terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Aprendizagem Significativa passa pela Avaliação Formativa - Júlio César dos Santos - 26/2/08

A Aprendizagem Significativa passa pela Avaliação Formativa [1]
Júlio César Furtado dos Santos [2]

A Aprendizagem Significativa

  • O problema de natureza educacional que a aceleração das mudanças provocou
  • A mudança no conceito de aprendizagem: do comportamental para o aprender a aprender e a desaprender
  • O grande obstáculo pelo fracasso na implementação de uma "nova política".
  • As características da educação contemporânea coerentes com a formação do cidadão do novo século: autonomia, seletividade, planejamento, interação social, coletividade, flexibilidade e criatividade.
  • Os fundamentos da aprendizgem significativa: o estudante, seus saberes e interconexões mentais.
  • Os sete passos para a (re)construção do conhecimento:
    1. Sentir
    2. Perceber
    3. Compreender
    4. Definir
    5. Argumentar
    6. Discutir
    7. Transformar
  • AS ações do professor com vistas a promover a aprendizagem significativa
  • As barreiras, representadas por crenças, que o professor precisa vencer para promover a aprendizagem significativa:
    1. O professor se mantém no papel de principal responsável pela aprendizagem
    2. O professor se mantém no estilo tradicional
    3. O professor afasta-se do desafio de mudar a realidade a partir do que se tem
    4. O professor acredita que:
    a) aprender é uma atividade passiva:
    b) aprende-se de fora para dentro;
    c) para aprender é preciso ficar quieto;
    d) quem aprende não interage, apenas recebe.
    5. O professor acredita que a aprendizagem deve estar a serviço do currículo.

A Avaliação

  • complementar...

A avaliação formativa

  • complementar...

Melhora do Processo de Ensino-Aprendizagem




[1] Texto trabalhado no Encontro Pedagógico do Senac Ceará 2008
[2] Júlio César Furtado dos Santos - Pedagogo, psicólogo, diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Havana. Pró-reitor Acadêmico da Uniabeu-RJ.

Nenhum comentário: