terça-feira, 22 de abril de 2008

Notícia ou novela?

Fonte: Notícias Yahoo
Título: Caso Isabella: veja cenas do próximo capítulo
Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/22042008/11/entretenimento-caso-isabella-veja-cenas-proximo-capitulo.html&printer=1. Acesso: 22/4/08.

Qual a sua análise sobre a postura das emissoras no caso Isabella? Como você vê as notícias que são veiculadas?

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Videoconferência - Mídias na Educação

Título do vídeo: Mídias na Educação
sinopse: Videoconferência apresenta programa implantado em 2005 com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação. O programa continua em 2007 para professores coordenadores das escolas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da rede estadual e diversos educadores da rede municipal de ensino.
data: 16/10/2007
tipo: Videoconferência
Palestrantes: Patrícia Horta e Sílvia Galletta
duração: 01:39:15

Nos 20 primeiros minutos há reflexões e conceitos importantes. Depois seguem as informações básicas para os participantes do curso.
Disponível em: http://media.rededosaber.sp.gov.br/CENP/Streaming00000159.wmv. Acesso: 17/4/08.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A seqüência Fedathi como proposta metodológica pedagógica de Mediação na Relação Ensino-Aprendizagem [...] - José Rogério Santana

Uma análise sobre o papel de professor no ensino com base nos pressupostos de Vigotsky
José Rogério Santana [1]


1) Tópicos Abordados:
1.1. O que é a Seqüência Fedathi

  • A origem, a essência, como foi ampliada.
  • Os conceitos associados:
    - situações didáticas
    - contrato didático
    - transposição didática
    - engenharia didática
  • As fases da Seqüência Fedathi:
    - tomada de posição
    - maturação ou debruçamento
    - solução
    - provação ou justificação

1.2. A seqüência Fedathi como um processo de mediação com base em Vigotsky

  • A mediação, segundo Vygotsky.
  • A linguagem como elemento organizador
  • O significado
  • A mediação cultural na escola sócio-histórica
  • Artefatos culturais como instrumentos
  • A relação entre mediação cultural e artefato cultural
  • Alguns questionamentos
  • A relação docente/discente no contexto do paradoxo escolar, segundo Freire.
  • A relação ensino-aprendizagem
1.3. Considerações finais

2) Referencial teórico
  • Resolução de problemas - Polya
  • Situações didáticas - Brosseau (Machado)
  • Contrato didático - Brosseau (Machado/Pais)
  • Transposição didática - Khuer, Chevallard (Pais)
  • Engenheira didática - Artigue
  • Seqüência Fedathi - Souza
  • Mediação, Pensamento verbal - Vygotsky
  • Mediação Cultural - Cole
  • Relação docente/discente - Freire

3) Apreciação


4) Contribuições


5) Relação com a prática

6) Para saber mais:

[1] José Rogério Santana - Aluno da Disciplina Teorias da Educação FACED/UFC. 2002.2