Cipriano Luckesi
- Avaliação da Aprendizagem Escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame
- atenção na promoção
- atenção nas provas
- os pais estão voltados para a promoção
- o estabelecimento de ensino está centrado nos resultados das provas e exames
- o sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames
- Desdobramentos na relação professor aluno:* provas para reprovar - os professores elaboram provas para provar e não para auxiliá-los na aprendizagem
- Explicações:
* pontos a mais e pontos a menos - qual a relação efetiva da aprendizagem quando se atribui um ponto para a entrega da atividade? ela está ligada a um determinado conteúdo?
* uso da avaliação da aprendizagem como disciplinamento social dos alunos - prova como ameaça
Vem das pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa e perduram até hoje.* pedagogia jesuítica - bancas examinadoras, procedimentos de exames
- Fetiche: a avaliação por meio de provas e exames tornou-se um fetiche.
* pedagogia comeniana - educação como centro de interesse da ação do professor.
* a sociedade burguesa - seletividade escolar e processos de formação de personalidades dos educantes* A avaliação é praticada independente do processo ensino-aprendizagem.
* Nem sempre se leva em consideração o que foi ensinado.
* Não é uma oportunidade de aprendizagem significativa, mas sim de prova de resistência do aluno aos ataques do professor.
* Os números são mais fortes do que a relação professor-aluno.
* A relação entre sujeitos passa a ser uma relação entre coisas: as notas.
- Medo: é um fator importante no processo de controle social. O castigo é o instrumento gerador do medo, seja ele explícito ou velado. É um castigo sutil - psicológico.* A avaliação da aprendizagem nas escolas tem exercido um papel
- Consequências da pedagogia do exame:* pedagogicamente - centraliza a atenção no exame e não auxilia a aprendizagem dos estudantes.
- não subsidia a decisão da melhoria da aprendizagem
* psicologicamente - desenvolve personalidades submissas
- o fetiche inviabiliza tomar a realidade como limite da compreensão e das decisões da pessoa.
- padrões internalizados em função dos processos de avaliação escolar têm sido quase todos negativos
* sociologicamente -
Nenhum comentário:
Postar um comentário