terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ingredientes do Ensinar - Madalena Freire

Ingredientes do Ensinar - Madalena Freire

O que é intervir?
O que é encaminhar?
O que é devolver?

Tópicos:
  1. Quais os elementos que constituem o ato de aprender?
  2. Qual a variação?
  3. O que dizer da intervenção numa relação democrática?
  4. Quem são os atores das intervenções, encaminhamentos e devoluções?
  5. Como preparar uma intervenção?
  6. Qual o foco do desafio do educador?
  7. O que é o encaminhamento?
  8. Qual a relação entre intervenção, encaminhamento e devolução?
  9. Qual o grau de dependência dos elementos?
  10. Quais são as formas de expressão? Independente da linguagem o que o educador deve exercitar?
  11. O que significa dizer "toda a ação educativa é diretiva"?
Outros trabalhos:

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dicas para escrever uma auto-reflexão - Palloff & Pratt

Dicas para escrever uma auto-reflexão - Palloff & Pratt
  • Como eu era antes de fazer esse curso?
  • Mudei? Como?
  • Como minha participação neste curso mudou meu processo de aprendizagem ou minha opinião sobre mim mesmo como aluno?
  • O que ganhei (ou não ganhei) por ter participado deste curso?
  • Aprendi alguma coisa nova sobre o tópico ou sobre mim mesmo?
  • Que sugestões eu faria para os próximos grupos ou para o professor?
  • Eu recomendaria este curso para meus amigos e colegas? Por que sim ou por que não?
  • Como avalio minhas próprias contribuições para o curso? Que conceitos eu atribuíria a mim mesmo?
Fonte: O aluno virtual - um guia para trabalhar com estudantes on-line
Artmed - 2004

Texto de reflexão - Como escrever - Palloff & Pratt

Dicas dos professores Palloff & Pratt
Como escrever texto de reflexão

Textos reflexivos sobre o material estudado no curso devem apresentar três elementos:
  • Resumo das idéias
    - Qual é o contexto da informação lida ou discutida?
    - Que informações foram apresentadas nas leituras ou nas discussões?
    - Quais são os pontos fundamentais dos argumentos pró e contra?
  • Análise dos conceitos
    - Quais os pontos fracos e fortes das idéias apresentadas?
    - Há lacunas ou omissões?
    - Quais são as implicações desse trabalho?
    - Quais as principais influências sobre este trabalho e como elas se manifestam nele?
    - Como o contexto deste trabalho influencia o resultado?
  • Síntese dos pensamentos e evidências de pensamento original
    - Ao resumir e analisar este trabalho, quais são as novas idéias que surgiram para mim?
    - Qual é minha opinião sobre o material estudado?
    - Quasi são algumas das novas áreas de estudo indicadas neste trabalho?
    - Quais críticas podem ser feitas a este trabalho?
    - Quais são os pontos fortes ou as contribuições deste trabalho para o campo de estudo como um todo?
    - Se há lacunas ou omissões, como podem ser resolvidas?
Fonte: O aluno virtual - um guia para trabalhar com estudantes on-line
Artmed - 2004

O que são as tecnologias e por que elas são essenciais - Vani Kenski

1 - O que são as tecnologias e por que elas são essenciais - Vani Kenski [1]

Tópicos:

  • Tecnologias: isso serve para fazer a guerra
    1. Qual o processo de evolução do raciocínio à tecnologia?
    2. Qual a relação de domínio das tecnologias?
    3. Como a pesquisa ajuda na rotina doméstica?
    4. O que ajudou a impulsionar a ciência e a tecnologia?

  • Conhecimento, poder e tecnologias
    5. Como é a visão sobre uma determinada notícia? Do ponto de vista daquele que apresenta a informação.
    6. Qual o impacto da era tecnológica?
    7. Qual o desenho da nova geografia?
    8. Qual o grande desafio da espécie humana?

  • Educação, poder e tecnologias
    9. Qual o outro mecanismo poderoso de articulação das relações de poder, conhecimento e tecnologia?
    10. Quais poderes influenciam a vida de uma pessoa?
    11. O que as pessoas procuram na escola?
    12. Qual a relação da escola e do governo?
    13. Qual a relação do professor neste contexto?
    14. Qual o impacto das tecnologias nas capacidades naturais do ser humano?

  • Evolução das tecnologias
    15. Qual a relação do corpo humano e as tecnologias?
    16. Como foi a evolução homem-sociedade-cultura?
    17. E quanto à natureza? E a obtenção de energia?
    18. Como esta ligada a evolução social do homem com as tecnologias?
    19. O que dizer sobre os comportamentos?
    20. Qual a conclusão?
    21. Qual o impacto das tecnologias na mão-de-obra empregada?
    22. Que conclusões tirar?

  • Tecnologias não são só "máquinas"
    23. O que é tecnologia?
    24. Que outros tipos de tecnologia existem?

  • Conceitos de tecnologia
    25. O que significa a sociedade tecnológica?
    26. O que a visão redutora do conceito de tecnologia provoca?
    27. Qual o outro conceito de tecnologia?
    28. O que é técnica?
    29. Com o que o conceito de tecnologia se confunde?
    30. Quais os critérios para identificar uma tecnologia?


[1] Do livro Educação e Tecnologias - O novo ritmo da Informação - Ed. Papirus, pgs. 15 a 26.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

O quanto de "C" há na sua vida? - Rafinha 2.0 - Interatividade



Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg
Acesso: 2/9/08
Tempo: 9min36s

Dica: tenha um pouco de paciência, aguarde a descarga do vídeo e depois assista. Se necessário aumente o áudio. Para isso, suba o controle na barra deslizante que está ao lado do tempo.

O quanto de “C” há na sua vida? O quanto é natural no seu cotidiano?

Para alguns termos desconhecidos, consulte o site Olhar digital. Use o mecanismo de busca.