sexta-feira, 28 de março de 2008

Educação Flexível

Educação Flexível: Documento Técnico Senac [1]

Tópicos abordados:
1. Apresentação
  • A organização dos cursos
  • A relação da Educação flexível e a EAD

2. Conceitos e dimensões da Educação Flexível

  • Histórico da educação
  • As mudanças nas últimas décadas do século passado
  • As conseqüências para as escolas
  • O impacto da internet
  • Os desafios
  • A configuração de um novo modelo
  • A atuação dos estudantes
  • O significado de Educação Flexível
  • As 19 dimensões flexíveis
  • A Educação Aberta
  • A Educação Flexível - foco, o que acompanha e o que diferencia
  • A relação da Educação Flexível e os conceitos anteriores de Educação
  • A relação entre a EAD e a Aprendizagem Flexível
  • As ligações entre a EAD, a Educação Aberta e a Flexível
  • As gerações da EAD

3. A EAD e a Educação Flexível

  • Os marcos da EAD no mundo e no Brasil
  • As Universidades Corporativas
  • As primeiras conquistas no Brasil no séc. XXI.
  • A confusão com relação a EAD e Educação Flexível
  • As mídias de telecomunicação e a mudança do termo distância na EAD

4. Os fundamentos pedagógicos da Educação Flexível

  • Pedagogia ou andragogia?
  • A relação entre a EAD e a Educação Aberta e as concepções pedagógicas
  • O método baseado em intervenções
  • A relação do método argumentativo com o clínico-crítico
  • As vantagens da desequilibração
  • O construtivismo e o interacionismo
  • A equilibração majorante de Piaget
  • O papel do aluno no modelo construtivista e a relação com a Educação Flexível
  • A relação entre competências, a Educação Flexível e a Educação Continuada

5. O Senac no Cenário da Educação Flexível

  • O posicionamento da instituição
  • A categorização das competências profissionais
  • A crença na Educação Flexível
  • Os itinerários formativos e a relação com a Educação Flexível
  • A avaliação na Educação Flexível
  • O repositório de objetos de aprendizagem da Educação Profissional
  • Os desafios

2) Referencial teórico

Foram utilizados os seguintes autores e estudos:

  • Escola Nova - Comenius
  • Educação Flexível - Estudos de Collins e Moonem
  • Educação Aberta - Marco Formiga
  • Convergência da EAD e a Educação Presencial - Mason
  • Teoria instrucional - Malcom Knowles
  • Construtivismo/interacionismo - Piaget
  • Competências - Perrenoud, Hernandez, Depresbitéris, Irigoin
  • Objetos de Aprendizagem - Wiley

3) Apreciação

O documento está muito bem redigido. O levantamento bibliográfico é amplo e diversificado. Os tópicos evoluem de forma encadeada e leve. As relações são estabelecidas à medida que a leitura avança.

4) Contribuições

Para os novos colaboradores ou àqueles que ainda não estão familiarizados com os termos, o documento é esclarecedor. O seu mérito está nas relações que estabelece ao longo dos tópicos. A visão que vai dos conceitos básicos e pedagógicos, a evolução histórica e os impactos no futuro demonstra a qualidade e o cuidado da instituição com o trabalho no modelo de competências, itinerários formativos e a própria educação flexível.

Também amplia a importância da EAD na educação flexível.

5) Relação com a prática

  • As estratégias e recursos utilizadas na EAD e que foram indicadas no texto para a Educação Flexível, entre elas: comunidades de aprendizagem, centros de estudos, trabalho por projetos, aprendizagem com mentores, teleconferência, videoconferência, aproveitamento de conhecimentos prévios, estudo em ritmo próprio, auto-avaliação e serviço de suporte aos estudantes - demonstram resultado positivo nas experiências em curso na EAD.

6) Algumas reflexões para discussão:

  1. Como preparar os docentes para lidar com essa mudança?
  2. Qual o preparo dos estudantes para realizar escolhas coerentes, desenvolver autonomia nos estudos, lidar com a nova postura?
  3. Qual o grau de prioridade e disponibilidade da instituição para alinhar o aparato tecnológico às propostas da Educação Flexível?
  4. Como as peças de comunicação do DR comunicam a mensagem da flexibilidade?
  5. Você está preparado para optar por uma educação flexível? Sabe o que quer? Ou é conduzido pela oferta de emprego? Tem a informação que o ajude a escolher? Como são feitas as suas escolhas?
  6. Qual a análise da educação flexível nas dimensões política, cultural, tecnológica e pedagógica e a realidade da instituição?

7) Para saber mais:

[1] Senac - Documento Técnico, versão preliminar. 2008.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante que quem realiza um curso através da EAD (pelo menos em uma instituição séria como o Senac) percebe que ao fazê-lo está transformando-se e colocando-se a frente de muitos em um mercado tão competitivo. Passa a exigir de si mesmo uma maior busca de conhecimento através da investigação e leitura, além de muita disciplina e organização essenciais à vida, a cada pessoa e ao mundo do trabalho.
Jôsy

Anônimo disse...

Oi Josy,

essa é a busca da autonomia. A EAD exige compromisso. A mudança é sentida porque o estudante sabe que a conquista depende muito do próprio esforço. Por mais que tutoria venha a dar uma força, sem a motivação, interesse, necessidade, um mínimo de afetividade nada acontece.
Obrigada pela contribuição,
Abraços, Lane * *