainda usa filme em rolo?
    Aqui em Fortaleza, elas fecharam e se transformaram em quiosques espalhados por hall de supermercados, corredores de shoppings e, agora, estampam imagens em copos, chaveiros, capas de almofada, entre outros mimos.

    O motivo? As impressoras substituíram as grandes máquinas de revelação. Os modelos pessoais, as máquinas digitais, enfim, dispositivos cuja operação consiste em apertar botões. Os papéis fotográficos não precisam mais de química pesada, laboratório escuro. Claro que a qualidade não é mais a mesma, mas e daí? Qualquer coisa é só imprimir de novo.

    O que significa? Mudança de cultura, de comportamento. As imagens são imediatas. Substituímos os álbuns por CDs, DVDs, blogs, telas e outros dispositivos de armazenamento e de exibição. Não mostramos os momentos mais virando páginas, e sim, passando slides, com efeitos; aplicamos fundo musical, criamos filmes, novas histórias, nem sempre verdadeiras. É dinâmico, prende a atenção.
    Este exemplo já demonstra a mudança no comportamento social do ponto de vista psico-social, no cenário econômico e suas implicações políticas, pois quem trabalhava com isso precisou evoluir ou mudar de ramo. Dê uma olhadinha no post Novo perfil do trabalhador - Tecnologia reduz esforço físico.

  2. Outro ponto interessante é a discussão sobre as mídias e seu impacto. Não tinha parado para pensar na questão da emoção-razão e da reação-reflexão. Já se assustou com uma cena de terror? Pensou na hora que era efeito especial? Pois é, provavelmente, foi pego pela emoção. Reagiu de alguma forma: gritou, fechou os olhos; só depois foi pensar no assunto. Mágica dos efeitos especiais.

    Por outro lado, se cada espectador for analisar cada cena, qual é a graça de um filme? Nenhuma. Por que o cinema gasta tanto em criar cenas reais que façam o público chorar, sentir, sofrer?

    Então, será que usar esta estratégia na educação dá resultado? É um bom começo. Muitos professores tem utilizado de vídeos de sensibilização para iniciar um assunto.
    O importante é manter o limite da criticidade tanto de quem provoca quanto de quem participa do processo.

    Indo um pouco mais à frente, como fica a imersão dos Wiis, 3Ds... até que ponto sentir e até que ponto racionalizar? Já assistiu Avatar?

    Como fiel trekker - que não perdia um único episódio de Jornadas nas Estrelas, mas que evoluiu com A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager (minha preferida) -, vejo em 2010 o iPad - livro eletrônico como realidade de algo anunciado para uma data estelar de muitos dígitos, mas que estará daqui a poucos meses disponível para consumo e nosso deleite. Se em Harry Potter os jornais impressos são animados, qual o problema? Que venham tecnologias para facilitar e ajudar a evolução do homem!


[1] Tecnologias e ensino presencial e a distância - Vani Moreira Kenski. Editora Papirus. 2ª Ed. 2004. p.17-27

Nenhum comentário: