sábado, 24 de setembro de 2011

Mapa: 5. Conhecimento, Mídia e Semiótica na Área de Mídia do Conhecimento - Richard Perassi Luis de Sousa

Conhecimento, Mídia e Semiótica na Área de Mídia do Conhecimento
Richard Perassi Luiz de Sousa

Clique sobre a imagem para visualizar o documento pdf


Contextualização [mapa]
  1. O que indica a expressão mídia do conhecimento?
  2. Qual a relação entre Engenharia do conhecimento, Gestão do conhecimento e Mídia do conhecimento?
  3. O que a Mídia do Conhecimento desenvolve?
  4. Qual a etimologia da palavra organização?
  5. O que é um sistema? Onde o conceito se aplica?
  6. Como os sistemas se dividem?
  7. Qual a atuação dos agentes ou atores?
  8. Qual o objeto de estudo das mídias nas organizações?
  9. O que compõe um ambiente? O que os agentes utilizam?
  10. Quais as categorias das mídias?
  11. Qual a diferença entre a mídia de informação de mídia de conhecimento?
  12. O que são agentes tecnológicos inteligentes?
  13. Qual a relação entre os sistemas humanos e a geração de conhecimento organizacional?
  14. Onde o conhecimento está armazenado? Quais as características?
  15. Qual o conceito de conhecimento para Stonoeveska-Slaveba?
  16. Quais os tipos de conhecimento segundo Nonaka?
  17. Qual a dinâmica de organização do conhecimento, considerando os estados interno e externo?
  18. Como o ocorrem os processos de organização das pessoas com relação ao conhecimento?
  19. Qual a característica da mídia passiva? E da ativa?
  20. Qual a característica dos agentes tecnológicos inteligentes?
  21. O que são agentes tecnológicos do conhecimento? Quais as funções?

    Conceituação [mapa]
  22. Mídia
  23. As variações do termo
  24. Mídia como suporte de informação
  25. Mídia e comunicação
  26. Quais os elementos do sistema de comunicação?
  27. Quais os códigos da comunicação telefônica?
  28. Por que Shannon foi criticado?
  29. Por que o sistema telefônico é considerado um agente ativo no processo de comunicação?
  30. Quais as camadas do processo de comunicação?
  31. Qual a mudança no uso da comunicação pelas pessoas?
  32. Qual a relação entre integração e convergência digital?
  33. De que depende a gestão do conhecimento?
  34. Qual(is) o(s) objetivo(s) de uma ação comunicativa? De que forma ocorre?
  35. Como a acontece na ação pedagógica? Como se aplica na gestão organizacional?
  36. Que produtos foram e são desenvolvidos visando atender as demandas organizacionais?

    Discussão
  37. Qual a visão dos teóricos da IC do ponto de vista externo? Qual(is) a(s) característica(s)?
  38. Qual o conceito de ruído?
  39. Do ponto de vista interno quando um sinal é considerado informação?
  40. Qual o conceito de valor de atração e valor de atenção?
  41. Qual o propósito do estudo do ponto de vista interno?
  42. Qual a característica do ponto de vista interno?
  43. Quando um agente tecnológico identifica uma informação?
  44. Quais as características das visões interna e externa?
  45. Como se dá a validação de um conhecimento?
  46. Quando um conhecimento é considerado verdadeiro e igualmente válido?
  47. Na perspectiva externa, como considerar o conhecimento em uma mídia?
  48. Qual a relação de valor de um conteúdo?
  49. Qual a diferença entre sinal – informação – conhecimento?
  50. Na perspectiva dos agentes tecnológicos, o que se considera reconhecimento?
  51. Quais as instâncias de significação?
  52. Como se estabeleceu a cultura tecnológica?
  53. Qual o papel dos agentes humanos na relação com os agentes tecnológicos?

    Semiótica e Mídia do Conhecimento
  54. Qual a contribuição da semiótica aplicada ao estudo da mídia?
  55. Qual o papel do agente sócio-humano na relação das formas?
  56. Formas mentais – pensamento – linguagem – comunicação
  57. Pensamento – fala
  58. O que é o signo dualista?
  59. Signo triádico – quais os componentes e suas funções?
  60. Como Peirce coloca a relação as linguagens?
  61. Como se caracteriza a relação conflituosa no processo de comunicação?
  62. Como Peirce categorizou os signos?
  63. O que é retórica?
  64. O que é considerado em uma semiótica da mídia?
  65. O que levou os teóricos a se interessarem pela mídia eletrônico–digital?
  66. O que surgiu no pensar sobre a integração do processo tecnológico da comunicação?
  67. Quais são as linhas interativas de estudos semióticos?

    Estruturação e ampliação do conceito de conhecimento
  68. Como uma substância expressiva será valorada?
  69. Que tipo de valor caracterizam sinais e signos?
  70. Como conceituar conhecimento?
  71. Qual o significado de expressão?
  72. Como se dá a relação do conhecimento e as experiências novas e anteriores?
  73. Nem sempre o termo conhecimento é verdadeiro e conseqüente, então, o que quer dizer nesse sentido?
  74. Codificações próprias
  75. Relações de integração, associação ou exclusão – conhecimentos intrísecos
  76. Esquemas codificadores, seletivos e interativos
  77. Palavras chave associadas aos dados e informações
  78. Sistemas de seleção e associação – sistemas de conhecimento
  79. Possibilidade de se configurar e perceber o conhecimento no contexto da mídia.

Nenhum comentário: