1. Trilhas e inquietações
- Como produzir condições para a inclusão social?
- Como construir novos modos de aprender e conhecer sem transpor as “velhas fórmulas” para as novas TICs?
- Como produzir novas linguagens na comunicação e encarnar os novos paradigmas?
- Como desenvolver as TICs e a EAD na construção de uma nova paisagem social?
- O apoio do governo para a EAD e a necessidade de discussão e estudo da EAD, o desenvolvimento de AVAs adequados.
- O desafio epistemológico[2] do ensino virtual como estratégia
- Objetivo do artigo: destacar aspectos pedagógicos para o desenvolvimento de AVAs
- Horizonte: (re) significação de paradigmas educacionais e a construção de uma teia de conhecimentos que possam delinear esforços de uma nova paisagem social.
2. O AVA: condições e possibilidades
2.1. Condição básica:
- Diferencial para uso dos AVAs no processo educativo
- Cuidados no uso das TICs no projeto educativo
- Peso na escolha de um AVA
- As mudanças a partir da opção do AVA
- A dimensão do re-significar o processo educacional na modalidade a distância
- Os princípios a serem refletidos – a complexidade (pensamento complexo)
- A relação arbórea e rizomática na construção do conhecimento
- As rupturas e aspectos a considerar
- As implicações dos novos esquemas cognitivos
- Os cuidados a serem tomados por quem desenvolve ambientes de aprendizagem
- Qual o sentido de re-significar o processo educativo?
- A relação do projeto político-pedagógico e do ambiente virtual
- Como ultrapassar o imobilismo da forma escolar?
2.2. Outras possibilidades: a mesma intenção?
- A definição de AVA
- Os princípios que fomentam as interações na rede
- Conceito de dispositivo
- O computador é tecnologia educacional?
- As possibilidades das TICs
- O significado do show educativo
- O que há no ambiente virtual?
- Qual a relação entre as TICs e as formas de ensinar, pensar e conviver?
2.3. Ambiente virtual pode eliminar a distância?
- Como se dá a nova paisagem educativa?
- As variáveis e as novas configurações que se deve enfrentar
- A distância transacional
- Como a tecnologia pode ajudar a reduzir a distância transacional
- Como anular a distância transacional na relação pedagógica
- Qual a consideração fundamental na relação professor e aprendiz no ambiente virtual?
- Qual o desafio?
2.4. Condição necessária
- Qual a necessidade do mundo social e do trabalho?
- O que é uma ecologia social? Como produzir uma ecologia social?
- O desafio dentro dessa ecologia
- O que é necessário para desenvolver uma ecologia social?
- Como gerar o sentimento de pertencimento?
- O que contribui para os índices de evasão
- Como criar a transparência no ambiente virtual
- O significado da cartografia virtual
- A potencialidade das modalidades comunicacionais
- As atitudes na produção de conhecimento em rede
- Os componentes organizadores do processo de produção de conhecimento
- Os desafios da construção coletiva
- Qual a garantia de que o ambiente virtual vai desenvolver a inteligência coletiva? Por quê?
- Os requisitos para a construção da inteligência coletiva
2.5. Os desafios permanecem
- O desafio para o Brasil
- Como superar os desafios
- O que se espera do ciberespaço
- A relação entre a teoria do rádio e o ciberespaço
- O desafio das modalidades comunicacionais
Conclusões:
- A autora deixa as inquietações para serem pensadas. Afirma que não se deve deixar ser encantado pelas TICs, as possibilidades de inovação pedagógicas são amplas e que não se deve desistir do projeto de (re)significar a educação.
Referencial teórico:
- Epistemologia da complexidade de Edgar Morin
- Paradigma arbóreo e rizomático de Deleuze e Guattari
- As posições teóricas de Piaget, Vygotsky, Freire e Castoriadis na formação do sujeito ativo, crítico, reflexivo, deliberativo, étcio e autônomo.
Apreciação:
- A autora deixa clara a sua preocupação nas esferas culturais, sociais, econômicas e históricas da utilização dos AVAs na educação sem um estudo aprofundado de todos os elementos que o processo educativo envolve.
- As "inquietações" são relevantes para todos aqueles que encaram esse novo desafio de estudar ou tutorias através de um ambiente virtual.
Contribuições:
- Para o meu estudo, as relações com o pensamento complexo, a ecologia social, as potencialidades das modalidades comunicacionais para a produção do conhecimento em rede abrem novos olhares e direcionam a minha pesquisa para a busca de novos elementos.
Relação com a prática:
Duas questões de alunas dos cursos de EAD (GED e EAD) vieram de encontro com o que foi lido e apontam desafios e inquietações que só me motivam a procurar mais. Tomara estar no caminho certo:
- Será que posso ser aluna ouvinte?
- Eu não vi, mas você colocou. Parece que a gente não enxerga. É outra lógica estudar na EAD.
Para saber mais sobre distância transacional:
- Aprendizagem colaborativa no Ensino a distância - análise da distância transacional. Yokaichiya, Galembeck, Braga e Torres. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/041-TC-B2.htm. Acesso: 26/11/08.
- Teoria da Distância Transacional. Michael Moore. Disponível em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=69&UserActiveTemplate=1por. Acesso: 26/11/08.
Notas
[1] Maciel, Ira. Educação a distância. Ambientes virtuais: construindo significados. Artigo. Disponível em: http://www.senac.com.br/informativo/BTS/283/boltec283e.htm. Acesso: 20/2/08.
[2] Epistemologia - estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas, e que visa a determinar os fundamntos lógicos, o valor e o alcance objetivo delas. (Aurélio)
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