Disponível em http://www.fsc.ufsc.br/~inspb/transp3.html. Acesso: 14/06/09.
INTRODUÇÃO
A transposição didática é um instrumento, através do qual analisamos o movimento do saber sábio (aquele que os cientistas descobrem) para o saber a ensinar( aquele que está nos livros didáticos) e através deste, ao saber ensinado (aquele que realmente acontece em sala de aula).
Este termo foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e rediscutido por Yves Chevallard em 1985 em seu livro La Transposition Didatique onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola e alerta para a importância da compreensão deste processo por aqueles que lidam com o ensino das disciplinas científicas.
Chevallard conceitua "Transposição Didática" como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo "sábio" (o cientista) ser objeto do saber escolar.
E é exatamente isto que deveremos fazer em nosso trabalho.
Esta é para nós, a etapa mais importante de todo o projeto, além, é claro, da aplicação. Isto porque não há, pelo menos entre as bibliografias que encontramos, material acessível e disponível em linguagem de segundo grau sobre astrofísica. Muitos dos que vimos são lindamente recheados de contas mas que a um aluno deste nível, tornar-se-iam inacessíveis e cansativos. Outros traziam apenas o conceito de modo simples. Simples demais. Pobre e segmentado eu diria. Não tinham compromisso com a formação, apenas com a informação e também não era isso que queríamos.
Então, vamos preparar um material didático, que trate de todos os assuntos que escolhemos de maneira conveniente. Talvez, para alguns, seremos simples demais e omitiremos por vezes detalhes que sabemos serem importantes. No entanto, gostaria de lembrar a estes, que não se pode abraçar o mundo. Não estamos nos comprometendo a formar miniaturas de astrônomos. Apenas desejamos clarear um pouco, e enriquecer mais um pouco, as idéias que as pessoas comuns tem sobre um assunto interessante. Sem perder de vista, que queremos sim formar, e é isto que dará a seriedade necessária a nosso trabalho. Desejamos ser sempre otimistas quanto a capacidade de cada um de nossos alunos e, neste sentido, faremos contas para comprovar nossos discursos. Se for para pecarmos, que seja por profundidade demais e nunca de menos, afinal, como já dizia Kafka, é preciso visar mais alto para acertar o alvo.
[...]
Outras leituras:
- Aprendizagem de conteúdo por meio da transposição didática
Evanir Neri Valigura e Drª. Estela Maris Giordani
Disponível em: http://74.125.47.132/search?q=cache:Ta3tCLSIw-kJ:www.cori.unicamp.br/jornadas/completos/UFSM/APRENDIZAGEM_DE_CONTEUDOS.doc+transposi%C3%A7%C3%A3o+did%C3%A1tica&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a . Acesso: 14/06/09. - Usos e abusos do conceito de transposição didática - Carmem Teresa Gabriel
Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/perspectivas/anais/GT0509.htm#_ftn2. Acesso: 14/06/09. - Capítulo: Transposição didática - Luiz Carlos Pais. Livro: Educação Matemática - Uma nova introdução. Org. Machado, Silvia Dias Alcântara.
Disponível em: http://books.google.com/books?hl=pt-BR&lr=&id=09ixcD1VLGQC&oi=fnd&pg=PA11&dq=%22PAIS%22+%22Transposi%C3%A7%C3%A3o+did%C3%A1tica%22+&ots=7eM_uttYOC&sig=_C2Xj3AJz-tmoasySOXNQ2zeS8Y#PPA11,M2. Acesso: 14/06/09. - Transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização.Autor?
Disponível em: http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/outros/contextinterdisc.pdf. Acesso: 14/06/09. - Reflexões em torno do efeito da Transposição didática nas aulas de língua materna.
Disponível em: http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no1_24.pdf. Acesso: 14/06/09. - Uma Experiência de Assessoria Docente e de Elaboração de Material Didático para o Ensino de Produção de Textos na Universidade - Anna Rachel Machado - PUC/SP.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502000000100001. Acesso: 14/06/09.
- Transposição didática: por onde começar? Geraldo Peçanha de Almeida - Editora Cortez - 71 págs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário