Parte 1 - Tópicos abordados:
Introdução:
- Quais os temas associados à pluralidade?
- Como o estudante deve conhecer o Brasil?
- Qual o significado de valorizar as diferenças étnicas e culturais?
- Qual a relação da diversidade com a identidade nacional?
- Qual a distinção entre diversidade cultura e desigualdade social?
- O que é diversidade cultural?
- O que é desigualdade social?
- O que levar em consideração quando se fala de discriminação?
- Qual a relação com exclusão?
- O que é brasilidade?
- O que se almeja com a pluralidade cultural?
Justificativa - Como se caracterizam os estereótipos?
- Como se manifesta o preconceito e a discriminação?
- Como as comunidade étnicas reagiram?
- Qual a eficácia da legislação?
- Como proceder com o processo educacional?
- Por que é importante ter ciência da característica plural do Brasil?
- O que é preciso reconhecer na escola?
- Como lidar no espaço escolar?
- Por que a escola é um espaço propício para o desenvolvimento do tema?
- Qual o processo da percepção?
- Qual o ruído que pode surgir?
- Qual a solução para evitar o ruído?
Estado atual dos trabalhos com a temática - Qual a proposta da ONU?
- Qual o cenário brasileiro?
- Qual a situação dos estudos?
- Quais são as dificuldades?
Caracterização do tema - Quais as características brasileiras?
- Qual a relação de pertencimento do indivíduo a essas características?
- Qual a influência das diferenças?
- O que se evidencia no processo migratório?
- O que tem acontecido na vida brasileira?
- Quais as evidências históricas no Brasil?
- O que buscavam as ações oficiais?
- Qual a idéia veiculada na escola?
- Qual é a idéia do mito do Brasil "de braços abertos"?
- Qual a consequência desse período?
- O que há por trás do "aluno médio"?
- Qual a expectativa de desempenho de alunos das camadas menos favorecidas?
- Como algumas doutrinas pedagógicas contribuíram para acentuar as atitudes discriminatórias?
- Como o equívoco se proliferou?
- Que medidas podem reverter esse quadro?
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