quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Leitura Audiovisual - 30/1/08

Exemplo de texto audiovisual:

Vinheta MTV - A boneca (não veiculada)
Autores: alunos do Senac - Acesso: 30/1/08



Qual foi a sua leitura? O que a música, a luz, o jogo de imagens, os planos lhe disseram? Poste o seu comentário.

Quer saber mais sobre linguagem audiovisual? Acesse Mapa conceitual: La Alfabetización Audiovisual - Pere Marquès Graells.

Crianças - Ideologia/Representação da Mulher - 30/1/08

Crianças são o maior sucesso nos anúncios...



Acesso: 30/1/08.

Será que a inocência dos atores esconde um outro tipo de mensagem? O que você pensa sobre isso?

O Perigo da Mídia - Emagrecedores - 30/1/08

A propaganda (acesso 30/1/08):



Onde está o perigo? Veja na reportagem:

Brasil é campeão mundial no consumo de remédios para emagrecer
9/1/08
O Ministério da Saúde alerta para as regras sobre a venda destes medicamentos. A Anvisa aumentou o controle do comércio dos inibidores de apetite. O paciente só poderá comprar remédios para um mês.
Clique no link a seguir com o botão direito do mouse e escolha Abrir em uma nova janela.
Disponível em: vídeo . Acesso: 30/1/08.

O que você pensa sobre esse assunto? Poste o seu comentário.

A mídia e a realidade - O Caso do Flex - 30/01/08

Campanha veiculada em 2007 (Acesso: 30/1/08):



Meses depois... o que aconteceu? Clique no link para saber.

Jornal Nacional
Preço do álcool começa a subir
Os reajustes começaram antes mesmo da entressafra, principalmente por causa da falta de estoque e do aumento da demanda. Nas usinas, o preço do álcool subiu 22%
1m40s – 14/11/07.
Clique no link a seguir com o botão direito do mouse e escolha Abrir em uma nova janela.
Disponível em: vídeo. Acesso: 30/1/08.

Em algum momento você já foi seduzido por um anúncio? Pensou nas conseqüências? Poste o seu comentário.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Aprender a Mirar - Quin & Martinez - 29/1/08

Aprender a mirar. El lugar de los textos visuales en el curriculum escolar [1]
Robyn Quin e Mariano Sánchez Martinez [2]

Tópicos abordados:


  1. A importância dos textos visuais:
    - Exemplos de textos visuais
    - Motivos para estudar a linguagem visual e os textos visuais no currículo escolar
    - Como se constrói um significado na linguagem visual
    - O que são linguagens
    - A importância dos textos visuais para o desenvolvimento intelectual dos alunos
    - O sentido de "ler" a TV
    - As habilidades que o estudo da linguagem visual pode desenvolver
  2. Um marco para pensar em torno da linguagem visual
    - Os elementos que interagem na produção de significdos nos textos visuais
    - Como os professores podem trabalhar atividades de ensino em torno da linguagem audiovisual
  3. Sistema de significados compartilhados
    - Como criar significados
    - A relação de dominância
  4. A produção
    - O processo de produção de textos visuais
    - Como e porquê restringir o significado de um texto
    - Textos visuais e literários - criação de significados
    - A criação de significados ao longo do tempo
  5. Fatores que afetam a produção
    - Os fatores evidentes (e nem tanto)
    - A interferência dos fatores financeiros e comerciais
    - A influência do aparato tecnológico
  6. A recepção
    - Como a audiência recebe os textos visuais
  7. Fatores que afetam a recepção
    - Resutlado das pesquisas sobre as audiências
    - A influência do poder dominante nos textos visuais
    - O comportamento dos estudantes ante as mensagens visuais
  8. O uso dos textos visuais em sala de aula
    - Princípios que os professores devem levar em conta
  9. O estabelecimento de propósitos
    - Cuidados no estabelecimento de propósitos
    - A expectativa sobre a relação dos alunos com os textos visuais
    - O significado de desnaturalizar um texto visual
  10. A centralidade em um aspecto limitado da linaguagem visual por vez
    - Cuidados na leitura visual
    - Vídeos
  11. A valorização dos gostos e conhecimentos dos estudantes
    - Como trabalhar a partir dos gostos dos estudantes
    - Objetivos de ensinar textos visuais
    - A conversão dos textos visuais em veículos
  12. O atendimento a estudantes com necessidades especiais
    - Cuidados para garantir o acesso
    - Estereótipos
  13. Recursos para ensinar textos visuais
  14. O conhecimento dos estudantes
    - Os recursos de leitura
    - Os acessos aos recursos
  15. Recursos do centro escolar
    - Os recursos disponíveis
    - A exploração dos vídeos
  16. Materiais emitidos e produzidos comecialmente
    - Pontos para chamar atenção nos textos visuais comerciais
  17. Outros recursos
  18. Conclusões

[1] Aprender a mirar. El lugar de los textos visuales em el curriculum escolar – Robyn Quin y Mariano Sánchez Martinez -
Disponível em:
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=15801221.
Acesso: 16/9/07

Roteiro para Dissertação - 29/1/08

Para amadurecer a escrita senti falta de alguns conceitos. Por esse motivo fui buscar nos livros de português fontes para ajudar no aperfeiçoamento.
O resultado dos estudos segue no esquema que está disponível no link a seguir.


Espero que seja útil.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mídia e Mediação Educativa - 25/1/08

Mídia e Mediação Educativa - p. 60-79

Remoto Controle [1]

Tópicos Abordados:

Entrevista Prof. Guillermo Orozco Gomes


  • Homo sapiens x Homo videns?
  • Relação dos jovens da era virtual x livro x tradição cultural
  • Influência dos formatos e da linguagem frenética da TV para jovens (estética do videoclipe)
  • Modernizar a escola ou os programas de TV para o público jovem?
  • Necessidade de política midiática na escola
  • Políticas públicas de educação de jovens na era virtual

Formato e linguagem

  • Questões sobre o debate TV ou livro - linguagem audiovisual ou escrita.
  • Público jovem e a linguagem
  • Dimensões da qualidade da produção de programas educativos
  • As características da narrativa
  • A relação conteúdo e forma
  • A participação de crianças e jovens
  • O envolvimento do jovem na produção de linguagens audiovisuais
  • O que considerar audiovisual? Qual a essência?
  • Os sete conceitos de qualidade na TV: perspectiva técnica, identificação da audiência, estética, ecologia, poder de mobilização , diferenças e multicultura.
  • A linguagem do jovem
  • O jogo e o videogame
  • A pedagogia do prazer
  • A linguagem do videoclipe
  • A relação do videoclipe com o cinema, a tendência de produção, a natureza gráfica de clipe, o grafismo.

Dilemas e estratégias de mercado

  • O poder na elaboração da programação
  • O que faz o público jovem ser atraente
  • A crítica à concepção dos programas para adolescentes
  • as diferenãs entre TV pública e comercial
  • Os desafios e os parâmetros da TV pública
  • As audiências para a TV pública e comercial

Mudança do perfil

  • A diferença entre a tV paga e a comercial
  • As características do público jovem
  • A crítica a TV paga
  • A mudança no mercado depois da TV paga
  • As dimensões de uma TV e seu significado
  • O saldo positivo ao longo do percurso

Comentários:

O capítulo faz parte de uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Comunicação e da Educação sobre dez programas da televisão brasileira dirigidos ao público jovem.

Alguns tópicos abordados são importantes para o meu estudo e chamaram a minha atenção, são eles:

  • Os sete conceitos de qualidade na tv que podem ajudar a criar relações do uso das mídias na EAD e, em breve, na TV Digital com este fim.
  • Um olhar mais crítico sobre o papel, as diferenças e as características das TVs paga, comercial e pública.
  • O despertar para os formatos e linguagens de meios como o jogo, o videogame e o grafismo televisual.
  • Uma reflexão sobre o que determina a programação e a responsabilidade sobre o seu conteúdo.

[1] Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes. ANDI, Unicef, Petrobras e Cortez Editora, 336p. www.cortezeditora.com.br.
[detalhes]

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Banco de Desafios

Relação dos desafios que aparecem nos textos.

Quem sabe alguns deles poderão ser resolvidos pela pesquisa, fazer parte de futuros projetos, entre outras ações.


