domingo, 28 de fevereiro de 2010

Contextos de Aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto

Cap. 12 - Educação e Tecnologia na Construção do Conhecimento - Peña, Feldmann e Espósito


Comentários sobre o texto:
  • Para a minha prática não trouxe novidades. No entanto, há pontos relevantes que precisam ser considerados por aqueles que estão começando na EAD.

Para saber mais:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Formação docente, prática docente, tecnologia - para pesquisar

Assuntos a serem pesquisados e aprofundados:
  • Educação a Distância - uma visão integrada - Moore & Kearsley -
    - gerações da EAD- cap 2 p. 25
    - pontos fortes e fracos das diversas tecnologias - p. 98
    - hierarquia da interação - p. 156
    - mudanças na tecnologia - p. 315
  • Design instrucional na prática - Andréa Filatro
    - atividades de aprendizagem, escolha das ferramentas
  • Novas tecnologias e mediação pedagógica - Moran, Masetto e Behrens
    - dificuldades para mudar na educação - p.16
    - papel do professor - p. 30
    - tecnlogia e mediação pedagógica - p. várias
  • Tecnologias e ensino presencial e a distância
    - conceitos de tecnologia
    -mudanças no trabalho docente
  • Redes de aprendizagem - Harassim
    - Aprendizagem ativa p. 52
    - Aprendizagem em rede: paradigma para o séc. XXI p. 337
  • Educação a distância - o estado da arte - Litto & Formiga
    - O atual cenário internacional da EAD
    - Aspectos culturas e a EAD
    - Combinação entre novos paradigmas e as TICs p. 43
    - Material didático - p. 52
    -Aprendizagem por computador sem ligação à rede
    - Teorias pedagógicas
    - Tipos de interação p. 117
    - metodologia de projetos p. 177
    - contrato de aprendizagem p. 205
    -soluções tecnológicas p. 227
    - long life learning p. 271
    - distinções entre pedagogia/andragogia p. 298
    - REA p 305
    - comunidades virtuais p. 325
    - bibliotecas virtuais e digitais p. 345
    - repositórios digitais e virtuais p. 352
  • Cibercultura - Lévy
    - As tecnologias têm um impacto?
  • Educação online - Marco Silva, org.
    - EAD com tecnologias digitais questiona a educação tradicional p.186
    - modalidades de comunicação p. 222
    - o papel da mediação pedagógica em ambientes cooperativos p. 282
    - a ead e as novas tecnologias p. 329
  • Educação a distância - temas para o debate de uma agenda educativa - Edith Litwin, org.
    - Das tradições à virtualidade p. 13
  • Educação a distância - Maria Luiza Belloni
    - Mediatização - os desafios das novas tecnologia de informação e comunicação p. 53
    - professor coletivo p. 79
  • Formação de educadores a distância e integração das mídias - Valente e Almeida, orgs.
    - Integração de mídias e práticas pedagógias p. 203
  • Educação na cibercultura - hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem - Andréa Cecília Ramal
    - Sujeitos da comunicação p. 59
  • Para uma tecnologia educacional - Juana Maria Sancho, org.
    - sistemas multimídia, p. 208
    - pesquisa nos meios e materiais de ensino p. 285
    - impacto cognitivo dos meios p. 305
  • Educação a distância via internet - Valente, Prado e Almeida
    - Educação e tecnologia na construção do conhecimento p.187
    - postura do educador p. 80

  • Outras linguagens na escola: publicidade, cinema, TV, rádio, jogos informática
    - RPG

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cap 2 - Tecnologias e as alterações no espaço e tempos de ensinar e aprender - Vani Kenski

Cap 2 - Tecnologias e as alterações no espaço e tempos de ensinar e aprender - Vani Kenski [1]

Tópicos abordados:

  • Introdução
    1. O que as TICs proporcionaram no aspecto social?
    2. O que as tecnologias digitais alteraram na educação?
    3. Qual o papel da escola tradicional?
    4. Qual a relação de espaço e tempo na escola tradicional?
    5. O que muda nos processos de ensinar e de aprender?
    6. O que se desloca, segundo Virilio?
    7. Qual a palavra de ordem? Quais as implicações?

