Tópicos abordados:
1. Apresentação
- A organização dos cursos
- A relação da Educação flexível e a EAD
2. Conceitos e dimensões da Educação Flexível
- Histórico da educação
- As mudanças nas últimas décadas do século passado
- As conseqüências para as escolas
- O impacto da internet
- Os desafios
- A configuração de um novo modelo
- A atuação dos estudantes
- O significado de Educação Flexível
- As 19 dimensões flexíveis
- A Educação Aberta
- A Educação Flexível - foco, o que acompanha e o que diferencia
- A relação da Educação Flexível e os conceitos anteriores de Educação
- A relação entre a EAD e a Aprendizagem Flexível
- As ligações entre a EAD, a Educação Aberta e a Flexível
- As gerações da EAD
3. A EAD e a Educação Flexível
- Os marcos da EAD no mundo e no Brasil
- As Universidades Corporativas
- As primeiras conquistas no Brasil no séc. XXI.
- A confusão com relação a EAD e Educação Flexível
- As mídias de telecomunicação e a mudança do termo distância na EAD
4. Os fundamentos pedagógicos da Educação Flexível
- Pedagogia ou andragogia?
- A relação entre a EAD e a Educação Aberta e as concepções pedagógicas
- O método baseado em intervenções
- A relação do método argumentativo com o clínico-crítico
- As vantagens da desequilibração
- O construtivismo e o interacionismo
- A equilibração majorante de Piaget
- O papel do aluno no modelo construtivista e a relação com a Educação Flexível
- A relação entre competências, a Educação Flexível e a Educação Continuada
5. O Senac no Cenário da Educação Flexível
- O posicionamento da instituição
- A categorização das competências profissionais
- A crença na Educação Flexível
- Os itinerários formativos e a relação com a Educação Flexível
- A avaliação na Educação Flexível
- O repositório de objetos de aprendizagem da Educação Profissional
- Os desafios
2) Referencial teórico
Foram utilizados os seguintes autores e estudos:
- Escola Nova - Comenius
- Educação Flexível - Estudos de Collins e Moonem
- Educação Aberta - Marco Formiga
- Convergência da EAD e a Educação Presencial - Mason
- Teoria instrucional - Malcom Knowles
- Construtivismo/interacionismo - Piaget
- Competências - Perrenoud, Hernandez, Depresbitéris, Irigoin
- Objetos de Aprendizagem - Wiley
3) Apreciação
O documento está muito bem redigido. O levantamento bibliográfico é amplo e diversificado. Os tópicos evoluem de forma encadeada e leve. As relações são estabelecidas à medida que a leitura avança.
4) Contribuições
Para os novos colaboradores ou àqueles que ainda não estão familiarizados com os termos, o documento é esclarecedor. O seu mérito está nas relações que estabelece ao longo dos tópicos. A visão que vai dos conceitos básicos e pedagógicos, a evolução histórica e os impactos no futuro demonstra a qualidade e o cuidado da instituição com o trabalho no modelo de competências, itinerários formativos e a própria educação flexível.
Também amplia a importância da EAD na educação flexível.
5) Relação com a prática
- As estratégias e recursos utilizadas na EAD e que foram indicadas no texto para a Educação Flexível, entre elas: comunidades de aprendizagem, centros de estudos, trabalho por projetos, aprendizagem com mentores, teleconferência, videoconferência, aproveitamento de conhecimentos prévios, estudo em ritmo próprio, auto-avaliação e serviço de suporte aos estudantes - demonstram resultado positivo nas experiências em curso na EAD.
6) Algumas reflexões para discussão:
- Como preparar os docentes para lidar com essa mudança?
- Qual o preparo dos estudantes para realizar escolhas coerentes, desenvolver autonomia nos estudos, lidar com a nova postura?
- Qual o grau de prioridade e disponibilidade da instituição para alinhar o aparato tecnológico às propostas da Educação Flexível?
- Como as peças de comunicação do DR comunicam a mensagem da flexibilidade?
- Você está preparado para optar por uma educação flexível? Sabe o que quer? Ou é conduzido pela oferta de emprego? Tem a informação que o ajude a escolher? Como são feitas as suas escolhas?
- Qual a análise da educação flexível nas dimensões política, cultural, tecnológica e pedagógica e a realidade da instituição?
7) Para saber mais:
- Australian Flexible Learning Framework. Disponível em: http://flexways.flexiblelearning.net.au/aboutfl/whatisfl.asp. Acesso: 7/4/08.
- Quebrando paradigmas sobre “Educação a Distância”. Simone do Nascimento da Costa. Disponível em: http://www.baguete.com.br/artigosDetalhes.php?id=470. Acesso: 9/4/08
- Escola muda rotina para garantir direito de mãe levar bebê à sala de aula. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9627. Acesso: 9/4/08.
- Representante do MEC defende currículo flexível para reduzir evasão escolar. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL400-5604,00.html. Acesso: 9/4/08.
- O Professor do Próximo Milênio - Andrea Cecilia Ramal. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/ramal_proximo.htm. Acesso: 9/4/08
[1] Senac - Documento Técnico, versão preliminar. 2008.
2 comentários:
Interessante que quem realiza um curso através da EAD (pelo menos em uma instituição séria como o Senac) percebe que ao fazê-lo está transformando-se e colocando-se a frente de muitos em um mercado tão competitivo. Passa a exigir de si mesmo uma maior busca de conhecimento através da investigação e leitura, além de muita disciplina e organização essenciais à vida, a cada pessoa e ao mundo do trabalho.
Jôsy
Oi Josy,
essa é a busca da autonomia. A EAD exige compromisso. A mudança é sentida porque o estudante sabe que a conquista depende muito do próprio esforço. Por mais que tutoria venha a dar uma força, sem a motivação, interesse, necessidade, um mínimo de afetividade nada acontece.
Obrigada pela contribuição,
Abraços, Lane * *
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