  • Superar o esquema do aluno como passivo receptor do conhecimento
  • Atender alunos de níveis diferentes
  • Preparar alunos para viver e sobreviver em um mundo onde a imagem e as relações simbólicas são as que configuram a realidade

Professores

  • Aprender a lidar com a demanda comunicacional dos novos alunos
  • Redimensionar a prática docente para adequar-se ao novo ambiente educacional e ao novo espaço de sociabilidade, organização e conhecimentos próprios da cibercultura.
  • Desenvolver estratégias para trabalhar pedagogicamente qualquer programa audiovisual seja ele bom ou mau com vistas à cumprir os objetivos educativos.
  • Sensibilizar os alunos para que possam estar conscientes dos sistemas de significados dominantes de maneira que possam se preparar para serem espectadores críticos e verdadeiros comunicadores.
  • Entender que as formas pelas quais os meios se comunicam abre a possibilidades de que os alunos questionem, desafiem e mudem o sistema de significados dominantes.

Mídias

  • Desenvolver:
    - formas de pensar e envolver os alunos na produção de linguagens audiovisuais
    - novas maneiras de experimentar linguagens e elaborar os próprios modelos narrativos em um ambiente plural, onde a criação possa ser livre e diversificada.
  • Relacionar critérios para avaliar a informação e as imagens.

[continuar]

Análise Imagem-Matéria - Profetas da Chuva - 14/1/08

Matéria: Profetas da chuva fazem previsão de um bom inverno
(foto de Sebastião Bisneto, canto inferior direito)
Fonte: Jornal O Povo
Disponível em: http://digital.opovo.com.br/reader/zomm.asp?pg=opovo_26542/17901
Acesso: 14/1/08


Análise realizada segundo critérios de Graells [1]. Foram escolhidos alguns aspectos morfológicos e sintáticos para simplificar.

Aspectos morfológicos (escolhidos iconicidade, conotação, simplicidade e originalidade):
  • Iconicidade: a imagem retrata a realidade
    Atributo: figurativo
  • Conotação - a imagem sugere (na opinião dessa pesquisadora):
    - a submissão do homem às forças da natureza
    - a submissão a poder superior
    - céu -> fé
    - verde -> esperança
    - nuvens -> dúvida
    - casa do João de barro -> segurança, perfeição da natureza.
    - homem cabelos brancos -> sabedoria popular
  • Simplicidade:
    - os elementos estão organizados
    - a relação é harmônica de disposição e cor
  • Originalidade:
    - é original no sentido de que não usou o estereótipo do nordestino sofredor

Aspectos sintáticos (escolhidos plano e ângulo):

Plano - referência da proximidade da câmera e a realidade no momento do registro da imagem.

  • Descritivo:
    a imagem é um plano geral com ênfase na personagem, sua ação de identificar os sinais dados pelos elementos visíveis do entorno.
  • Narrativo:
    - Americano: ampliação média - cintura para cima, rosto e mãos, valor narrativo e expressivo.
  • Expressivo:
    - Primeiro plano: câmera próxima dos elementos, destaca a expressão do protagonista.

Ângulo - considera-se ponto de vista o ângulo imaginário que forma uma linha que sai perpendicular da objetiva da câmera e passa pelo rosto da personagem principal.

  • a imagem inclinada proporciona valor expressivo de instabilidade e insegurança.

Afinal vai chover ou não?

[1] Veja nesse blog - La Alfabetización Audiovisual - Introducción al Lenguagem Audiovisual - Pere Marquès Graells.

Disponível em: http://lpmidiaeduc.blogspot.com/2007/12/mapa-conceitual-la-alfabetizacin.html

A Docência On-line e a Pedagogia da Transmissão - 14/1/08

Autores: Marco Silva [1] e Tatiana Claro [2]

Disponível em:
http://www.senac.br/informativo/bts/332/artigo-7.pdf
Acesso: 14/01/2008

Tópicos abordados:


  • A reflexão sobre o desafio dos docentes na mudança de paradigma de superar a transmissão de conteúdos para a produção colaborativa
  • O novo papel do usuário nas tecnologias digitais
  • O novo perfil da sociedade em rede
  • A mudança de paradigma da comunicação que passa da lógica da transmissão para a lógica da interatividade
  • As novas práticas comunicacionais e a criação de grupos de interesse
  • O rompimento da mídia de massa baseada na transmissão provocado pela cibercultura e ciberespaço
  • Os desafios para docentes e discentes na educação on-line
  • As mudanças nos papéis do professor e do aluno na educação on-line
  • Sugestões para melhorar o processo de ensino-aprendizagem com base em Lévy
  • As exigências da educação on-line
  • A interatividade (conceito, linha temporal, discussão, as mudanças, os aspectos fundamentais, a atuação do professor e alunos)
  • A materialidade da ação interativa nas interfaces on-line (os princípios, os frutos, a identificação e o uso das ferramentas e as interfaces, as potencialidades)
  • As conclusões

Os desafios para a mudança na postura da pedagogia da transmissão para a on-line. Utiliza como referencial teórico as críticas de Freire, Vygótsky e Tardif à pedagogia da transmissão. Aponta a interatividade como estratégia para o novo modelo de educação on-line, disponibiliza sugestões de aplicação de ferramentas e interfaces que podem promover a interatividade. O assunto foi abordado nos campos da Educação, Comunicação, Sociologia e Tecnologia.

Conclusões:

Os autores concluem no final que:

  • é necessário desenvolver uma atitude comunicacional atenta às interações e a sua efetividade que passa pela percepção crítica de uma mudança paradigmática nesse tempo de evolução tecnológica.

Referencial teórico:

Os autores utilizaram como referencial teórico:

  • A crítica ao modelo educacional baseado na pedagogia da transmissão de Paulo Freire
  • O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como crítica ao modelo baseado na transmissão de informação no papel do professor.
  • As interações concretas de Tardif - o agir-interativo - ensinar é estabelecer relações e desencadear com eles um processo de autoria e co-autorias.

Também foram citados:

  • Castells para descrever a sociedade em rede
  • Lemos para "a importância das TICs digitais aliadas ao contexto sociotécnico marcado pela passagem do computador pessoal (PC) para o computador coletivo (CC)" (p.82)
  • Silva para a transição da lógica da transmissão para a lógica da interatividade
  • Lévy para as definições de cibercultura e diberespaço
  • Primo para uma abordagem sistêmico-relacional
  • Marchand para o esquema clássico de comunicação (emissão-mensagem-recepção)

Apreciação:

O artigo dos autores trata-se de uma comunicação científica que apresenta uma fundamentação consistente para um tema relevante que é um desafio na educação on-line.

A contribuição está em estabelecer as relações entre educação, comunicação, sociologia e tecnologia. A linguagem é acessível, objetiva, clara e coerente com a realidade. O desenvolvimento foi realizado de maneira lógica e contextualizada, apresentou definições dos termos e sua aplicabilidade, o que faz o leitor leigo poder inteirar-se de maneira leve. As referências são variadas, enriquecedoras e bem relacionadas aos tópicos abordados.

A leitura é indicada às pessoas ligadas à educação em primeiro plano e se estende a todos que fazem parte de um processo comunicacional visto que o acesso às mídias se amplia e novas formas de leitura, interpretação e interferência são requeridas.

Processo de elaboração dessa resenha:

Essa elaboração obedeceu os seguintes passos:

  • na primeira leitura, foram levantadas questões cujas respostas encontravam-se nos parágrafos ou trechos;
  • na segunda leitura, as questões foram utilizadas para uma interpretação e análise;
  • a partir do roteiro da elaboração de de resenhas foi realizada uma releitura para a organização e desenvolvimento desse texto.

Acréscimos aos estudos dessa pesquisadora:

  • a visão crítica dos teóricos e as relações criadas
  • um novo olhar sobre a aplicabilidade dos aspectos fundamentais da interatividade
  • as possibilidades de aplicação nos cursos on-line

Algo que poderia ser melhor:

  • Nas conclusões o sentimento dessa pesquisadora foi o de que faltaram constatações que fundamentassem as afirmações sobre a postura dos professores. Foi afirmado que os professores "sabem", "aprenderam", "entenderam", mas não encontrei no texto evidências que comprovassem. Qual a base de tais afirmações? Será que é fruto de uma pesquisa? Sondagem? Observação?