  • O impacto temporal das tecnologias
    8. Como o homem vive entre os diversos tipos de temporalidade?
    9. Qual a influência do tempo industrial?
    10. Como as tecnologias transformam o tempo e o espaço à nossa volta?
    11. O que dizer da relação entre memória e tecnologia?
    12. O que a tecnologia reestrutura?
    13. Que categorias reconsiderar sob os impactos das TICs?
    14. O que a revolução digital transforma?
    15. O que muda?
    16.Quais as características da mudança?

  • O conhecimento da nova era
    17. Como Lévy categoriza o conhecimento na sociedade?
    18. Por que o estilo digital de apreender o conhecimento é incipiente e sua proliferação é veloz?

  • A linguagem falada
    19. Quais as características da linguagem falada?
    20. O que Lévy coloca sobre linguagem?
    21. Quais as limitações da oralidade?
    22. Qual a forma característica da relação com o grupo social?
    23. Quais as formas didáticas de preservação do conhecimento?
    24. Como a cultura era propagada?
    25. Qual o comportamento da atual e nova sociedade oral?
    26. Como é a espacialidade?

  • A linguagem escrita
    27. Como surgiu a sociedade da escrita?
    28. Como acontece a aquisição de conhecimento?
    29. Por que a partir da escrita dá-se o início da autonomia do conhecimento?
    30. Qual a característica espacial da sociedade da escrita? Qual o impacto?
    31. Qual a influência dos sistemas de representação e da forma da escrita?
    32. Qual a relação da forma com a organização do pensamento?
    33. Como interpretar a relação de poder e força?
    34. Como a escrita influencia na perspectiva espaço temporal?
    35. Quais as complexidades que se pode atribuir ao tempo?

  • A linguagem digital
    36. Qual a terceira forma de apropriação do conhecimento?
    37. O que mudou a partir daí?
    38. O que significa ser "nômade telemático"?
    39. Qual o rompimento?
    40. Qual a mudança na estrutura do pensamento?

  • Os novos modos de aprender
    A Árvore
    41. Qual a característica do modo de compreensão dos povos ocidentais?
    42. Qual o significado do galho?
    43. Qual a característica do sistema arbóreo?
    44. Qual o desenho das relações?
    45. O que significa decalcar?
    46. Qual a síntese?

    O Rizoma
    47. Qual a característica do rizoma?
    48. Quais as conexões?
    49. Como se configuram os relacionamentos?
    50. O que quer dizer ruptura a-significante?
    51. Qual a estrutura de território?
    52. Quais os princípios do rizoma?Quais as características?
    53. Como funciona o mapa (hipertexto)?
    54. O que são os nós?
    55. Qual a estrutura do conhecimento rizomorfo?
    56. Qual o significado do meio no rizoma?
    57. Qual a característica da sociedade digital?
    58. Qual a exigência para fazer parte desta sociedade?
    59. Quais as novas aquisições dos sujeitos pertencentes a esta sociedade?
    60. Como deve ser a relação do saber?
    61. Quais os impactos na educação?
    62. O que significa fluidez e qual a sua influência?

  • Os impactos na prática docente
    63. Qual o impacto na prática docente?
    64. Qual a nova lógica?
    65. Que outros aspectos considerar?
    66. Qual a alteração na postura docente?
    67. O que muda na dinâmica da aula?
    68. Quais os tipos de ensino categorizados por Laurillard?
    69. Quais os papéis do professor?
    70. Qual a função da sala de aula?
    71. Quais as características da sala de aula?
    72. Quais as características dos indivíduos?
    73. Qual o papel da escola?

  • Espaço e tempo do docente
    74. Que reflexões devem ser feitas sobre a prática docente?
    75. Que mudanças se espera na prática docente? O que é preciso compreender?

  • Desintermediação entre o professor e as novas tecnologias
    76. Qual a queixa de quem usa pacotes prontos?
    77. Quais os fatores contribuíram para a baixa qualidade destes pacotes?
    78. Que novas competências o educador deve adquirir para melhorar a qualidade dos produtos educacionais?
    79. De quem é a responsabilidade pela qualidade no ensino?
    80. Como agir para garantir a qualidade educativa?

