Júlio César Furtado dos Santos [2]
A Aprendizagem Significativa
- O problema de natureza educacional que a aceleração das mudanças provocou
- A mudança no conceito de aprendizagem: do comportamental para o aprender a aprender e a desaprender
- O grande obstáculo pelo fracasso na implementação de uma "nova política".
- As características da educação contemporânea coerentes com a formação do cidadão do novo século: autonomia, seletividade, planejamento, interação social, coletividade, flexibilidade e criatividade.
- Os fundamentos da aprendizgem significativa: o estudante, seus saberes e interconexões mentais.
- Os sete passos para a (re)construção do conhecimento:
1. Sentir
2. Perceber
3. Compreender
4. Definir
5. Argumentar
6. Discutir
7. Transformar - AS ações do professor com vistas a promover a aprendizagem significativa
- As barreiras, representadas por crenças, que o professor precisa vencer para promover a aprendizagem significativa:
1. O professor se mantém no papel de principal responsável pela aprendizagem
2. O professor se mantém no estilo tradicional
3. O professor afasta-se do desafio de mudar a realidade a partir do que se tem
4. O professor acredita que:
a) aprender é uma atividade passiva:
b) aprende-se de fora para dentro;
c) para aprender é preciso ficar quieto;
d) quem aprende não interage, apenas recebe.
5. O professor acredita que a aprendizagem deve estar a serviço do currículo.
A Avaliação
- complementar...
A avaliação formativa
- complementar...
Melhora do Processo de Ensino-Aprendizagem
[1] Texto trabalhado no Encontro Pedagógico do Senac Ceará 2008
[2] Júlio César Furtado dos Santos - Pedagogo, psicólogo, diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Havana. Pró-reitor Acadêmico da Uniabeu-RJ.
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