[1] Marco Silva, Mestre em Educação pela FGV-RJ e Doutor em Educação pela USP. É professor do departamento de Educação a Distância da UERJ e professor adjunto da PPGE, na linha de pesquisa Tecnologias da informação e da Comunicação nos Processos Educacionais da Unesa (Universidade Estácio de Sá).

[2] Tatiana Claro, pedagoga, mestranda em Educação pela Unesa, linha de pesquisa Tecnologias da informação e da Comunicação nos Processos Educacionais.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Roteiro para resenha crítica - 13/1/08


Link Roteiro para resenha crítica


A disponibilização objetiva ajudar a desenvolver:
  • uma leitura criteriosa
  • olhares diferenciados para os temas
  • uma metodologia de estudo

Espero que seja útil.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Análise Imagem-Matéria - Menina passa no Vestibular - 7/1/08

Matéria: Menina de 13 anos é aprovada em exame vestibular
(foto de Rodrigo Carvalho/Especial para o Povo)
Fonte: Jornal O Povo
Disponível em: http://digital.opovo.com.br/reader/zomm.asp?pg=opovo_26522/16233
Acesso: 7/1/08

Segundo Graells (2000) [1], as imagens - como mensagens audiovisuais - também são construídas segundo elementos morfológicos, entre eles:



  • Iconicidade ou abstração: característica que atribui a imagem ser ou não um reflexo da realidade:
    - figurativas: representam fielmente a realidade (ex. fotografia)
    - esquemática ou simbólica: tem algum similaridade com a realidade (ex. ícone)
    - abstrata: o significado é dado por convenções (ex. palavras em um rótulo)
  • Denotação e conotação: característica que atribui significados que depende da ambiguidade, da capacidade de sugestão e possíveis interpretações que possam suscitar.
  • Simplicidade ou complexidade: depende da iconicidade, organização e relação entre os elementos, assim como o contexto.
  • Originalidade ou redundância: refere-se a característica dos elementos serem novos ou já muito utilizados e conhecidos (estereótipos). Uma imagem muito original pode ser difícil de ser interpretada pelo receptor.

O que a imagem mostra:

  1. Iconicidade:
    - Figurativa: A imagem representa a realidade por se tratar de uma foto. Trata-se de uma adolescente em seu ambiente doméstico.
  2. Denotação/conotação: os objetos dispostos na imagem sugerem uma vida normal de adolescente que possui uma posição privilegiada em termos econômicos. Aparentemente, classe média-alta, colégio particular, situação confortável.
  3. Simplicidade/complexidade: a imagem é simples e de fácil compreensão.
  4. Originalidade/redundância: a imagem da adolescente caracteriza o estereótipo de jovens classe média-alta e não o estereótipo dos superdotados.

A interpretação:

  • Antes da leitura do texto: a foto tirada de cima para baixo dá um destaque para a cabeça o que pode levar à idéia de inteligência ou esperteza. A inclusão do notebook e os livros reforçam as boas condições de estudo que a garota possui.
    - Um novo olhar pode levantar algumas questões: foi sorte? qual o nível da prova? qual a nota mínima de aprovação?
  • Depois da leitura do texto: as impressões citadas foram confirmadas.

Pontos de discussão:

  • Usar o raciocínio lógico é ser superdotado? Até que ponto? Por quê?
  • Como lidar com alunos adiantados? O que os faz serem adiantados? Por que os demais não se adiantam?
  • Como equilibrar desenvolvimento emocional e intelectual?
  • Os professores estão capacitados a lidar com alunos adiantados?
  • Como trabalhar as diferenças de pensamento? Como o professor encara esse desafio? Como reage quando é questionado?
  • Resposta ou processo correto? Por quê?

[1] Veja nesse blog - La Alfabetización Audiovisual - Introducción al Lenguagem Audiovisual - Pere Marquès Graells.
Disponível em:
http://lpmidiaeduc.blogspot.com/2007/12/mapa-conceitual-la-alfabetizacin.html