  • Espaço e tempo docente
    81. Quais os aspectos do redimensionamento do espaço da sala de aula?
    82. Qual a nova dinâmica e suas implicações no espaço e no tempo?
    83. Qual a mudança na rotina da escola?
Resumo das ideias
  • As alterações proporcionadas pelas TICs
    - aspecto social
    - na relação tempo-espaço
    - processos de ensinar e aprender
  • Os tipos de temporalidade
  • Os tipos de memória
  • As categorias do conhecimento na sociedade
  • A linguagem falada
    - limitações
    - o arranjo social, espacial e temporal
    - forma de propagação do conhecimento
  • A linguagem escrita
    - Formas de aquisição do conhecimento
    - A relação com a autonomia
    - Os sistemas de representação
    - Formas de organização do pensamento
    - O arranjo social, espacial e temporal
    - Complexidades dos tempos
  • A linguagem digital
    - As mudanças - formas de aquisição e de estruturação do pensamento
    - Os modos de compreensão: árvore e rizoma
    . Árvore: características, desenho das relações, significado da representação.
    . Rizoma: características, dinâmica das relações, territorialidade, princípios e características, o mapa (hipertexto - nós) , a estrutura do conhecimento.
  • Características da sociedade digital
  • A relação com o saber
  • Impactos na prática docente
  • As mudanças requeridas
  • Os papéis do educador
  • A sala de aula - função e característica
  • O papel da escola
  • As novas competências do professor
  • A qualidade do ensino
  • Espaço e tempo docente
Conceitos
  • Deslocamento da informação - Virilio, 1993.
  • Velocidade - explosão da informação - Galvão, 1997.
  • O tempo do trabalho - Anders, 1995.
  • Relações entre memória e tecnologia - Rose, 1992.
  • O conhecimento na nova era - Lévy, 1993.
  • Linguagem - Lévy, 1993.
  • Sistema escrito e a organização do pensamento - Kerckhove, 1997.
  • A inteligência humana - Havelock apud Kerckhove, 1997.
  • Linguagem digital - Lévy, 1993.
  • Globalidade do indivíduo - Stockhausen apud Kerckhove, 1997.
  • Modo de compreensão - Árvore - Deleuze e Guattari, 1995.
  • Árvore linguística - Chomsky apud Deleuze e Guattari, 1995.
  • Rizoma - Deleuze e Guattari, 1995.
  • Nós de rede - Rosenstiehl apud Machado, 1995.
  • Ecologia cognitiva - Lévy, 1995.
  • Hipertextualidade - Rose, 1992.
  • Pedagogia - Serres, 1998.
  • Papéis do professor - Laurilland, 1995.
  • Inteligência coletiva - Lévy, 1994.
  • Qualidade do ensino - Gatti, 1995.
Reflexões
  1. A experiência na tutoria e na coordenação de cursos da EAD me levam a questionar se a "sala de aula" ainda existe. Há dois pontos que me conduzem a este questionamento: o primeiro, na minha visão, a palavra "aula" ainda está relacionada à transmissão. O segundo, a palavra "sala" delimita um espaço que não existe na virtualidade. Penso que "sala de aula" hoje passa por ressignificação. Vejo como um lugar de estudo em que podem acontecer trocas, pesquisas, avanços, discussões e muitas outras interações.
  2. Há muitos desafios a serem vencidos. Vários paradigmas precisam ser quebrados nas esferas social, política, educacional, trabalhista e tecnológica. Novas regras e leis precisam ser discutidas para regular as relações. Novos direitos e deveres precisam ser formulados. Ainda está "nublado" para as escolas e para os educadores as relações que espaço e tempo não determinados.
  3. A linguagem digital revoluciona comportamentos, registros, formas de comunicação e de relação entre outros aspectos. Sou mais rizoma do que árvore. Quando pego um livro, procuro - como um filtro - ir direto ao que interessa, dali procuro relacionar com outro ponto em outro livro, ou vídeo, ou vivência. E assim, flexibilizando, correndo atrás uma toalha de crochê é montada, entre nós e laçadas. O interessante é que procuro compartilhar, pensando bem, a primeira intenção não era ajudar a ampliar a inteligência coletiva e sim, registrar para recuperar de maneira rápida e independente de lugar - por isso um blog. No entanto, é possível que algumas destas reflexões e questionamentos possam ajudar a quem tiver acesso.

