domingo, 17 de fevereiro de 2008

Presencia de la Comunicación Educativa - Daniel Prieto Castillo - 9/2/08

Presencia de la Comunicación Educativa [1]
Daniel Prieto Castillo [2]

Tópicos abordados:

1. Caminhos da Comunicação na Educação
  • As concepções da comunicação na educação
  • A comunicação usada como controle (o professor ator, o professor tecnólogo)
  • O poder
  • A quarta forma: os meios audiovisuais
  • As redes e as comunicações interativas

2. Comunicar para Transformar

  • Os propósitos
  • A necessidade de construir conhecimento
  • O ator da construção
  • Como se dá a construção, por quais meios
  • Como se aprende e do que depende o aprendizado
  • As reflexões sobre a transformação
  • A crítica
  • As relações comunicacionais no sentido educativo
  • Como acontece a transformação
  • A relação entre pedagogia e comunicação
  • A crítica ao dizer que "estar informado é estar transformado"
  • O que vai além de atualizar conteúdos
  • A transformação e a apropriação do conhecimento
  • O processo
  • A relação da transformação educativa e a necessidade/capacidade de comunicação

3. A Comunicação na "Educação"

  • A situação da comunicação na educação
  • Os educadores como seres de comunicação
  • As piores ocorrências de um educador
  • O pior sofrimento
  • Os sinais de diferenciação
  • O mais maravilhoso ato educativo
  • As propostas de comunicação por palavras e imagens
    Comunicar é...
    ... expressar-se
    ... interagir
    ... exercer a qualidade de ser humano
    ... relacionar-se
    ... encontrar prazer em algo
    ... projetar-se
    ... afirmar-se no próprio ser
    ... sentir-se e sentir os demais
    ... abrir-se ao mundo
    ... apropriar-se de si mesmo
  • As distintas linhas de comunicação (palavras, corpo, sons, imagens)
  • Os sentidos dos educadores como seres de comunicação
  • As relações humanas

4. Comunicação como Sofrimento

  • As características
  • A comunicação como ato educativo
  • Os aspectos negativos da comunicação que geram sofrimentos
  • As características da comunicação na pedagogia transmissiva
  • O populismo pedagógico
  • O showman
  • O docente paranóico
  • A comunicação para a violência
  • O mito da tecnologia salvadora
  • A ilusão tecnológica
  • Como aprender melhor

5. A Comunicabilidade

  • O que é
  • O conceito
  • Como mensurar
  • A característica
  • A visualização
  • A percepção do esforço da comunicabilidade
  • A importância do silêncio no espaço de comunicação
  • A posição de Freire sobre a comunicabilidade

6. A Entropia Comunicacional

  • O que é
  • O desafio
  • O perigo
  • O que favorece a entropia (os muros)
  • Como se acaba com a comunicabilidade na violência, no autoritarismo, na fadiga e no desânimo.

continuar...

Nenhum comentário: