José Rogério Santana [1]
1) Tópicos Abordados:
1.1. O que é a Seqüência Fedathi
- A origem, a essência, como foi ampliada.
- Os conceitos associados:
- situações didáticas
- contrato didático
- transposição didática
- engenharia didática - As fases da Seqüência Fedathi:
- tomada de posição
- maturação ou debruçamento
- solução
- provação ou justificação
1.2. A seqüência Fedathi como um processo de mediação com base em Vigotsky
- A mediação, segundo Vygotsky.
- A linguagem como elemento organizador
- O significado
- A mediação cultural na escola sócio-histórica
- Artefatos culturais como instrumentos
- A relação entre mediação cultural e artefato cultural
- Alguns questionamentos
- A relação docente/discente no contexto do paradoxo escolar, segundo Freire.
- A relação ensino-aprendizagem
2) Referencial teórico
- Resolução de problemas - Polya
- Situações didáticas - Brosseau (Machado)
- Contrato didático - Brosseau (Machado/Pais)
- Transposição didática - Khuer, Chevallard (Pais)
- Engenheira didática - Artigue
- Seqüência Fedathi - Souza
- Mediação, Pensamento verbal - Vygotsky
- Mediação Cultural - Cole
- Relação docente/discente - Freire
3) Apreciação
4) Contribuições
5) Relação com a prática
6) Para saber mais:
[1] José Rogério Santana - Aluno da Disciplina Teorias da Educação FACED/UFC. 2002.2
Nenhum comentário:
Postar um comentário