Veja também:

Para saber mais:

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Aprender a Aprender



Como você aprende?

Pierre Lévy fala sobre EAD



Como lidar com o saber indefinido?
Como atuar frente à mutação da civilização global?

Cap 1 - O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias? - Vani Kenski

Cap 1 - O que são tecnologias? Como convivemos com as tecnologias? - Vani Kenski [1]

Tópicos abordados:

  • Introdução
    1. Qual a imagem que as pessoas tem sobre tecnologia?
    2. Qual o mito da visão reducionista da tecnologia?
    3. Como a tecnologia está presente no cotidiano?
    4. Que processos estão envolvidos na criação de tecnologias?
    5. O que são técnicas? Qual sua relação com a cultura?
    6. Qual a definição de tecnologia e de técnica?
    7. Como se evidencia a banalização da tecnologia?
    8. Qual a relação de dependência entre homem e tecnologia?
    9. O que concluir sobre o conceito de tecnologia e de técnica?

  • A cada época uma tecnologia
    10. Como as tecnologias estão relacionadas às épocas?
    11. Como a tecnologia influenciou o processo de humanização?
    12. Como a interação social contribuiu nesse processo?
    13. Qual a relação da evolução social e das tecnologias?
    14. Como a evolução tecnológica afeta comportamentos?
    15. Qual a relação entre tecnologias e as esferas econômica, política e social?

  • As tecnologias não são apenas feitas de produtos e equipamentos
    16. Quais os outros tipos de tecnologia que existem?
    17. Qual a característica das TICs?
    18. O que significa o processo de humanização dos aparelhos?
    19. Qual o impacto das mídias?
    20. Qual o significado de a "TV fala ao corpo, não à mente"?
    21. Qual o potencial das mídias?
    22. Qual a relação razão-emoção nas mídias?
    23. Qual a relação da reação-reflexão nas mídias?
    24. Como trabalha a mente diante de uma tela?
    25. Como as TICs interferem no comportamento? Qual o impacto?
    26. Qual a diferença da nova sociedade comparada com a industrial?

  • As tecnologias de comunicação e informação invadem nosso cotidiano
    27. Qual o novo momento tecnológico?
    28. Quais as janelas que estão disponíveis?
    29. Quais os impactos negativos da TV?
    30. Qual o limite da diferença entre ficção e realidade?
    31. Que outras transformações relacionadas à interação podem ser observadas?
    32. Qual a relação das mídias com a vida das pessoas?
    33. Qual o grau de dependência das pessoas com relação às mídias?
    34.Qual o desafio par a ação da escola?

  • Desafios das tecnologias da sociedade atual
    35. O que as TICs articulam? Quais são as caracteristicas?
    36. Qual o impacto das alterações?
    37. Qual a relação da evolução x exclusão?
    38. Qual o desafio para a sociedade?
    39. Qual o circuito de mudanças?

  • Educação e novas tecnologias. Desafios e perspectivas
    40. Qual o desafio para sociedade nesse novo contexto?
Resumo das ideias
  • Conceitos de tecnologia e de técnica
  • O impacto da tecnologia no cotidiano das pessoas
  • Relação entre a evolução da tecnologia e da humanidade
  • Tecnologias da inteligência e da informação e comunicação
  • O potencial da influência das mídias
  • Mídias: relação entre razão x emoção, entre reação x reflexão.
  • Os processos mentais, comportamentais e seus impactos.
  • Sociedade industrial x sociedade tecnológica
  • As novas janelas da informação
  • Os impactos negativos da TV
  • Mídias: a relação, a dependência, o desafio para as escolas.
  • TICs: potencial de articulação, características, impacto das alterações, evolução x exclusão.
  • O desafio para a sociedade

    A tecnologia trouxe progressos, mas também desafios a serem superados.

Conceitos apresentados
  • Tecnologia - Nicola Abbagnano, 1982.
  • Processo de humanização - Simondon, 1969 e Chauchard, 1972.
  • Tipos de tecnologia - Lévy, 1993.
  • Características da tecnologia - Reeves e Nass, 1996.
  • Impacto das mídias - Reeves e Nass, 1996, Kerckhove, 1997, Morris Wolf in Kerckhove.
  • Sociedade tecnológica - Tortajada e Pelaez, 1997.
  • Janela (para informação) - Virilo, 1993.
  • Criticidade - Umberto Eco, 1996.
Reflexões pessoais:
  1. Pude fazer um paralelo com a minha atuação na Educação Profissional. A evolução da tecnologia provocou muitas mudanças.

    Um exemplo disso são os laboratórios fotográficos. Já tentou procurar uma loja para revelar fotos nos últimos dois meses? Será que alguém ainda usa filme em rolo?
    Aqui em Fortaleza, elas fecharam e se transformaram em quiosques espalhados por hall de supermercados, corredores de shoppings e, agora, estampam imagens em copos, chaveiros, capas de almofada, entre outros mimos.

    O motivo? As impressoras substituíram as grandes máquinas de revelação. Os modelos pessoais, as máquinas digitais, enfim, dispositivos cuja operação consiste em apertar botões. Os papéis fotográficos não precisam mais de química pesada, laboratório escuro. Claro que a qualidade não é mais a mesma, mas e daí? Qualquer coisa é só imprimir de novo.

    O que significa? Mudança de cultura, de comportamento. As imagens são imediatas. Substituímos os álbuns por CDs, DVDs, blogs, telas e outros dispositivos de armazenamento e de exibição. Não mostramos os momentos mais virando páginas, e sim, passando slides, com efeitos; aplicamos fundo musical, criamos filmes, novas histórias, nem sempre verdadeiras. É dinâmico, prende a atenção.
    Este exemplo já demonstra a mudança no comportamento social do ponto de vista psico-social, no cenário econômico e suas implicações políticas, pois quem trabalhava com isso precisou evoluir ou mudar de ramo. Dê uma olhadinha no post Novo perfil do trabalhador - Tecnologia reduz esforço físico.

  2. Outro ponto interessante é a discussão sobre as mídias e seu impacto. Não tinha parado para pensar na questão da emoção-razão e da reação-reflexão. Já se assustou com uma cena de terror? Pensou na hora que era efeito especial? Pois é, provavelmente, foi pego pela emoção. Reagiu de alguma forma: gritou, fechou os olhos; só depois foi pensar no assunto. Mágica dos efeitos especiais.

    Por outro lado, se cada espectador for analisar cada cena, qual é a graça de um filme? Nenhuma. Por que o cinema gasta tanto em criar cenas reais que façam o público chorar, sentir, sofrer?

    Então, será que usar esta estratégia na educação dá resultado? É um bom começo. Muitos professores tem utilizado de vídeos de sensibilização para iniciar um assunto.
    O importante é manter o limite da criticidade tanto de quem provoca quanto de quem participa do processo.

    Indo um pouco mais à frente, como fica a imersão dos Wiis, 3Ds... até que ponto sentir e até que ponto racionalizar? Já assistiu Avatar?

    Como fiel trekker - que não perdia um único episódio de Jornadas nas Estrelas, mas que evoluiu com A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager (minha preferida) -, vejo em 2010 o iPad - livro eletrônico como realidade de algo anunciado para uma data estelar de muitos dígitos, mas que estará daqui a poucos meses disponível para consumo e nosso deleite. Se em Harry Potter os jornais impressos são animados, qual o problema? Que venham tecnologias para facilitar e ajudar a evolução do homem!


[1] Tecnologias e ensino presencial e a distância - Vani Moreira Kenski. Editora Papirus. 2ª Ed. 2004. p.17-27

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Novo perfil do trabalhador - Tecnologia reduz esforço físico



Fonte: Bom Dia Brasil - G1 - Ed. 2/2/10

Qual o impacto da tecnologia na sua vida?