segunda-feira, 16 de novembro de 2009

3 - Matriz de Competências - O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para o Currículo - Neise Deluiz

O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação Implicações para o Currículo
Neise Deluiz
Artigo disponível em: http://www.senac.br/BTS/273/boltec273b.htm. Acesso: 16/11/09.


Introdução
  1. Como começou a discussão sobre o modelo de competências?
  2. Como identificar as respostas do capital à crise estrutural?
  3. Quais os objetivos da reestruturação?
  4. Em que estão ancoradas as novas concepções gerenciais?
  5. Quais os objetivos?
  6. Como surgiu o conceito de competência?

    O Modelo das Competências e a Gestão do Trabalho
  7. Quais os elementos das novas práticas de gestão que configuram o modelo das competências no mundo do trabalho?
  8. Quais as exigências postas pelo padrão de acumulação capitalista flexível?
  9. Quais os impactos?
  10. Quais as noções estruturantes do modelo das competências?
  11. Quais as implicações para o capital?
  12. Qual a relação das estratégias competitivas e as competências essenciais?
  13. Cono é avaliada a qualidade da qualificação?
  14. Qual a relação do desenvolvimento das competências e o comprometimento da empresa?
  15. Como é o controle?
  16. Qual a diferença entre qualificação profissional e competências profissionais?
  17. O que importa no modelo de competências?
  18. Quais as implicações do modelo no que tange o coletivo?
  19. Quais as interferências no mundo do trabalho?
  20. Qual a mudança do trabalhador na situação de precariedade?
  21. E dos sem-emprego?
  22. Quais os pontos positivos?
  23. Como tirar proveito do modelo?
  24. Quais os aspectos negativos?
  25. Que sofrimentos podem surgir?
  26. O que se percebe como consequência na lógica das competências na gestão do trabalho?

    O Modelo das Competências e as Políticas Educacionais
  27. O que acontece com a pressão eficientista?
  28. Quais os objetivos da reformulação dos sistemas nacionais de formação profissional?
  29. Qual o cenário latino-americano no surgimento do modelo das competências?
  30. Quais os requisitos do programa de ajuste?
  31. Qual a orientação para as políticas sociais?
  32. Qual o mecanismo de compensação?
  33. O que acontece no contexto neoliberal?
  34. Quais as mudanças na legislação educacional?
  35. Como as mudanças ocorreram?
  36. Qual o objetivo da política de Educação Profissional do MEC?
  37. Qual o foco da educação profissional?
  38. Quais as mudanças quanto à formação geral e a específica?
  39. Por que significa elitizar?
  40. O que caracteriza a visão construtivista da proposta dos referenciais curriculares?
  41. O que caracteriza a perspectiva funcionalista?
  42. Qual o método utilizado na investigação dos processos de trabalho?
  43. Qual o risco deste método?
  44. Por que pode ocorrer uma incoerência teórico-metodológica na identificação das competências e habilidades?
  45. Como está caracterizado o enfoque conceitual de competências adotado pelo MEC?
  46. Qual o foco do Planfor?
  47. O que se percebe na prática?
  48. Por que a base ainda está tecnicista e instrumental?
  49. Quais as contribuições do Profae?
  50. Quais os diferenciais?
  51. Qual a concepção de competência adotada?

    O Modelo das Competências e as Implicações para o Currículo
  52. Quais as matrizes teórico-conceituais?
  53. Quais as indicações gerais propostas para a organização do currículo?
  54. O que é necessário considerar?
  55. Qual a composição da matriz condutivista?
  56. Qual o conceito de competência na década de 70?
  57. Qual o processo de análise condutivista?
  58. Qual a crítica à análise condutivista?
  59. Qual a característica da matriz funcionalista?
  60. Qual o método da matriz funcionalista? e o processo?
  61. Qual o processo do método AMOD?
  62. Qual a critica a estas metodologias?
  63. Onde são aplicadas?
  64. Quais os impactos das matrizes condutivistas e funcionalista na formação do trabalhador?
  65. Quais as características da matriz construtivista?
  66. Quais as categorias de análise utilizadas?
  67. Vantagens - comparação
  68. Quais as perspectivas que se abrem?
  69. Quais as características da matriz crítico-emancipatória?
  70. Qual o conceito de competência nesta matriz?
  71. Qual a dinâmica para a construção das competências?
  72. Como trabalha as competências?
  73. Como articula a dimensão profissional?
  74. A noção de competência - a polissemia
  75. Qual a recomendação?

[Clique na figura para ampliar]
[Clique na figura para ampliar]


[Clique na figura para ampliar]
Para saber mais:
Grupo de estudo sobre matriz de competência do Senac.
Veja também:
1 - Matriz de Competências - Introdução e PPP
2 - Matriz de Competências - Currículo

Nenhum comentário: