Richard Perassi Luiz de Sousa
Clique sobre a imagem para visualizar o documento pdf
Contextualização [mapa]
- O que indica a expressão mídia do conhecimento?
- Qual a relação entre Engenharia do conhecimento, Gestão do conhecimento e Mídia do conhecimento?
- O que a Mídia do Conhecimento desenvolve?
- Qual a etimologia da palavra organização?
- O que é um sistema? Onde o conceito se aplica?
- Como os sistemas se dividem?
- Qual a atuação dos agentes ou atores?
- Qual o objeto de estudo das mídias nas organizações?
- O que compõe um ambiente? O que os agentes utilizam?
- Quais as categorias das mídias?
- Qual a diferença entre a mídia de informação de mídia de conhecimento?
- O que são agentes tecnológicos inteligentes?
- Qual a relação entre os sistemas humanos e a geração de conhecimento organizacional?
- Onde o conhecimento está armazenado? Quais as características?
- Qual o conceito de conhecimento para Stonoeveska-Slaveba?
- Quais os tipos de conhecimento segundo Nonaka?
- Qual a dinâmica de organização do conhecimento, considerando os estados interno e externo?
- Como o ocorrem os processos de organização das pessoas com relação ao conhecimento?
- Qual a característica da mídia passiva? E da ativa?
- Qual a característica dos agentes tecnológicos inteligentes?
- O que são agentes tecnológicos do conhecimento? Quais as funções?
Conceituação [mapa] - Mídia
- As variações do termo
- Mídia como suporte de informação
- Mídia e comunicação
- Quais os elementos do sistema de comunicação?
- Quais os códigos da comunicação telefônica?
- Por que Shannon foi criticado?
- Por que o sistema telefônico é considerado um agente ativo no processo de comunicação?
- Quais as camadas do processo de comunicação?
- Qual a mudança no uso da comunicação pelas pessoas?
- Qual a relação entre integração e convergência digital?
- De que depende a gestão do conhecimento?
- Qual(is) o(s) objetivo(s) de uma ação comunicativa? De que forma ocorre?
- Como a acontece na ação pedagógica? Como se aplica na gestão organizacional?
- Que produtos foram e são desenvolvidos visando atender as demandas organizacionais?
Discussão - Qual a visão dos teóricos da IC do ponto de vista externo? Qual(is) a(s) característica(s)?
- Qual o conceito de ruído?
- Do ponto de vista interno quando um sinal é considerado informação?
- Qual o conceito de valor de atração e valor de atenção?
- Qual o propósito do estudo do ponto de vista interno?
- Qual a característica do ponto de vista interno?
- Quando um agente tecnológico identifica uma informação?
- Quais as características das visões interna e externa?
- Como se dá a validação de um conhecimento?
- Quando um conhecimento é considerado verdadeiro e igualmente válido?
- Na perspectiva externa, como considerar o conhecimento em uma mídia?
- Qual a relação de valor de um conteúdo?
- Qual a diferença entre sinal – informação – conhecimento?
- Na perspectiva dos agentes tecnológicos, o que se considera reconhecimento?
- Quais as instâncias de significação?
- Como se estabeleceu a cultura tecnológica?
- Qual o papel dos agentes humanos na relação com os agentes tecnológicos?
Semiótica e Mídia do Conhecimento - Qual a contribuição da semiótica aplicada ao estudo da mídia?
- Qual o papel do agente sócio-humano na relação das formas?
- Formas mentais – pensamento – linguagem – comunicação
- Pensamento – fala
- O que é o signo dualista?
- Signo triádico – quais os componentes e suas funções?
- Como Peirce coloca a relação as linguagens?
- Como se caracteriza a relação conflituosa no processo de comunicação?
- Como Peirce categorizou os signos?
- O que é retórica?
- O que é considerado em uma semiótica da mídia?
- O que levou os teóricos a se interessarem pela mídia eletrônico–digital?
- O que surgiu no pensar sobre a integração do processo tecnológico da comunicação?
- Quais são as linhas interativas de estudos semióticos?
Estruturação e ampliação do conceito de conhecimento - Como uma substância expressiva será valorada?
- Que tipo de valor caracterizam sinais e signos?
- Como conceituar conhecimento?
- Qual o significado de expressão?
- Como se dá a relação do conhecimento e as experiências novas e anteriores?
- Nem sempre o termo conhecimento é verdadeiro e conseqüente, então, o que quer dizer nesse sentido?
- Codificações próprias
- Relações de integração, associação ou exclusão – conhecimentos intrísecos
- Esquemas codificadores, seletivos e interativos
- Palavras chave associadas aos dados e informações
- Sistemas de seleção e associação – sistemas de conhecimento
- Possibilidade de se configurar e perceber o conhecimento no contexto da mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário