quinta-feira, 28 de maio de 2009

Trabalho em equipe



Valeu Bruno! Grata pela indicação.

sábado, 16 de maio de 2009

Avaliação da Aprendizagem Escolar - Luckesi

Avaliação da Aprendizagem Escolar
Cipriano Luckesi

  1. Avaliação da Aprendizagem Escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame
    - atenção na promoção
    - atenção nas provas
    - os pais estão voltados para a promoção
    - o estabelecimento de ensino está centrado nos resultados das provas e exames
    - o sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames
    - Desdobramentos na relação professor aluno:
    * provas para reprovar - os professores elaboram provas para provar e não para auxiliá-los na aprendizagem
    * pontos a mais e pontos a menos - qual a relação efetiva da aprendizagem quando se atribui um ponto para a entrega da atividade? ela está ligada a um determinado conteúdo?
    * uso da avaliação da aprendizagem como disciplinamento social dos alunos - prova como ameaça
    - Explicações:
    Vem das pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa e perduram até hoje.
    * pedagogia jesuítica - bancas examinadoras, procedimentos de exames
    * pedagogia comeniana - educação como centro de interesse da ação do professor.
    * a sociedade burguesa - seletividade escolar e processos de formação de personalidades dos educantes
    - Fetiche: a avaliação por meio de provas e exames tornou-se um fetiche.
    * A avaliação é praticada independente do processo ensino-aprendizagem.
    * Nem sempre se leva em consideração o que foi ensinado.
    * Não é uma oportunidade de aprendizagem significativa, mas sim de prova de resistência do aluno aos ataques do professor.
    * Os números são mais fortes do que a relação professor-aluno.
    * A relação entre sujeitos passa a ser uma relação entre coisas: as notas.

    - Medo: é um fator importante no processo de controle social. O castigo é o instrumento gerador do medo, seja ele explícito ou velado. É um castigo sutil - psicológico.
    * A avaliação da aprendizagem nas escolas tem exercido um papel
    - Consequências da pedagogia do exame:
    * pedagogicamente - centraliza a atenção no exame e não auxilia a aprendizagem dos estudantes.
    - não subsidia a decisão da melhoria da aprendizagem
    * psicologicamente - desenvolve personalidades submissas
    - o fetiche inviabiliza tomar a realidade como limite da compreensão e das decisões da pessoa.
    - padrões internalizados em função dos processos de avaliação escolar têm sido quase todos negativos
    * sociologicamente -