domingo, 5 de julho de 2009

Pluralidade Cultural - PCN - Parte 1

Pluralidade Cultural - PCN - Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso: 24/06/09.

Parte 1 - Tópicos abordados:

Introdução:
  1. Quais os temas associados à pluralidade?
  2. Como o estudante deve conhecer o Brasil?
  3. Qual o significado de valorizar as diferenças étnicas e culturais?
  4. Qual a relação da diversidade com a identidade nacional?
  5. Qual a distinção entre diversidade cultura e desigualdade social?
  6. O que é diversidade cultural?
  7. O que é desigualdade social?
  8. O que levar em consideração quando se fala de discriminação?
  9. Qual a relação com exclusão?
  10. O que é brasilidade?
  11. O que se almeja com a pluralidade cultural?

    Justificativa

  12. Como se caracterizam os estereótipos?
  13. Como se manifesta o preconceito e a discriminação?
  14. Como as comunidade étnicas reagiram?
  15. Qual a eficácia da legislação?
  16. Como proceder com o processo educacional?
  17. Por que é importante ter ciência da característica plural do Brasil?
  18. O que é preciso reconhecer na escola?
  19. Como lidar no espaço escolar?
  20. Por que a escola é um espaço propício para o desenvolvimento do tema?
  21. Qual o processo da percepção?
  22. Qual o ruído que pode surgir?
  23. Qual a solução para evitar o ruído?

    Estado atual dos trabalhos com a temática

  24. Qual a proposta da ONU?
  25. Qual o cenário brasileiro?
  26. Qual a situação dos estudos?
  27. Quais são as dificuldades?

    Caracterização do tema

  28. Quais as características brasileiras?
  29. Qual a relação de pertencimento do indivíduo a essas características?
  30. Qual a influência das diferenças?
  31. O que se evidencia no processo migratório?
  32. O que tem acontecido na vida brasileira?
  33. Quais as evidências históricas no Brasil?
  34. O que buscavam as ações oficiais?
  35. Qual a idéia veiculada na escola?
  36. Qual é a idéia do mito do Brasil "de braços abertos"?
  37. Qual a consequência desse período?
  38. O que há por trás do "aluno médio"?
  39. Qual a expectativa de desempenho de alunos das camadas menos favorecidas?
  40. Como algumas doutrinas pedagógicas contribuíram para acentuar as atitudes discriminatórias?
  41. Como o equívoco se proliferou?
  42. Que medidas podem reverter esse quadro?

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